Menu
RIO_DOURADOS
terça, 22 de maio de 2018
SADER_FULL
Busca
ITALÍNEA
Brasil

Expo-MS sedia encontro do comitê técnico em açúcar e álcool

19 Mai 2010 - 13h29Por Dourados News
Esta é a primeira vez que uma reunião Nacional Setorial é realizada em Mato Grosso do Sul e durante três dias profissionais, representantes de empresas e sindicatos do setor vão levantar o perfil profissional do trabalhador do setor sucroalcooleiro

Diante do bom desempenho da produção sucroalcooleira em Mato Grosso do Sul, o Estado sedia a reunião de implantação do Comitê Técnico Setorial Nacional do Técnico em Açúcar e Álcool, que vai traçar o perfil do trabalhador para atuar nesse setor. Os trabalho tiveram início hoje (19/05) e seguem até sexta-feira (21/05) durante a Expo-MS Industrial, que começou ontem à noite (18q05) e vai até sábado (22/05) no Centro de Convenções e Exposições Albano Franco.

Na abertura do evento na manhã desta quarta-feira, o presidente da Fiems, Sérgio Longen, destacou a satisfação de receber durante a feira os integrantes do Comitê. “Nós do Sistema Indústria estamos aqui para assinar e assumir o compromisso, que permite a ampliação do nosso trabalho nesse setor. É muito importante que essa reunião esteja ocorrendo na nossa casa”, declarou Sérgio Longen.

Já o diretor-regional do Senai, Jaime Verruck, destacou que o grande desafio para o setor é a qualificação da mão-de-obra, que precisa ser feita com qualidade. Ele apresentou os números que comprovam o avanço das indústrias do setor no Estado. “Em 2009 o Estado teve expansão de 30,1% na produção canavieira, sendo o 2º maior crescimento observado no País, ficando atrás apenas do Estado de Goiás eu obteve 54,8%”, apontou, destacando ainda que Mato Grosso do Sul conta com 21 indústrias atuando no setor, sendo sete plantas com início das atividades no ano passado.

Ainda segundo Jaime Verruck, isso mostra que o Estado concentrou 28% das novas plantas que entraram em operação na Região Centro-Sul do País, proporcionando crescimento de 18,3% na produção de açúcar, saindo de 1 milhão de toneladas para 1,19 milhão. A produção de açúcar também apontou crescimento e deve alcançar 1,52 bilhões de litros em 2009, crescimento de 42,5% em relação a 2008. “Diante desse cenário é imprescindível investir em qualificação de mão-de-obra . As mudanças tecnológicas trazem transformações no mundo do trabalho, que vem se reconfigurando e colocando várias novas exigências para o setor”, destacou.

Comitê

Segundo o gerente de Educação e Desenvolvimento Tecnológico do Senai no Estado, Jesner Escandolhero, as reuniões do Comitê serão realizadas sem pré que houver necessidade de definir um novo perfil profissional para atendimento ao mercado. “Por isso a importância de estarmos com representantes de todas as frentes e dos oito principais Estados Produtores. Ao término da reunião nós teremos condições de apontar esse perfil”, explicou, acrescentado que os oito principais Estados produtores são Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás, Bahia, Paraná, Rio Grande do Sul, Pernambuco e São Paulo.

Já a consultora do Senai Nacional, Céia Maria Steiner, detalhou que o encontro é uma ação do Programa Nacional Estratégico do Senai Nacional. “Esse trabalho é fundamental para traçar o itinerário formativo de educação profissional, para construir o perfil do profissional técnico de açúcar e álcool”, concluiu.

O presidente da Biosul (Associação dos Produtores de Bionergia de Mato Grosso do Sul), Roberto Cezar de Hollanda, reforçou que a qualificação da mão-de-obra é o maior desafio do setor. “Sediar a reunião do Comitê traduz nosso interesse pela capacitação, queremos transformar o profissional leigo em um profissional capacitado e é disso que estamos tratando aqui”, disse.

Deixe seu Comentário

Leia Também

APOCALIPSE
Brenda (Pérola Faria) após muito insistir consegue desligar o robô Melina (Giselle Batista)
DISCUSSÃO VIRA MORTE
Discussão entre vizinhos por som alto termina em tragédia
LUTO NA MODA
Morre Nara Almeida, modelo e influenciadora digital aos 24 anos nesta 2ª feira
NOVELA GLOBAL
'Segundo sol': Roberval se envolve com Laureta, dá golpe e foge com joias roubadas
APOCALIPSE
André (Sidney Sampaio) vasculha a casa de Estela (Lisandra Souto) e faz ameaças a ela e a Talita (La
FÁTIMA DO SUL - PARALISAÇÃO NACIONAL
Caminhoneiros prometem fechar rodovia nesta segunda-feira das 07h às 18h em Fátima do Sul
NOVELA GLOBAL
'Segundo sol': Luzia descobre armação de Karola contra ela
EMOCIONANTE
Alunos arrecadam dinheiro para professor cearense que não recebe salário há mais de 2 meses
TRAIÇÃO
Jovem desabafa sobre traição de mãe com marido: "Fui largada para morrer na UTI"
FATALIDADE
Aluno de 12 anos morre após ser atingido por trave de gol