Menu
sexta, 29 de março de 2024
Busca
Busca
Brasil

Estado, BB e Bradesco encabeçam 100 maiores litigantes em MS

27 Mai 2010 - 09h06Por MS Notícias

A listagem com os cem maiores litigantes em 2º grau será encaminhada ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que deverá divulgar em breve a lista das 100 instituições públicas e privadas com maior número de processos tramitando na justiça do país.

A intenção é detectar quem são os que mais recorrem à justiça e, assim, possibilitar um diálogo aberto com estas instituições, diante de uma justiça brasileira que tem dificuldades em lidar com o grande número de processos que a cada dia bate às suas portas. Para isso, cada tribunal elaborou sua listagem e encaminhou os dados ao CNJ. A lista dos maiores litigantes em 1º grau, enviada em 12 de abril, foi elaborada com base em 218 mil processos em tramitação.

Em Mato Grosso do Sul, o maior litigante na justiça de 2º grau é o Estado de Mato Grosso do Sul, com 13 mil processos. Em segundo lugar, o Banco do Brasil, que aparece como parte em quase 12 mil ações. A terceira posição foi assumida pelo Banco Bradesco, que figura com mais de 8 mil processos e encabeça a lista dos maiores litigantes de 1º grau.

O levantamento foi realizado pela Secretaria de Planejamento e Gestão Estratégica do TJMS, em conjunto com a Secretaria de Tecnologia da Informação. Foram contabilizados os processos cíveis de pessoas jurídicas que estão em tramitação, que ainda não haviam sido baixados definitivamente até o dia 23 de maio. No relatório, constam as partes ativa e passiva dos processos, relacionados pelo CNPJ de modo a englobar todas as filiais e estabelecimentos da mesma pessoa jurídica, como determinado pelo CNJ.

Autoria - A pesquisa também distinguiu em quais os casos a empresa é a parte autora da ação e em quais é a parte requerida, ou “alvo da ação”. Em primeiro lugar, consta o Banco do Brasil como parte recorrente da demanda em 7.639 processos, das 11.851 ações em que é parte.

Réu - O Estado de Mato Grosso do Sul figura como parte mais recorrida: de seus 13 mil processos, em mais de 6 mil é parte requerida. O Banco Bradesco está em terceiro lugar, sendo demandado em 1.832 feitos, do total de 8.193.

Dez maiores - Na sequência da lista dos 10 maiores litigantes do Judiciário de Mato Grosso do Sul aparece o Banco HSBC, em 4º lugar, com 4,6 mil processos; e o Banco Itáu (5º lugar), com mais de 4,5 mil processos. Na listagem ainda aparecem o Banco Finasa; a Enersul; a Brasil Telecom; BV Financeira; e a Companhia energética de São Paulo – CESP. Este grupo de dez figuram num total de mais de 54 mil ações na justiça de 2º grau.

Segundo o juiz auxiliar da Vice-Presidência do Tribunal, Marcelo Câmara Rasslan, que é também gestor de metas do CNJ no âmbito do TJMS, “realizados os levantamentos, uma série de ações serão programadas, inclusive para a consolidação dos números totais através do confronto com as informações trazidas pelos maiores litigantes, e, descobertas as causas efetivas da litigância, estabeleceremos ações conjuntas e concretas para que a litigiosidade desapareça não só com ações preventivas, mas também com soluções acordadas naqueles casos em que o processo já se isntaurou. A publicação anterior, referente à primeira intância, por exemplo, fez com que o Banco Bradesco S/A, por seu maior escritório de advocacia representativa em Campo Grande, solicitasse o confronto de dados, primeiramente, para depois planejarmos ações conjuntas para solução das pendências”.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

PROTEÇÃO DO CARAMELO
Bebê de 1 ano foge e cachorro caramelo o protege durante resgate
FÁTIMA DO SUL E REGIÃO
Eleições Municipais de 2024: Prazo para regularização da situação eleitoral termina no mês de Maio
Aniversário
Celebração de amor e alegria: O primeiro aniversário do pequeno Nicolas! Um marco de amor em família
Saúde
Família pede ajuda para custear tratamentos médicos de criança com hidrocefalia em Campo Grande
Screenshot_2024 03 19 10 56 58 024_com.whatsapp edit 30/03
A Paróquia Nossa Sra. de Fátima, convida a população para Ceia de Páscoa com Jantar Dançante

Mais Lidas

Thiago Gaia tinha 36 anos e era morador de Dourados - Crédito: Reprodução / O Correio NewsIDENTIFICADO TRABALHADOR
Identificado o trabalhador que morreu afogado ele tinha 36 anos e era de MS
GRAVE ACIDENTE
Acidente entre carros e caminhão deixa duas pessoas em estado grave na BR-163
FÁTIMA DO SUL - MERCADO JULIFRAN
Confira as OFERTAS de PÁSCOA e sábado tem DIA 'J' no Mercado Julifran em Fátima do Sul
FÁTIMA DO SUL - JORGE MERCADO ATACAREJO
PÁSCOA é no Jorge Mercado Atacarejo, confira as OFERTAS desta quarta e quinta-feira em Fátima do Sul
Achado de cadáver
Identificado corpo de homem encontrado morto a facadas em cidade de MS