Menu
SADER_FULL
quarta, 23 de janeiro de 2019
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
CANTINA BAH
Brasil

Estado tem em Rio Brilhante 1ª usina automatizada da região

29 Mai 2007 - 04h50
Mato Grosso do Sul abriga a primeira usina de açúcar e álcool totalmente automatizada da região Centro-Oeste. A usina Eldorado localiza-se no interior do município de Rio Brilhante e está em fase de moagem da segunda safra de cana-de-açúcar. A capacidade de produção é de 124 milhões de litros de álcool hidratado combustível. A partir de julho, começa a produzir 15 mil sacos de açúcar/dia.
A usina emprega 168 funcionários fixos, que controlam toda a produção que é totalmente automatizada. De acordo com o gerente industrial da unidade,engenheiro Max Bruno, com o uso de tecnologia de ponta, o sistema de automação da Eldorado traz qualidade e confiabilidade do processo produtivo, além da segurança patrimonial e humana.
A Eldorado emprega, além dos 168 trabalhadores fixos, mais 1.500 no corte da cana. Já a usina que opera de maneira tradicional, além de apresentar produtividade inferior, coloca em risco o patrimônio e os trabalhadores. O número de funcionários fixos chega a 230, mais 1.500 trabalhadores no corte da cana.

Trabalho – Ao ser questionado devido à redução de ofertas de trabalho, Max explica que "o sistema de automação não causa desemprego. Essa é uma das maiores mentiras que já ouvi". Segundo ele, o que causa desemprego é uma fábrica improdutiva e ineficiente.
A usina conta com o Comando de Operação Integrada (COI), onde 30 operadores qualificados, divididos em turnos de trabalho, tomam decisões do processo de produção com apenas cliques no mouse, que comanda ícones de abrir e fechar válvulas, ligar ou desligar bombas.
No COI ficam a engenharia de processos, engenharia de automação e instrumentação, assim como os avisos de alerta, caso em alguma caldeira ou em válvulas, por exemplo, estão fora dos limites preestabelecidos. Com esse controle, os desvios podem ser imediatamente corrigidos pela equipe de engenharia, sem prejuízo da produtividade e além disso, com redução dos custos operacionais.
Para produzir o álcool hidratado combustível, a cana é jogada na moenda e o caldo passa para a caldeira para ser tratado. Depois do processo de fermentação, o próximo passo é a destilaria. A água usada no processo de produção circula em circuito fechado. No final do processo, passa para tanques de tratamento e volta a ser utilizada na produção.

Energia própria – A energia que move a usina e produz toda a iluminação do setor administrativo e de engenharia, é própria. A energia vem da queima do bagaço da cana, que a torna auto-suficiente. Por conta disso, não é comprada energia elétrica da concessionária.
Ao lado da usina, estão dois reservatórios com capacidade de estocagem de dez milhões de litros de álcool cada um. Com a produção de açúcar, a empresa já abriu mais dez vagas para novos trabalhadores.
 
 
 
Correio do Estado

Deixe seu Comentário

Leia Também

FAMOSIDADES
Aos 67 anos, Amado Batista assume namoro com jovem de 19 anos de idade
LUTO - TV
Ator Caio Junqueira morre no Rio uma semana após acidente
ANJO DA GUARDA
Amigo dá lar a mulher que viveu 40 anos internada no HC
MAMATA
General corta contratinho de R$ 30 milhões para manter jornalistas no exterior
PERSISTÊNCIA
Filho de faxineira e porteiro passa em medicina no Paraná
RENOVAÇÃO LICENÇA
Extinção de mais 130 rádios comunitárias no Brasil deve alcançar emissora de Ponta Porã
CENAS FORTES
Vídeo flagra mulher sendo agredida por ex-marido com socos e chutes
GUERRA NO RJ II
Parentes de mortos durante chacina em São Gonçalo e Itaboraí dizem que vítimas eram inocentes
GUERRA NO RJ
Chacina deixa pelo menos 7 mortos na Região Metropolitana do Rio
BBB 19
Famosos protestam contra Maycon por agredir animais e mãe o defende: 'Não é um monstro'