Menu
SADER_FULL
segunda, 15 de outubro de 2018
LIMIT ACADEMIA
Busca
DR. SHAPE
Brasil

Escola de Amambai tem o melhor desempenho no Ideb de MS

9 Jul 2010 - 09h16Por MS Notícias

A melhor escola estadual de Mato Grosso do Sul está no município de Amambai. De acordo com dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) do Ministério da Educação (MEC), a Escola Estadual Dom Aquino Corrêa, que atualmente atende a 614 estudantes, tem a melhor média do Estado na avaliação nacional pelo terceiro ano consecutivo.

O índice de 2009 aponta média de sete pontos para alunos até o 4º ano do ensino fundamental. Do quinto ao último ano fundamental a média da escola ficou em 5,4. Os dados apontam desempenhos considerados positivos, uma vez que a média internacional do Ideb é de 5,5 pontos. Segundo a diretora da escola, professora Vilma Oliveira da Cruz, o resultado é reflexo de um trabalho em equipe entre professores, coordenadores, alunos e pais.



“Aqui nós acreditamos na educação oferecida através de uma equipe unida e comprometida com o trabalho pedagógico aplicado a risca”, observa a diretora. Vilma explica que o resultado apresentado pelo Ideb mostra como é possível trabalhar um sistema pedagógico exigente com os alunos através da participação familiar no processo do aprendizado. “Com a família o trabalho se complementa, eles sabem da postura sistemática da escola e são cobrados a participar ativamente da vida escolar de seus filhos”, diz.

Conforme a coordenadora pedagógica da instituição, Cristiane Souza ferreira, através de reuniões gerais a escola convoca a participação dos pais, onde eles ficam sabendo do conteúdo programático adotado para o ano. “Também nesta reunião eles ficam sabendo da Prova Brasil – que faz parte da nota de avaliação do Ideb – e são orientados a cobrar o comprometimento de seus filhos na escola”, explica.

A coordenadora ressalta que não é apenas o quesito Prova Brasil que coloca a escola em bons níveis no Ideb. “Cobramos também a frequência dos alunos. A participação nas aulas é fundamental, até para não perder conteúdo e poder acompanhar tudo o que está no currículo. Por isso, quando há faltas nós ligamos para os pais para saber o que está acontecendo. Mas este contato também ocorre em outros casos e isso é extremamente importante, principalmente para que os pais tenham ciência da postura do aluno na escola”, conta Cristiane.



É com os pais que e realiza também outra ação importante para a qualidade do ensino na escola: as aulas de reforço no período vespertino. “Alguns alunos têm suas dificuldades e por isso são importantes as aulas complementares, por isso a Associação de Pais e Mestres (APM) se organiza para pagar os professores que podem vir atender os estudantes no horário alternativo”, diz a coordenadora.

As educadoras lembram ainda que os bons resultados na educação de qualidade oferecida na Escola Estadual Dom Aquino Corrêa se atribuem principalmente pela qualidade dos profissionais e o trabalho aliado com os pais por causa das dificuldades estruturais da instituição que atende a população de Amambai há cerca de 50 anos.

“É uma escola tradicional mas que ainda tem dificuldades e a principal delas é a falta de espaço”, afirma a diretora. A escola funciona no prédio da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (Uems) no município há 12 anos, porém Vilma lembra que já foi viabilizado um novo terreno para a construção da nova escola. “Com os bons desempenhos temos mais responsabilidades e a procura de pais para matricularem seus filhos aqui também aumenta”, observa Vilma.

Deixe seu Comentário

Leia Também

ASSASSINATO
Rapaz agride avós de adolescente que não quis namorar com ele; avó morreu
TRAGEDIA NA RODOVIA
Carro ocupado por sete pessoas se envolve em acidente; cinco morreram
REVOLTANTE
Menina de 11 anos é estuprada por detento ao visitar irmão em presídio
ACIDENTE FATAL
Douradense morre em acidente no RS
REALITY SHOW
A Fazenda 10: Ana Paula é eliminada e se manifesta contra Bolsonaro
FACÇÃO CRIMINOSA
Decapitada por Satã do PCC, jovem morreu por exigir respeito após roubo de chinelo
REVISTA VEJA
Pesquisa: Bolsonaro tem 54% dos votos válidos; Haddad, 46%
A FAZENDA
Fazendeiro Evandro Santo gera nova punição
COPA DO BRASIL
Corinthians promete maior prêmio de sua história por título
VIOLENCIA
Jovem não reage a assalto mesmo assim é baleado dentro de ônibus