Menu
LIMIT ACADEMIA
sexta, 16 de novembro de 2018
SADER_FULL
Busca
SICREDI_FATIMA
Brasil

Estado tem em Rio Brilhante 1ª usina automatizada da região

29 Mai 2007 - 04h50
Mato Grosso do Sul abriga a primeira usina de açúcar e álcool totalmente automatizada da região Centro-Oeste. A usina Eldorado localiza-se no interior do município de Rio Brilhante e está em fase de moagem da segunda safra de cana-de-açúcar. A capacidade de produção é de 124 milhões de litros de álcool hidratado combustível. A partir de julho, começa a produzir 15 mil sacos de açúcar/dia.
A usina emprega 168 funcionários fixos, que controlam toda a produção que é totalmente automatizada. De acordo com o gerente industrial da unidade,engenheiro Max Bruno, com o uso de tecnologia de ponta, o sistema de automação da Eldorado traz qualidade e confiabilidade do processo produtivo, além da segurança patrimonial e humana.
A Eldorado emprega, além dos 168 trabalhadores fixos, mais 1.500 no corte da cana. Já a usina que opera de maneira tradicional, além de apresentar produtividade inferior, coloca em risco o patrimônio e os trabalhadores. O número de funcionários fixos chega a 230, mais 1.500 trabalhadores no corte da cana.

Trabalho – Ao ser questionado devido à redução de ofertas de trabalho, Max explica que "o sistema de automação não causa desemprego. Essa é uma das maiores mentiras que já ouvi". Segundo ele, o que causa desemprego é uma fábrica improdutiva e ineficiente.
A usina conta com o Comando de Operação Integrada (COI), onde 30 operadores qualificados, divididos em turnos de trabalho, tomam decisões do processo de produção com apenas cliques no mouse, que comanda ícones de abrir e fechar válvulas, ligar ou desligar bombas.
No COI ficam a engenharia de processos, engenharia de automação e instrumentação, assim como os avisos de alerta, caso em alguma caldeira ou em válvulas, por exemplo, estão fora dos limites preestabelecidos. Com esse controle, os desvios podem ser imediatamente corrigidos pela equipe de engenharia, sem prejuízo da produtividade e além disso, com redução dos custos operacionais.
Para produzir o álcool hidratado combustível, a cana é jogada na moenda e o caldo passa para a caldeira para ser tratado. Depois do processo de fermentação, o próximo passo é a destilaria. A água usada no processo de produção circula em circuito fechado. No final do processo, passa para tanques de tratamento e volta a ser utilizada na produção.

Energia própria – A energia que move a usina e produz toda a iluminação do setor administrativo e de engenharia, é própria. A energia vem da queima do bagaço da cana, que a torna auto-suficiente. Por conta disso, não é comprada energia elétrica da concessionária.
Ao lado da usina, estão dois reservatórios com capacidade de estocagem de dez milhões de litros de álcool cada um. Com a produção de açúcar, a empresa já abriu mais dez vagas para novos trabalhadores.
 
 
 
Correio do Estado

Deixe seu Comentário

Leia Também

FATIMASSULENSES EM UBATUBA (SP)
Fatimassulenses, alunos do Vicente Pallotti fazem curso de biodiversidade marinha em Ubatuba (SP)
NOVELA GLOBAL
'O sétimo guardião': Gabriel se declara para Luz e os dois se beijam
MULHERES TEM QUE DENUNCIAR
Jovem posta foto com rosto inchado para denunciar agressão do namorado
ENCONTRO DE GOVERNADORES
Em encontro de governadores com Bolsonaro, Reinaldo defende fronteira e reajuste da tabela SUS
VIOLENCIA DOMESTICA
Homem é esfaqueado por esposa que tem ciumes até da sombra
ENTROU ATIRANDO
VÍDEO: Pastor é baleado no altar durante o culto
TRAGEDIA
Ex-prefeito é morto pelo pai após ser confundido com assaltante
ACIDENTE DE TRANSITO
Caminhão passa por cima de veículos e explode em grave acidente
NOVELA GLOBAL
'O sétimo guardião': Marilda (Letícia Spiller) é flagrada nua e finge ser uma assombração
BNDS
“Se não abrir a caixa preta do BNDES, está fora!”, diz Bolsonaro sobre Levy