Menu
SADER_FULL
quarta, 18 de julho de 2018
PASSARELA
Busca
ITALÍNEA
Brasil

Esconderijo de Bin Laden pode ser ponto turístico

4 Dez 2004 - 10h20
As autoridades afegãs querem explorar turisticamente as montanhas de Tora Bora, onde Osama Bin Laden, o terrorista mais procurado do mundo, esteve escondido. A informação é do jornal britânico The Daily Telegraph, que entrevista a autoridade responsável pelo turismo afegão, Hassamuddin Hamrah.

Ele diz que as covas em que Bin Laden se escondeu podem se tornar um poderoso imã para visitantes estrangeiros, assim como os restos de helicópteros russos e carros de combate que guerrearam no local décadas atrás. No entanto, Hamrah está preocupado porque muito deste velho material está desaparecendo rapidamente por culpa de grupos de sucateiros que vêm do Paquistão para levar peças e vendê-las depois.

"Temos planos para transformar as covas de Tora Bora em uma grande atração turística. Há muitos americanos que querem viajar para cá", disse Hamrah ao correspondente do jornal britânico em Cabul. O maior problema, segundo o responsável pelo turismo afegão, é que não há dinheiro público para esta iniciativa, razão pela qual o governo decidiu pedir ajuda ao setor privado.

"Quem estiver interessado, pode entrar em contato conosco", diz Hamrah, que conta na entrevista que três diretores de companhias turísticas japonesas já visitaram as covas, localizadas nas chamadas Montanhas Brancas, perto de Jalalabad.

O extraordinário complexo de covas e abrigos subterrâneos foi criado pelos mujahedines nos anos 80. Depois, o próprio Bin Laden se encarregou de ampliá-lo na década seguinte. Em outubro de 2001, as covas foram fortemente bombardeadas pela aviação americana, que utilizou bombas incendiárias para fazer os seguidores de Bin Laden saírem de suas tocas.

 

Terra Redação

Deixe seu Comentário

Leia Também

NOVELA GLOBAL
Aliada de Laureta, Rosa se vinga do pai e o humilha no restaurante em ‘Segundo sol’
GRANA
Governo antecipa primeira parcela do 13º de aposentados e pensionistas
NOVELA GLOBAL
'Segundo sol': Severo é preso e humilha Roberval
FUTEBOL PELO MUNDO
Real Madrid se recusa a permitir que Vinícius Júnior permaneça no Flamengo até o final de 2018
NOVELA GLOBAL
'Segundo sol': Luzia descobre que seu filho com Beto não morreu
CONCURSOS - OPORTUNIDADES
Concurso: 13 órgãos abrem as inscrições para 1,9 mil vagas nesta segunda
FOI SALVAR O MELHOR AMIGO
Jovem morre afogado após pular em rio para tentar salvar cachorro
EDUCAÇÃO - FIES - INSCRIÇÕES
Fies abre inscrições nesta segunda com 155 mil vagas para 2º semestre
BOA NOTICIA
Preço da gasolina nas refinarias cai para R$ 1,997
NOVELA GLOBAL
'Segundo sol': Karola vira escrava sexual de Remy