Menu
sexta, 19 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

Expansão de usinas puxa as vendas de máquinas em MS

26 Jun 2007 - 04h25
As vendas sul-mato-grossenses de retroescavadeiras, pá carregadeiras, tratores de esteira e demais maquinários de construção já registram os reflexos positivos do melhor desempenho do agronegócio no Estado e da expansão das atividades sucroalcooleiras.

Somente a marca de maquinários líder de mercado em MS, a Case, com cerca de 30% de participação no total das vendas, estima aumento de 20% na demanda pelos equipamentos de construção em função, principalmente, da instalação de usinas no Estado.

De acordo com o gerente comercial da Tork MS, José Baptista Sobrinho, que revende máquinas Case no Estado, o mercado sul-mato-grossense está crescendo e já há aumento na procura pelas máquinas. "O agronegócio em MS é muito promissor e a sinalização de investimentos em obras de infra-estrutura em geral, da iniciativa privada e dos governos municipais e Estadual, impulsiona esta demanda", afirma.

Na noite da última quinta-feira a Case lançou a nova série de retroescavadeiras 580M em evento em Campo Grande, apostando na alta das vendas do segmento. Hoje, a Case é líder no segmento de retroescavadeiras no País, com média de 40% no mercado nacional e, de acordo com o diretor comercial da marca para todo o Brasil e Mercosul, Roque Reis, as vendas totais de máquinas para construção em 2006 foram de 7,2 mil unidades no País, considerando todas as marcas existentes, e devem passar para 9 mil unidades neste ano. Segundo ele, as projeções são satisfatórias ao segmento já que as vendas eram de apenas de 4 mil a 5 mil unidades em 2004 e praticamente tendem a dobrar se a expectativa de 9 mil máquinas vendidas for alcançada, neste ano, no País.

Em Mato Grosso do Sul, Roque Reis explica que as vendas estão acompanhando o crescimento nacional e a representatividade agrícola favorece as comercializações das máquinas, diante da melhora gradativa no campo. "Em 2004, quando o agronegócio estadual estava em alta, MS chegou a representar 2% das vendas nacionais de máquinas, mas caiu para 1% desde 2005 em função da crise do setor. No entanto, notamos que o mercado está reagindo este ano".

Para o diretor comercial, depois de São Paulo, o Estado de MS é o mercado mais interessante no que tange à expansão sucroalcooleira, o que puxa investimentos e, consequentemente, investimentos em máquinas, em função da construção, por exemplo, de usinas e estradas. "Sabemos de muitos projetos de usinas, sendo que cerca de 20 indústrias já estão em implantação no Estado: esse cenário já está gerando negociações de pás carregadeira para prestadores de serviços que atendem às usinas, já que as indústrias terceirizam a manutenção das estradas", disse.

Em 2003, foram vendidas cerca de 70 máquinas de construção em Mato Grosso do Sul; em 2006, foram 103 máquinas; e até o mês de abril deste ano já foram comercializadas 36 máquinas, considerando todas as marcas. "Acredito que o mercado está respondendo positivamente e tende a ‘bombar’ nos próximos dois anos, impulsionado por um crescimento econômico mais estável em todos os Estados", finalizou Roque Reis.

Correio do Estado

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda

Mais Lidas

FOTO: REDES SOCIAISCULTURAMA DE LUTO
Culturama se entristece com a morte de Vanderleia Martins, CEIM divulga Nota de Pesar
OLHA A HISTÓRIA
Mulher é presa por matar namorado e incendiar carro com o corpo dentro
FOTO: GEONE BERNARDOFRENTE FRIA CHEGOU
Frente fria chega com força e traz mínima de 10°C na primeira do ano; confira a previsão
FOTOS: SARA ARAÚJOFÁTIMA DO SUL E SUA HISTÓRIA
Documentário revela as histórias e encantos das ruas de Fátima do Sul
O crime foi cometido durante a madrugada desta quinta-feira (18) / PCMSCOISA DE DOIDO
Mãe e padrasto são presos após abandonar filhos e recém-nascido para roubar moto