Menu
PASSARELA
sexta, 25 de maio de 2018
SADER_FULL
Busca
ITALÍNEA
Brasil

Evento aborda o cultivo de “alimentos mais saudáveis” em Ivinhema

31 Mai 2010 - 15h25Por Fátima News com Assessoria

Em parcerias com instituições renomadas, várias pesquisas são desenvolvidas no Colégio Agrícola do Município.

 

Com a busca da superação de modelos tecnológicos de produções tradicionais na agricultura, ganha cada vez mais importância os modelos que privilegiam a utilização dos recursos naturais de forma sustentável. Neste contexto, práticas como utilização de adubos verdes, agroflorestas, caldas e adubos orgânicos estão mais disseminadas na produção agrícola.

 

E para apoiar iniciativas como esta, a Prefeitura de Ivinhema realizou um “Dia de campo”, juntamente com a Escola Estadual Reynaldo Massi, a Agraer, Sebrae, Uems, Seprotur, Cooperavi, associações de produtores rurais e a Embrapa Agropecuária Oeste.

 

O evento aconteceu na última sexta-feira, na Escola Municipal Rural Benedita Figueiró de Oliveira – local onde também são desenvolvidas várias pesquisas em parcerias com instituições renomadas no setor agrícola, e reuniu vários estudantes e produtores rurais da região.

 

Segundo a direção do Colégio Agrícola, iniciativas como esta colaboram na manutenção do meio ambiente e ajuda ainda a manter a fertilidade e a biodiversidade, além de baixar os custos de produção que vem de encontro à busca de produtos mais saudáveis para a sociedade.

 

O prefeito de Ivinhema, Renato Câmara, participou de todos os trabalhos e destacou sua importância. “Estamos empenhados para proporcionar oportunidades para que esses jovens estudantes ao ingressem no mercado de trabalho estejam cada vez mais preparados e que produzam com responsabilidade e em respeito ao Meio Ambiente”.

 

Os participantes do evento assistiram palestras e depoimentos de representantes das instituições realizadoras e, em seguida, foram conduzidos para a prática de campo, que foi dividida em três estações, sendo a primeira sobre o projeto de café com cultivo agroecológico, desenvolvido em parceria com a Embrapa, onde foram mostrados sistemas de cultivo de café consorciado com banana, café arborizado, café solteiro e projeto de competição de cultivares de banana.

 

A segunda estação foi na unidade de observação e familiarização de adubos verdes, projeto esse de grande importância para a produção sustentável e desenvolvido sob a orientação da coordenação do curso, professores e com a participação ativa de alunos do Colégio Agrícola de Ivinhema.

 

 

Já na terceira estação foi exibido o cultivo de maracujá, onde estão sendo testados diferentes espaçamentos desta cultura.

 

 

 

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

COPA DO MUNDO
Dias de jogos do Brasil na Copa do Mundo não serão feriado
FÁTIMA DO SUL - PROTESTOS CONTINUAM
Bloqueios continuam e caminhoneiros convocam população para 'Parar Fátima do Sul'
VANDALISMO NÃO!
Caminhão é incendiado por manifestantes durante protesto contra aumento de combustível
TRABALHO ESCRAVO
Ministério do Trabalho resgata 15 trabalhadores de situação degradante
NOVELA GLOBAL
Segundo Sol: Fugitiva, Manu é perseguida pelo avô cruel, ela busca refugio na casa de Luzia: “Você é
APOCALIPSE
Estela (Lisandra Souto) trai o marido, Felipe (Jandir Ferrari), ao contar que ele sabe onde está Zoe
CAMINHONEIROS MANTÉM BLOQUEIOS
Mesmo após acordo, caminhoneiros se mobilizam pelo 5º dia em vários estados
FÁTIMA DO SUL - GASOLINA ACABANDO
Filas enormes se formam no único posto que tem gasolina e vai atender a noite toda em Fátima do Sul
GREVE DOS CAMINHONEIROS
Governo e caminhoneiros chegam a acordo para trégua de 15 dias
FÁTIMA DO SUL - FOTO DO DIA
FOTO DO DIA: Fotógrafo registra de cima, produtores e apoiadores aos caminhoneiros em Fátima do Sul