TASS_MOTORS
FatimaNews - Notícias de Fátima do Sul e região
Fátima do Sul, 17 de Dezembro de 2017
DELPHOS_FULL
RIO_DOURADOS
4 de Dezembro de 2004 10h20

Esconderijo de Bin Laden pode ser ponto turístico

As autoridades afegãs querem explorar turisticamente as montanhas de Tora Bora, onde Osama Bin Laden, o terrorista mais procurado do mundo, esteve escondido. A informação é do jornal britânico The Daily Telegraph, que entrevista a autoridade responsável pelo turismo afegão, Hassamuddin Hamrah.

Ele diz que as covas em que Bin Laden se escondeu podem se tornar um poderoso imã para visitantes estrangeiros, assim como os restos de helicópteros russos e carros de combate que guerrearam no local décadas atrás. No entanto, Hamrah está preocupado porque muito deste velho material está desaparecendo rapidamente por culpa de grupos de sucateiros que vêm do Paquistão para levar peças e vendê-las depois.

"Temos planos para transformar as covas de Tora Bora em uma grande atração turística. Há muitos americanos que querem viajar para cá", disse Hamrah ao correspondente do jornal britânico em Cabul. O maior problema, segundo o responsável pelo turismo afegão, é que não há dinheiro público para esta iniciativa, razão pela qual o governo decidiu pedir ajuda ao setor privado.

"Quem estiver interessado, pode entrar em contato conosco", diz Hamrah, que conta na entrevista que três diretores de companhias turísticas japonesas já visitaram as covas, localizadas nas chamadas Montanhas Brancas, perto de Jalalabad.

O extraordinário complexo de covas e abrigos subterrâneos foi criado pelos mujahedines nos anos 80. Depois, o próprio Bin Laden se encarregou de ampliá-lo na década seguinte. Em outubro de 2001, as covas foram fortemente bombardeadas pela aviação americana, que utilizou bombas incendiárias para fazer os seguidores de Bin Laden saírem de suas tocas.

 

Terra Redação

Comentários
Veja Também
pupa
LOJA_02
Nossa_Lojas
Últimas Notícias
  
FÁBRICA_CALÇADOS
Eventos
dothCom © Copyright FatimaNews - Todos os Direitos Reservados.