Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
sábado, 23 de fevereiro de 2019
SADER_FULL
Busca
CONTAINER
Brasil

Estado abre seleção para formação de sargentos da Polícia Militar

30 Ago 2010 - 12h45Por Notícias MS

 O Estado de Mato Grosso do Sul abre esta semana as inscrições para ingresso no Curso de Formação de Sargentos (CFS) de Polícia Militar, em dois processos seletivos. Um deles é destinado a integrantes do quadro de cabo da PMMS que já tem antiguidade na carreira, e o outro é direcionado a soldados e cabos que já tenham o tempo mínimo de três anos na corporação.

 

 

Os editais foram publicados hoje (30) no Diário Oficial do Estado. As inscrições acontecem de 1º a 15 de setembro. O curso de formação terá duração de seis meses, com aulas no período diurno e atividades extra classe após às 18 horas.

 

 

Antiguidade

 

 

No edital da modalidade Tempo de Serviço/Antiguidade estão sendo oferecidas 150 vagas. Podem concorrer os detentores de cargo Cabo PM do Quadro QPPM Combatente com no mínimo doze anos de efetivo exercício na carreira. As inscrições serão efetuadas por comissão nomeada pelo Comando-Geral da Polícia Militar, na presença do candidato, no Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (Cfap), em Campo Grande.

 

 

O processo seletivo terá três fases, de caráter eliminatório: a seleção entre os que figuram na lista de acesso; o exame de saúde; e o exame de aptidão física. A classificação final será apurada por ordem decrescente de antiguidade e as vagas serão preenchidas pelos candidatos mais antigos.

 

 

Habilitação

 

 

          Em um segundo edital, serão selecionados 60 candidatos na modalidade Habilitação. As vagas são destinadas a integrantes dos cargos Soldado e Cabo/PMMS, estáveis, que já tenham o mínimo de três anos de tempo de efetivo serviço na carreira. Nessa seleção, as inscrições vão ser feitas exclusivamente via internet, no endereço eletrônico www.concurso.ms.gov.br. Um formulário de inscrição online será disponibilizado para preenchimento nessa página eletrônica.

 

 

           O processo terá três fases: uma de prova escrita, eliminatória e classificatória; exame de saúde; e exame de aptidão física.  A data, horário e local da prova escrita serão divulgados posteriormente. Serão cem questões objetivas, sendo 70 abordando as disciplinas de Língua Portuguesa, História e Geografia do Brasil e de Mato Grosso do Sul, e Atualidade Brasileira, e 30 questões de Suficiência Polícia Militar.

 

 

            Formação

 

 

Os aprovados nos dois processos seletivos internos ingressarão no Curso de Formação de Sargentos, conforme o montante de vagas disponibilizadas. A formação terá duração de seis meses, e os que obtiverem aprovação no curso receberão a graduação e 3º sargento. Será considerado aprovado o candidato que obtiver média final igual ou superior a 50%; tiver freqüência mínima de 80% em cada uma das matérias; obtiver conceito de aptidão para o serviço policial militar igual ou superior a 50%.

 

 

          Os candidatos serão promovidos à graduação de 3º Sargento levando-se em conta a ordem de classificação obtida no curso, e serão lotados em qualquer das unidades da Polícia Militar no Estado. Entre as atribuições do cargo estão a de comandar destacamento, grupo, guarnição de radiopatrulha e a guarda de quartel; assessorar os oficiais na administração das atividades da unidade e participar na formação de policiais; e supervisionar o policiamento ostensivo e desenvolver processos e procedimentos administrativos militares.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

PEDOFILIA
Babá de 15 anos recebia dinheiro para ter relações com patrão
PREOCUPANTE
Mineradora declara situação de emergência em barragem de Araxá
INTOLERANCIA RELIGIOSA
Delegado solicita ida à casa do 'BBB 19' para interrogar Paula, investigada por intolerância
RESUMO DAS NOVELAS
Mercedes convoca Murilo para uma conversa
CORTE CEGO
Megaoperação da PM em 18 bairros tem três mortos e cinco feridos
PERSISTÊNCIA
Ex-faxineiro se forma em Jornalismo e já está empregado
O QUE IMPORTA PARA VOCÊ?
Equipe médica leva paciente de UTI à formatura do filho
INDIGNAÇÃO
Pedreiro desafia Rodrigo Maia: 'Trabalhe 30 dias numa obra, que trabalho até os 80'
AMOR INCONDICIONAL
Cadela espera toda noite pela chegada de Boechat, diz mulher do jornalista
VIOLENCIA DOMESTICA
Reconstrução de rosto de mulher espancada na Barra vai durar seis meses, diz médico