Menu
LIMIT ACADEMIA
quinta, 21 de fevereiro de 2019
SADER_FULL
Busca
ITALÍNEA
PRIMAVERA

Estação da Primavera trará pancadas de chuva no fim da tarde e à noite

22 Set 2010 - 14h18Por Notícias MS

Campo Grande (MS) – De acordo com as informações da meteorologista Cátia Cristina Braga Rodrigues, do Centro de Monitoramento do Tempo, do Clima e dos Recursos Hídricos de Mato Grosso do Sul (Cemtec), a Primavera tem início hoje (22), às 23 horas e 09 minutos, horário para Mato Grosso do Sul, com término dia 20 de dezembro.
 
        Segundo a climatologia, a primavera destaca-se pela mudança no regime de chuvas e temperaturas na maior parte do Brasil. Em Mato Grosso do Sul as chuvas passam a ser mais intensas e frequentes, marcando o período de transição entre a estação seca e a estação chuvosa. Cátia informa que, durante a primavera, iniciam-se as pancadas de chuva no fim da tarde ou à noite, devido ao aumento do calor e da umidade que se intensificam gradativamente no decorrer desta estação.

          Ela afirma que, em algumas ocasiões, podem ocorrer descargas elétricas, ventos fortes e queda de granizo. Contudo, aumenta a ocorrência de “complexos convectivos”, sistemas que provocam grande quantidade de chuva em períodos relativamente curtos. A meteorologista explica que as temperaturas aumentam gradativamente nessa época do ano.

Previsão

        Cátia  informa, ainda, que na estação Primavera haverá seca, devido ao efeito termodinâmico (calor e umidade em superfície) a tendência de mais chuvas localizadas no fim da tarde, entretanto, o fenômeno La Niña, segundo os modelos dinâmicos de previsão climática, persistem pelo menos até o início do próximo ano. Ela explica que, esse fenômeno oceânico-atmosférico La Niña, que é o esfriamento das águas superficiais do Pacífico, influencia no volume de chuva para o Estado, deixando-o abaixo da média.

Queimadas

        Segundo Cátia, o trimestre setembro/outubro/novembro (SON-2010) permanecerá crítico em relação às ocorrências de queimadas, porém com uma redução gradual a partir de outubro. As temperaturas ficarão acima da média climatológica na região norte do Estado, e dentro da média nas demais regiões. Ela também informa que, em 2010 o fenômeno La Niña atua e as chuvas, nessa primavera, têm uma grande probabilidade de ficarem abaixo da média histórica. 

Deixe seu Comentário

Leia Também

AMOR INCONDICIONAL
Cadela espera toda noite pela chegada de Boechat, diz mulher do jornalista
VIOLENCIA DOMESTICA
Reconstrução de rosto de mulher espancada na Barra vai durar seis meses, diz médico
REFORMA DA PREVIDÊNCIA
Aposentadoria é para viver, não para receber só à beira da morte
CHANTAGEM
Ladrões invadem estabelecimentos, obrigam funcionárias a tirarem a roupa, filmam e extorquem vítimas
FORAGIDO
Atirador invade escritório de advocacia e mata duas pessoas
BBB 19
Rízia chora por estar acorrentada: 'Vontade de desistir'
LARANJADA
Deputados do PSOL distribuem laranjas na chegada de Bolsonaro à Câmara
AMOR A PROFISSÃO
Pedreira caprichosa viraliza com trabalho detalhista e ganha novos clientes
FÁTIMA DO SUL - O BOTICÁRIO
O Boticário apresenta Quasar Brave, venha conferir no O Boticário em Fátima do Sul
SUPERAÇÃO
Jovem que morou 5 anos nas ruas se forma em Direito