Menu
terça, 16 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

Ervas Medicinais Podem Oferecer Riscos à Saúde

24 Set 2010 - 11h10Por portaldoconsumidor.wordpress.com

A medicina natural (também chamada de naturopatia) é uma medicina alternativa complementar, que enfatiza a capacidade intrínseca do corpo para curar-se e manter-se.

Naturopatas utilizam recursos naturais como ervas e alimentos ao invés de fármacos sintéticos e cirurgias.

A naturopatia inclui muitas modalidades de tratamento, tendo uma abordagem holística da assistência ao paciente, que pode ser acompanhada juntamente com a medicina alopática.

Segundo dados da OMS (Organização Mundial da Saúde), 80% da população utiliza remédios naturais ou faz uso da chamada medicina popular para tratar doenças. Entretanto, é importante ressaltar esse tipo de tratamento precisa das mesmas precauções da medicina convencional.

De acordo com a Maria Aparecida, Coordenadora do Sistema Nacional de Informações Tóxico Farmacológicas da Fiocruz, “A sociedade prefere usar as espécies para curar enfermidades pelo fato de serem naturais, mas esquecem que a parte química dos medicamentos é oriunda das plantas”.

O usuário deve estar atento não só a dosagem e o consumo, mas também deve está informado sobre os cuidados em relação ao plantio, como época certa de coleta, tipo de terra e local apropriado, além do preparo das plantas, pois tudo isso pode gerar efeitos indesejáveis no usuário ou não gerar o efeito esperado.

Um exemplo em relação ao preparo, dado pela pesquisadora, é a forma de fazer o Boldo “que deveria ter a sua substância extraída através de pressão, e não com água quente.”

O fato de ser “natural” acaba confundindo e ocultando os riscos à saúde que esse tipo de tratamento pode trazer. Muita gente tem medo dos efeitos colaterais dos remédios, mas não se preocupa em saber se os chazinhos ou cápsulas naturais causam reações indesejáveis.

Em entrevista sobre a série que gravou para o programa Fantástico no Fantástico, “É bom pra quê?” o médico Drauzio Varella, relatou que ficou surpreso ao ver que o uso das ervas é feito de forma pouco controlada.

A série ressaltava que muitos desses medicamentos- a base de ervas – não foram testado da maneira como foram testados outros remédios. Sendo assim, a resposta a esse tipo de tratamento é questionável.

Nesse sentido, o Dr. Drauzio Varela ressalta que a popularidade dos chás e das infusões não tem sido acompanhada de estudos científicos.

A falta de pesquisa abre caminho para indicação de tratamentos inúteis e demora na busca por assistência médica.

O médico ressalta “tratar uma doença grave com produtos alternativos pode ter consequências perigosas.”

É importante estar atento, pois especialistas alertam que ninguém sabe todos os princípios ativos que cada planta possui.

Quando alguém usa chás, extratos ou outros derivados, ao mesmo tempo em que faz um tratamento convencional, corre o risco de uma das substâncias da planta reagir com o medicamento, provocando efeitos inesperados, às vezes, perigosos.

Sendo assim, antes de fazer uso de um tratamento à base de ervas consulte seu médico e pesquise sobre a validade científica de produto que vai usar

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda
Ajude
Alice Ramos: Transforme solidariedade em esperança - Sua doação faz a diferença!
REECONTRO
Irmãos separados por adoção se reencontram por acaso após 10 anos

Mais Lidas

CORPO DE BOMBEIROSFÁTIMA DO SUL - CORPO ENCONTRADO
ENCONTRADO: Homem morre afogado no Rio Dourados ao sair para pescar com a esposa em Fátima do Sul
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio
FATIMASSULENSE DESTAQUE NO RODEIO
Fatimassulense Júlio Macário é Pódio no rodeio em touros da 25º Expoad em Deodápolis
Fotos: Mairinco de PaudaAÇÕES DO GOVERNO DE MS
Elogiado pelos suinocultores, programa Leitão Vida já garantiu mais de R$ 50 milhões em incentivos
FOTOS: IVINOTÍCIASIVINHEMA - ESTRAGOS DA CHUVA
Chuva causa alagamentos e transtornos em Ivinhema