Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
sexta, 26 de abril de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
Brasil

Exército reforma blindados paraguaios em Dourados

25 Abr 2007 - 08h42
O 28° B Log (Batalhão Logístico) de Dourados, situado no Forte Guaicurus e subordinado à 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada, inicia daqui a duas semanas o conserto de pelo menos 40 tanques blindados das Forças Armadas do Paraguai. O trabalho corresponde a uma parceria entre o Brasil e o país vizinho para reestruturação da “frota amiga”.

Na tarde desta terça-feira chegaram à oficina mecânica do 28° B Log quatro veículos modelo “Urutu”, de fabricação brasileira, que serão consertados pelos soldados de Dourados. Esses veículos estavam no distrito de Cerrito, uma das bases das Forças Armadas do Paraguai.

Para a locomoção dos veículos até Dourados foram utilizadas quatro carretas do Exército brasileiro. Cada uma delas transportou um blindado. O transporte até a fronteira foi feito pelo Exército paraguaio.

De acordo com informações dos soldados douradenses, a reforma vai começar após averiguações e constatações da situação em que cada veículo chegou a Dourados.

PARCERIA
A parceria feita entre os Ministérios de Relações Exteriores dos dois países visa a integração das Forças Armadas na realização de ações em prol da infra-estrutura das entidades.

De acordo com o subtenente Antunes, do setor de comunicação social do 28º B Log, pelo menos R$ 1,5 milhão foram liberados para o início das atividades, que pretendem se estender pelos próximos dois anos.

“Os blindados que estavam encostados apresentam muitas avarias e estão totalmente depreciados pelo tempo que ficaram ao relento no país vizinho”, disse Antunes.

O trabalho de conserto dos veículos deve abranger toda a estrutura dos blindados – mecânica, elétrica e pintura – em um serviço interno e externo bastante complexo.

De acordo com Antunes, os soldados do 28° B Log terão muito serviço pelos próximos anos e podem adquirir muita experiência para, posteriormente, ingressarem no mercado de trabalho, já que, segundo ele, a mecânica dos blindados se assemelha muito à de caminhões que circulam no Brasil. Pelo menos oito soldados paraguaios farão um intercâmbio para aprender mais sobre o conserto dos veículos.

Ainda segundo ele, os possíveis benefícios com a vinda dos veículos seria o aquecimento da economia nacional ou regional, já que a compra de peças será feita toda no Brasil, além do aperfeiçoamento das técnicas e mão de obra dos soldados, principalmente em Dourados.

“Não vejo isso como um ‘serviço alheio’. Temos muitas expectativas a respeito e o Exército ganhará muito com este trabalho”, disse Antunes.

A princípio, a verba destinada ao conserto dos veículos é proveniente da parceria entre os Ministérios de Relações Exteriores dos dois países. Entretanto, o Exército informou que a verba veio do Ministério do Brasil.

A reportagem do Diário MS entrou em contato via e-mail com os ministérios de Relações Exteriores e da Defesa para ter acesso às informações específicas sobre a parceria entre os países, mas não obteve respostas.

De acordo com informações do Exército esses blindados retornarão ao Paraguai depois de consertados e nenhuma atividade militar está sendo cogitada para “explicar” o conserto. “A reforma é um exercício de aperfeiçoamento das tropas e da logística”, disse Antunes.
 
 
Diário MS

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

LUTO NO PAGODE
Morre Anderson Leonardo, vocalista do Molejo, vítima de câncer
Entretenimento
A 47ª Festa da Fogueira de Jateí promete um show inesquecível com Ana Castela - A Boiadeira
MAUS-TRATOS
Cachorros são resgatados dentro de caixa em bagageiro de ônibus
TRAGÉDIA
Mulher passa mal ao ver marido infartar e morre 30 minutos depois dele
SEM ATENDIMENTO
Grávida que morreu sem atendimento 'vomitou sangue pelo nariz e boca'

Mais Lidas

FOTOS: Ronald Regis e João Éric / Jornal O PantaneiroTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
Acidente entre caminhão e carro mata criança de 5 anos em MS
plantãoESTUPRADOR
Menina de 12 anos estuprada pelo padrasto disse que os dois estavam apaixonados
Entretenimento
A 47ª Festa da Fogueira de Jateí promete um show inesquecível com Ana Castela - A Boiadeira
DESPEDIDA
Morte precoce de mulher abala moradores de Mato Grosso do Sul
Itamar BuzzattaTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Motociclista foi arremessado, capacete soltou e pé foi decepado em acidente