Menu
quinta, 18 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

Estudante vai ter 3 minutos para responder a cada questão do Enem

4 Nov 2010 - 12h38Por R7

A prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), que será aplicada neste sábado e no domingo (6 e 7 de novembro), vai dar apenas três minutos para estudantes responderem a cada uma das 180 questões cobradas.

É metade do tempo fornecido pelo vestibular da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) - seis minutos e 25 segundos para cada questão, na primeira fase - e menos que os quatro minutos e 25 segundos dados pelo próprio Enem antes de 2009, quando várias mudanças ocorreram no exame, como o aumento no número de perguntas.

O tempo, no Enem, é considerado insuficiente para que o aluno faça uma boa prova, na avaliação de educadores e diretores de cursinho ouvidos pelo R7. Esse é o "principal obstáculo" na hora de responder às questões do exame, afirma o professor Paulo Lima, que coordena a unidade Vila Olímpia do Cursinho CPV, em São Paulo.

- As perguntas trazem excesso de informações, o que faz perder tempo. O aluno precisa ter atenção e não se perder nos enunciados. Sempre é importante começar pelas questões mais simples, aquelas que o estudante tem facilidade. Qualquer deslize no tempo pode significar deixar para trás muitos pontos a mais.

O ideal é ler a prova inteira e separar o que é fácil e mais difícil, afirma o professor de física Ernani Ferrara. Como o Enem é muito longo, "empacar" em uma das questões não é algo aconselhável pelo educador.

- Recomendo ao aluno fazer as questões que sabe primeiro. É melhor chutar as que ele não entendeu, no fim das contas, do que não ter tempo para responder as que domina.

Exame cansativo

Outro grande problema do Enem é ter se tornado uma avaliação cansativa. O diretor de vestibulares do cursinho Anglo, Alberto do Nascimento, compara a prova a uma "maratona de questões".

- No domingo (dia 7), além das questões de múltipla escolha, é cobrada uma redação dissertativa. O pessoal já se cansou muito no sábado e enfrenta outra batalha no dia seguinte. O ideal é que cada prova fosse em uma semana diferente. Isso resolveria o problema também dos alunos judeus, que por questões religiosas não podem fazer o Enem no horário normal do sábado.

O vestibular mais parecido com o Enem é o da Unesp (Universidade Estadual Paulista), afirma Nascimento. O tempo de duração e o número de perguntas (90 em um dos dias) são iguais, além do grau de dificuldade ser similar, na opinião do diretor do Anglo.

- O Enem em 2009 foi mais duro [que nos anos anteriores], mas passou longe da dificuldade de uma Fuvest (vestibular para a USP). Tem um estilo muito diferente.

Saiba como será o Enem

A prova vai começar às 13h em ambos os dias de prova. Os portões vão ser abertos às 12h30 e serão fechados às 12h55 - não será permitido entrar depois disso nas salas de exame.

O Enem, que passou por diversas mudanças no ano passado, vai ser composto por 180 questões de múltipla escolha - 90 no dia 6 de novembro (45 de ciências da natureza e 45 de ciências humanas) e 90 mais uma redação no dia 7 (45 de linguagens e 45 de matemática).

Não é permitido usar celular, relógio e MP3 Player durante a prova. O estudante é orientado pelo MEC (Ministério da Educação) a levar apenas caneta de tinta preta e documento de identidade na hora do exame.

O ministro da Educação, Fernando Haddad, prometeu que as questões terão textos e enunciados mais curtos neste ano. A consulta do local de prova pode ser
feita neste link.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda

Mais Lidas

FOTO: REDES SOCIAISCULTURAMA DE LUTO
Culturama se entristece com a morte de Vanderleia Martins, CEIM divulga Nota de Pesar
FOTOS: SARA ARAÚJOFÁTIMA DO SUL E SUA HISTÓRIA
Documentário revela as histórias e encantos das ruas de Fátima do Sul
Entretenimento
Bruna Viola confirmada para se apresentar na 47ª Festa da Fogueira em Jateí, MS
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda
Simone trabalhava como psicóloga em Três LagoasPOLÍCIA CONCLUIU
Psicóloga morreu ao ser jogada do carro pelo próprio filho em rodovia de MS