Menu
PASSARELA
segunda, 25 de junho de 2018
SADER_FULL
Busca
ITALÍNEA
Brasil

Estudantes já podem conferir padrões de resposta do Enade

8 Dez 2004 - 17h38
O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), ligado ao MEC (Ministério da Educação) divulgou nesta terça-feira os padrões de resposta das questões dissertativas do Enade (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes). As questões respondidas para todos os cursos estão disponíveis no site do Inep (www.inep.gov.br).

Os padrões de resposta são as diretrizes com as quais a banca de correção do Inep se guia para avaliar as respostas dissertativas, tanto da parte geral como da específica das provas nas 13 áreas do conhecimento.

O exame foi aplicado em novembro para cerca de 156 mil ingressantes e concluintes de 2.187 cursos de graduação. As áreas avaliadas foram agronomia, educação física, enfermagem, farmácia, fisioterapia, fonoaudiologia, medicina, medicina veterinária, nutrição, odontologia, serviço social, terapia ocupacional e zootecnia.

O Enade faz parte do Sinaes (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior), que engloba, ainda, uma avaliação dos cursos e das instituições. Segundo Dilvo Ristoff, diretor de Estatística e Avaliação da Educação Superior do Inep, a nota do Enade será somada à nota do curso obtida durante a avaliação in loco.

Prova

As provas tiveram 10 questões de avaliação da formação geral, comum aos cursos de todas as áreas, e 30 questões específicas para cada área. Nas duas partes, as questões foram discursivas e de múltipla escolha, envolvendo situações-problema e estudos de casos.

Segundo o MEC, por estar centrado na trajetória e não no ponto de chegada, o Enade é composto por questões de baixa, média e alta complexidade, contemplando diferentes momentos da vida acadêmica do estudante. Por ser assim, o exame poderá ser respondido por ingressantes e concluintes.

Resultados

O resultado individual do estudante estará disponível na internet em março de 2005. O boletim do graduando é sigiloso e compara a média individual com a nacional, da região, do Estado e da instituição.
 
Folha Online

Deixe seu Comentário

Leia Também

REVOLTANTE
O Brasil que escreve sua história com sangue de crianças
FINAL
Saiba qual será o final surpreendente de Apocalipse na Record
ENTRETENIMENTO - SAÚDE
Padre Fábio de Melo sofre da síndrome do pânico e fala como administra a doença
NOVELA GLOBAL
'Segundo Sol': Laureta revela para a família de Rosa que ela é prostituta
GOVENO NÃO CUMPRE
Caminhoneiros anunciam nova paralisação, mas trabalhadores de MS não devem participar
RAIVA HUMANA
Morte de turista por raiva humana é confirmada em Ubatuba
NOVELA GLOBAL
Valentim sofre grave acidente de carro
INACEITAVEL
Mãe de jovem morto no Rio: “É um Estado doente que mata criança com roupa de escola”
HAJA CORAÇÃO
Neymar é o autor do gol mais tardio, em tempo normal, de uma Copa na história
COPA DO MUNDO
No sufoco, Brasil supera a Costa Rica e consegue primeira vitória na Copa do Mundo