Menu
SADER_FULL
quarta, 18 de julho de 2018
PASSARELA
Busca
ITALÍNEA
Brasil

Espanha perde da Suíça e protagoniza a maior "zebra" da Copa

16 Jun 2010 - 12h20Por Terra

O último jogo da rodada inicial de Copa do Mundo trouxe também a primeira zebra da competição. Badalada, a Espanha foi batida por uma retrancada Suíça, que venceu por 1 a 0 graças a um gol de Gelson Fernandes e se igualou ao Chile na liderança do Grupo H. A partida foi disputada no Durban Stadium na cidade sul-africana de Durban.

O resultado quebrou uma sequência invicta de 12 jogos que a Espanha carregava desde a derrota para os Estados Unidos, há um ano, nas semifinais da Copa das Confederações. Naquele dia, os espanhóis carregavam outra série sem perder ainda mais impressionante: 35 partidas.

Vicente del Bosque escalou a Espanha ainda sem Fabregas e Fernando Torres, ambos sem a condição física ideal. A Suíça manteve seu histórico recente nas grandes competições, com uma retaguarda firme e uma atitude bastante defensiva.

O jogo

A Espanha teve extremas dificuldades por conta do posicionamento suíço e passou o primeiro tempo em Durban sem marcar. O time espanhol seguiu sua característica de trocar muitos passes e terminou os 45 minutos iniciais com 67% de posse de bola, mas esse mesmo número chegou a 78% quando o relógio marcava 15 minutos.

Somente com David Villa como atacante de ofício, suportado por uma linha de três armadores, a Espanha criou suas melhores chances em bolas enfiadas em profundidade. O próprio Villa, lançado, chegou a driblar um marcador na grande área, mas foi impedido de finalizar por Benaglio.

A Espanha também tentou de fora da área, em chutes de David Silva e Iniesta, mas seguia sem ameaçar Benaglio até os 24min. Foi quando o mais lúcido espanhol, o barcelonista Iniesta, deu passe precioso para Piqué, que fintou um marcador e exigiu ótima intervenção do goleiro suíço.

Também lançado por Iniesta, David Villa criou ótima situação de gol em um raro contra-ataque, driblando ainda um marcador antes de finalizar por cobertura, mas fora da meta suíça.

As expectativas espanholas de vitória sofreram um duro golpe já aos 9min da segunda etapa. Na base da raça, Derdiyok rompeu a marcação espanhola, dividiu com Piqué e Casillas, com a bola sobrando livre para o gol de Gelson Fernandes.

A Espanha se mandou com tudo para o ataque, promovendo as entradas de Fernando Torres e Jesus Navas nos lugares de Busquets e David Silva. Foi de Torres, logo na sequência, a primeira boa chance espanhola na segunda etapa. O chute, porém, não saiu forte.

Em dois lances, um para cada lado, a trave impediu o gol de sair. Aos 25min, Xabi Alonso bateu de fora da área e acertou um torpedo no travessão. Quatro minutos depois, Derdiyok avançou em velocidade pela direita, cortou Piqué e Puyol e chutou na trave. Foi o último lance de real perigo dos espanhóis na partida.

As duas seleções voltam a jogar na próxima segunda-feira: Espanha pega Honduras em Johannesburgo, enquanto o Chile mede forças com a Suíça em Port Elizabeth.

FICHA TÉCNICA

Espanha 0 x 1 Suíça

Gol: Gelson Fernandes, aos 9min do 2º tempo

Ponto Forte da Espanha
Controle da partida

Ponto Forte da Suíça
Marcação implacável

Ponto Fraco da Espanha
Isolamento de Villa no ataque

Ponto Fraco da Suíça
Passividade no primeiro tempo

Personagem do jogo
Derdiyok, que criou sozinho as melhores chances da Suíça no jogo

Esquema Tático da Espanha
4-2-3-1
Casillas; Sergio Ramos, Piqué, Puyol e Capdevilla; Busquets (Fernando Torres) e Xabi Alonso; David Silva (Jesus Navas), Xavi e Iniesta (Pedro); David Villa
Técnico: Vicente del Bosque

Esquema Tático da Suíça
4-4-2
Benaglio; Lichtsteiner, Senderos (Von Bergen), Grichting e Ziegler; Barnetta (Eggiman), Inler, Huggel e Gelson Fernandes; Nkufo e Derdiyok (Hakan Yakin)
Técnico: Ottmar Hitzfeld

Cartões amarelos
Suíça: Grichting, Ziegler, Benaglio e Hakan Yakin

Árbitro
Howard Webb (Inglaterra)

Local
Durban Stadium, em Durban

Deixe seu Comentário

Leia Também

GRANA
Governo antecipa primeira parcela do 13º de aposentados e pensionistas
NOVELA GLOBAL
'Segundo sol': Severo é preso e humilha Roberval
FUTEBOL PELO MUNDO
Real Madrid se recusa a permitir que Vinícius Júnior permaneça no Flamengo até o final de 2018
NOVELA GLOBAL
'Segundo sol': Luzia descobre que seu filho com Beto não morreu
CONCURSOS - OPORTUNIDADES
Concurso: 13 órgãos abrem as inscrições para 1,9 mil vagas nesta segunda
FOI SALVAR O MELHOR AMIGO
Jovem morre afogado após pular em rio para tentar salvar cachorro
EDUCAÇÃO - FIES - INSCRIÇÕES
Fies abre inscrições nesta segunda com 155 mil vagas para 2º semestre
BOA NOTICIA
Preço da gasolina nas refinarias cai para R$ 1,997
NOVELA GLOBAL
'Segundo sol': Karola vira escrava sexual de Remy
BRIGA DE RUA
Homem morre pendurado em grade