Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
terça, 15 de outubro de 2019
CÂMARA BONITO OUTUBRO 2019
Busca
ITALÍNEA
Brasil

Estudo aponta que 20% dos jovens dirigem sem habilitação

24 Abr 2007 - 04h11
 

Um em cada cinco adolescentes brasileiros entre 16 e 17 anos está dirigindo mesmo sem idade para ter carteira. Essa é uma das revelações de uma pesquisa inédita, feita com mil jovens, que tenta descobrir por que eles correm tanto no trânsito. O resultado desse estudo será apresentado em Genebra (na Suíça), na Semana Mundial de Segurança no Trânsito, promovida pela ONU e pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

Segundo a OMS, todo ano 400 mil jovens morrem em todo o planeta vítimas de acidentes de trânsito. No Brasil, dos 26.409 mortos no trânsito em 2005, 27% tinham entre 18 e 29 anos. "Hoje, o trânsito mata mais do que as guerras quando se fala de jovens", afirma a coordenadora da pesquisa brasileira, Nereide Tolentino.

Durante a pesquisa, foi feita uma constatação preocupante: 20% dos entrevistados admitiram dirigir carro ou moto sem habilitação. "Eu conheço uma pessoa que pega carro escondido do pai, tira racha, corre", diz Danilo Navarro, de 19 anos.

Para Nereide, os pais têm uma parcela de culpa nesses casos. "Estou absolutamente convicta da co-responsabilidade dos pais pelos menores estarem dirigindo sem carteira de habilitação", afirma a pesquisadora. 

 Bebida e adrenalina

E para quê tanta pressa? A maioria admitiu que o jovem corre mais, sim, e que a bebida e a adrenalina são os principais motivos. "O cara está no farol, pára outro carro mais potente e mexe com ele. O cara quer mostrar que é macho e aceita correr pela adrenalina e para provar que seu carro é mais rápido que o dele", comenta Ronaldo Nascimento, de 22 anos.

Quando o assunto é punição, uma surpresa: os jovens acham que a multa não resolve. Isso porque não é ele quem paga, são os pais. "Recebi uma sugestão muito interessante: quem cometeu infração pode passar um tempo fazendo travessia de pedestres, pintando faixa no chão, ajudando a regular o semáforo", diz Nereide Tolentino.

 

 

TV Morena

Deixe seu Comentário

Leia Também

TRAGÉDIA COM 6 MORTES
Acidente em Doutor Ulysses: vítima gravou áudio minutos após tragédia
COMPRAS NO PARAGUAY
Bolsonaro anuncia aumento de US$ 200 no limite em compras no PY
#Nem1SemProfessor
Campanha cria hashtags para publicação de histórias sobre mestres no Dia do Professor
JULGAMENTO DE LULA
STF marca para quinta-feira julgamento que pode definir liberdade de Lula
CASO DE POLICIA
Policial de Naviraí evita assalto e troca tiros com ladrões
FAMOSIDADES
Fernanda Souza confirma separação de Tlhiaguinho: Não somos mais um casal
COVARDIA
Menino de 4 anos é morto a facadas pelo padrasto; mãe foi ferida, mas sobreviveu
TRISTEZA
Motociclista morre após ser atropelado enquanto voltava do enterro da mãe
COMOÇÃO
Filho tenta salvar o pai e morrem afogados em lagoa
TRAGEDIA NA RODOVIA
Camioneta com 30 pessoas voltando de Culto Evangélico cai em ribanceira e mata 5 pessoas