Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
segunda, 17 de fevereiro de 2020
SADER_FULL
Busca
Brasil

Estudo aponta que 20% dos jovens dirigem sem habilitação

24 Abr 2007 - 04h11
 

Um em cada cinco adolescentes brasileiros entre 16 e 17 anos está dirigindo mesmo sem idade para ter carteira. Essa é uma das revelações de uma pesquisa inédita, feita com mil jovens, que tenta descobrir por que eles correm tanto no trânsito. O resultado desse estudo será apresentado em Genebra (na Suíça), na Semana Mundial de Segurança no Trânsito, promovida pela ONU e pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

Segundo a OMS, todo ano 400 mil jovens morrem em todo o planeta vítimas de acidentes de trânsito. No Brasil, dos 26.409 mortos no trânsito em 2005, 27% tinham entre 18 e 29 anos. "Hoje, o trânsito mata mais do que as guerras quando se fala de jovens", afirma a coordenadora da pesquisa brasileira, Nereide Tolentino.

Durante a pesquisa, foi feita uma constatação preocupante: 20% dos entrevistados admitiram dirigir carro ou moto sem habilitação. "Eu conheço uma pessoa que pega carro escondido do pai, tira racha, corre", diz Danilo Navarro, de 19 anos.

Para Nereide, os pais têm uma parcela de culpa nesses casos. "Estou absolutamente convicta da co-responsabilidade dos pais pelos menores estarem dirigindo sem carteira de habilitação", afirma a pesquisadora. 

 Bebida e adrenalina

E para quê tanta pressa? A maioria admitiu que o jovem corre mais, sim, e que a bebida e a adrenalina são os principais motivos. "O cara está no farol, pára outro carro mais potente e mexe com ele. O cara quer mostrar que é macho e aceita correr pela adrenalina e para provar que seu carro é mais rápido que o dele", comenta Ronaldo Nascimento, de 22 anos.

Quando o assunto é punição, uma surpresa: os jovens acham que a multa não resolve. Isso porque não é ele quem paga, são os pais. "Recebi uma sugestão muito interessante: quem cometeu infração pode passar um tempo fazendo travessia de pedestres, pintando faixa no chão, ajudando a regular o semáforo", diz Nereide Tolentino.

 

 

TV Morena

Deixe seu Comentário

Leia Também

FEMINICIDIO
Mulher é morta com tiro na cabeça na frente dos filhos
FAMOSOS
Chorando, sertanejo Zezé di Camargo faz grave revelação sobre luta de seu pai contra doença
APLICATIVO
Justiça trabalhista admite como prova conversas por WhatsApp
ATENTADO A ESCLARECER
Deputado federal de MS diz que seu carro foi atingido por 5 tiros e que revidou
MEDULA ÓSSEA
Jovem fica paraplégica por causa de um piercing
ABSURDO
Professora é envenenada em sala de aula por alunos do 4º ano
COMOÇÃO
Despedida de Júlia é um dos velórios mais tristes que Brasília já viu
FAMOSIDADES
Pai do sertanejo Zezé di Camargo, está em situação gravíssima de saúde
VICENTINA - PESQUEIRO 7 BELLO
Domingo especial no Pesqueiro 7 Bello com almoço e o 3º Torneio de Pesca Esportiva em Vicentina
FAMOSIDADES
“Já estou com saudades”, lamenta Ana Maria Braga pela morte da cachorrinha