Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
segunda, 27 de maio de 2019
SADER_FULL
Busca
AGÊNCIA BONITO THIAGO
Brasil

Esmagamento de soja no Brasil tem queda em junho

31 Jul 2007 - 10h52

O Brasil processou 2,555 milhões de toneladas de soja em junho, volume menor que o registrado no mesmo mês do ano passado, quando o esmagamento da oleaginosa no país atingiu 2,696 milhões de toneladas, informou nesta terça-feira a Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove).

Em maio, o processamento de soja somou 2,649 milhões de toneladas.

A Abiove estima que o processamento de soja do Brasil no ano industrial 2007/08 (fevereiro/janeiro) atinja 30 milhões de toneladas, o que significaria um crescimento ante as 28,75 milhões de toneladas processadas em farelo e óleo no período anterior.

O Brasil exportou 3,07 milhões de toneladas de soja em grão em junho, contra 2,3 milhões de toneladas no mesmo período de 2006, informou a Abiove.

Desde fevereiro, o país embarcou 12,22 milhões de toneladas do grão.

A indústria brasileira exportou 1,195 milhão de toneladas de farelo de soja em junho, contra 846 mil toneladas no mesmo período do ano passado. Nos últimos cinco meses, as exportações do produto somaram 5,275 milhões de toneladas.

As exportações de óleo de soja alcançaram 226 mil toneladas em junho, contra 184 mil toneladas há um ano. A indústria embarcou 970 mil toneladas desde fevereiro.

Argentina
A Abiove não informou o motivo da queda no esmagamento em junho.

O Brasil, em parte por questões tributárias, tem perdido terreno frente à Argentina na produção e exportação dos derivados de soja. E pelo mesmo motivo os brasileiros têm ampliado mais as vendas externas do grão.

Havia a expectativa de que a indústria nacional poderia recuperar algumas vendas em função do racionamento de energia na Argentina, que obrigou a indústria do país vizinho a reduzir as operações recentemente.

No entanto, dados de junho da Secretaria de Agricultura da Argentina divulgados na semana passada revelam um crescimento de 6,6% no esmagamento de soja argentina em junho, em relação ao mesmo mês do ano passado, para 3,25 milhões de toneladas.

Entre janeiro e junho, o processamento de soja atingiu 16,26 milhões de toneladas, ante 15,93 milhões de toneladas no primeiro semestre do ano passado, de acordo com o governo argentino.

A Argentina é o principal exportador mundial de óleo e farelo de soja, e o terceiro maior produtor e exportador do grão - o Brasil é o segundo maior produtor e exportador mundial de soja.

Os elevados preços dos derivados de soja no mercado internacional e os baixos custos de produção na Argentina têm favorecido o processamento nesse país, incentivando investimentos nos últimos anos.

 

 

Invertia

Deixe seu Comentário

Leia Também

BONITO - MS - VISITA ILUSTRE
Em Bonito (MS), Miss Brasil Júlia Horta destaca 'A energia daqui é inexplicável'
COISA DE DOIDO
Sucuri ataca bombeiro durante resgate em SP; assista!
OPORTUNIDADE DE EMPREGO
Governo dobra vagas de concurso da PF e convocações saem no fim do ano
FEMINICIDIO
Mulher é morta com 75 facadas pelo ex-marido após 25 anos de casamento
NEGLIGÊNCIA FUNCIONAL
'Peguei meu filho e achei que estivesse morto', diz mãe de criança dopada em creche
FÁTIMA DO SUL - O BOTICÁRIO
Confira o que tá na promoção que vai até este sábado no O Boticário em Fátima do Sul
BONITO - MS - DICA AGÊNCIA ECO TOUR
Visite Bonito (MS) na baixa temporada, saiba o porquê!
FÁTIMA DO SUL - TRATAMENTO COACH
De Nova Andradina, Vanessa recupera autoestima com tratamento 'Coach' Célia Tenório de Fátima do Sul
CASA BOCA SUJA
morador instala placas com palavrões nos muros de casa
MACABRO
Mulher é encontrada morta ao lado de uma oferenda