Menu
quinta, 28 de março de 2024
Busca
Busca
Brasil

Exames de Aftosa poderão ser realizados, em breve, em MS

3 Abr 2007 - 09h17

O exame que só é realizado em Belém do Pará ou São Leopoldo no Rio Grande do Sul deverá ser realizado também no laboratório do IAGRO, em Mato Grosso do Sul, reduzindo consideravelmente a longa espera por resultados.

 

Cerca de cem médicos veterinários da Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal) participam na última semana, na sede do órgão na Capital, de um curso sobre febre aftosa. No treinamento foram ministradas aulas práticas e teóricas sobre temas como epidemiologia da febre aftosa; apresentação de resultados dos inquéritos para avaliação de circulação viral e da eficiência da vacinação contra febre aftosa; uso correto de vacinas; imunologia da vacina; testes laboratoriais; probang e controle de qualidade da vacina.

 

O curso, bastante amplo, foi conduzido por técnicos do Departamento de Saúde Animal do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), da Embrapa Gado de Corte, e do setor de Diagnóstico Sorológico de Febre Aftosa, tanto do Lanagro (Laboratório Nacional Agropecuário) do Rio Grande do Sul quanto do Pará.

 

Com vistas no futuro credenciamento do Laboratório de Diagnósticos de Doenças Animais (LADDAN) de MS para realização dos exames de Aftosa, anteriormente solicitado pelo Iagro e reforçado com indicação da Bancada do PSDB através de seu líder, Reinaldo Azambuja, ao ministério da Agricultura, o treinamento foi intensivo para profissionais do laboratório e do campo.

 

“Essa reciclagem é importante porque possibilitou o aprimoramento das condutas sanitárias de nossos técnicos e, com certeza, vai melhorar as ações de defesa sanitária no Estado, particularmente no combate à febre aftosa”, afirma o diretor-presidente da Iagro, Roberto Rachid Bacha.

 

Bacha observou ainda que o processo de credenciamento do laboratório depende exclusivamente do Ministério da Agricultura e que “Em meio ao ciclo de palestras e seminários ministrados houve um incremento no sentido de agilizar o processo de credenciamento de nosso laboratório para realização de exames de aftosa em nosso Estado. Nosso equipamento é apto e nossos técnicos estão sendo preparados para que isto seja possível, basta agora o Ministério oficializar este credenciamento”. Finalizou.

 

Uma preocupação antiga do Deputado foi oficializada com o pedido ao Ministério da Agricultura, realizado pela bancada “É inaceitável que o exame que diagnostica aftosa no nosso gado seja realizado somente nos extremos do País, e o resultado tenha que ser aguardado por mais de sessenta dias”. Observou Azambuja.

 

Azambuja observa ainda que sendo Mato Grosso do Sul o maior produtor de gado bovino do País, os produtores não podem ficar sujeito ao atual estágio de abandono por que passa a sua pecuária, por parte das autoridades competentes, em especial na questão sanitária.

 

A partir da criação da Bancada do Agronegócio, Azambuja afirmou que este tema é uma das principais preocupações do grupo, formado por 14 dos vinte e quatro deputados da AL.

 

O deputado Estadual Márcio Fernandes que é médico veterinário e presidente da Comissão de Agricultura da Assembléia parabenizou a equipe técnica do Governo, através do Doutor Roberto Bacha que com apoio da bancada vem se preparando no sentido de agilizar a homologação “Nós temos o maior rebanho comercial do Brasil... É inaceitável termos que esperar por este longo prazo para que o exame seja feito no Rio Grande do Sul ou no Pará... Estamos no caminho certo e com este exame sendo realizado aqui no nosso Estado as coisas irão caminhar muito mais rápido e com certeza quem ganha são os produtores, pecuaristas quem ganha somos todos nós com ações como estas que buscam a retomada do desenvolvimento de Mato Grosso do Sul!” finalizou Márcio.

 

 

 

 

Fátima News / Kelly Venturini

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

FÁTIMA DO SUL E REGIÃO
Eleições Municipais de 2024: Prazo para regularização da situação eleitoral termina no mês de Maio
Aniversário
Celebração de amor e alegria: O primeiro aniversário do pequeno Nicolas! Um marco de amor em família
Saúde
Família pede ajuda para custear tratamentos médicos de criança com hidrocefalia em Campo Grande
Screenshot_2024 03 19 10 56 58 024_com.whatsapp edit 30/03
A Paróquia Nossa Sra. de Fátima, convida a população para Ceia de Páscoa com Jantar Dançante
PLANTÃO TRAGÉDIA
Bebê morre ao ser esquecido dentro do carro no calor de 30°C

Mais Lidas

FATIMASSULENSE PRECISANDO
Fatimassulense precisa dos doadores de sangue, veja com ajudar o amigo Arnaldo Nardon
Lucineia possui uma tatuagem no ombro esquerdo do antebraço - Crédito: Arquivo pessoalCOMPARTILHEMMMM
Desaparecida há mais de 01 ano, família busca pelo paradeiro de Lucineia; COMPARTILHEMMM
GRAVE ACIDENTE
Acidente entre carros e caminhão deixa duas pessoas em estado grave na BR-163
FÁTIMA DO SUL - MERCADO JULIFRAN
Confira as OFERTAS de PÁSCOA e sábado tem DIA 'J' no Mercado Julifran em Fátima do Sul
Motociclista passou direto a rotatória; Fotos: Leandro HolsbachIDENTIFICADO
Identificado o jovem que morreu após bater moto em poste de energia, ele tinha 29 anos