Menu
SADER_FULL
sexta, 22 de fevereiro de 2019
LIMIT ACADEMIA
Busca
CONTAINER
Brasil

Estudo aponta que 20% dos jovens dirigem sem habilitação

24 Abr 2007 - 04h11
 

Um em cada cinco adolescentes brasileiros entre 16 e 17 anos está dirigindo mesmo sem idade para ter carteira. Essa é uma das revelações de uma pesquisa inédita, feita com mil jovens, que tenta descobrir por que eles correm tanto no trânsito. O resultado desse estudo será apresentado em Genebra (na Suíça), na Semana Mundial de Segurança no Trânsito, promovida pela ONU e pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

Segundo a OMS, todo ano 400 mil jovens morrem em todo o planeta vítimas de acidentes de trânsito. No Brasil, dos 26.409 mortos no trânsito em 2005, 27% tinham entre 18 e 29 anos. "Hoje, o trânsito mata mais do que as guerras quando se fala de jovens", afirma a coordenadora da pesquisa brasileira, Nereide Tolentino.

Durante a pesquisa, foi feita uma constatação preocupante: 20% dos entrevistados admitiram dirigir carro ou moto sem habilitação. "Eu conheço uma pessoa que pega carro escondido do pai, tira racha, corre", diz Danilo Navarro, de 19 anos.

Para Nereide, os pais têm uma parcela de culpa nesses casos. "Estou absolutamente convicta da co-responsabilidade dos pais pelos menores estarem dirigindo sem carteira de habilitação", afirma a pesquisadora. 

 Bebida e adrenalina

E para quê tanta pressa? A maioria admitiu que o jovem corre mais, sim, e que a bebida e a adrenalina são os principais motivos. "O cara está no farol, pára outro carro mais potente e mexe com ele. O cara quer mostrar que é macho e aceita correr pela adrenalina e para provar que seu carro é mais rápido que o dele", comenta Ronaldo Nascimento, de 22 anos.

Quando o assunto é punição, uma surpresa: os jovens acham que a multa não resolve. Isso porque não é ele quem paga, são os pais. "Recebi uma sugestão muito interessante: quem cometeu infração pode passar um tempo fazendo travessia de pedestres, pintando faixa no chão, ajudando a regular o semáforo", diz Nereide Tolentino.

 

 

TV Morena

Deixe seu Comentário

Leia Também

CORTE CEGO
Megaoperação da PM em 18 bairros tem três mortos e cinco feridos
PERSISTÊNCIA
Ex-faxineiro se forma em Jornalismo e já está empregado
O QUE IMPORTA PARA VOCÊ?
Equipe médica leva paciente de UTI à formatura do filho
INDIGNAÇÃO
Pedreiro desafia Rodrigo Maia: 'Trabalhe 30 dias numa obra, que trabalho até os 80'
AMOR INCONDICIONAL
Cadela espera toda noite pela chegada de Boechat, diz mulher do jornalista
VIOLENCIA DOMESTICA
Reconstrução de rosto de mulher espancada na Barra vai durar seis meses, diz médico
REFORMA DA PREVIDÊNCIA
Aposentadoria é para viver, não para receber só à beira da morte
CHANTAGEM
Ladrões invadem estabelecimentos, obrigam funcionárias a tirarem a roupa, filmam e extorquem vítimas
FORAGIDO
Atirador invade escritório de advocacia e mata duas pessoas
BBB 19
Rízia chora por estar acorrentada: 'Vontade de desistir'