Menu
SADER_FULL
domingo, 9 de dezembro de 2018
LIMIT ACADEMIA
Busca
ITALÍNEA
Brasil

Equipe de MS vai para disputa nacional do Desafio Sebrae

30 Out 2010 - 05h33Por Fátima News com assessoria

Na noite desta quinta-feira, 28, foi anunciado os nomes dos acadêmicos sul-mato-grossenses que ficaram em primeiro lugar na etapa estadual do jogo Desafio Sebrae, que simula em ambiente virtual a administração de uma empresa. A cerimônia de premiação aconteceu às 19 horas no Buffet La Riviera, em Campo Grande (MS).

Os vencedores foram os acadêmicos da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) Agatha Rodrigues do Espírito Santo, André Calixto Jank, Angela Jank Calixto, Carina Calixto Jank e Danilo Dias de Lima, que agoram passam para a etapa semi-final e disputam em Recife com estudantes de 32 equipes de todo o País.

Na competição, eles criaram a empresa fictícia Sax Machine, do ramo de fabricação de instrumentos musicais. “Tivemos alguns deslizes então ficamos em dúvidas se conseguiríamos ganhar”, diz a estudante de Biologia Carina, surpresa ao ouvir o anúncio de premiação. Para Danilo, a sensação é de missão cumprida. “É um sonho realizado, depois de noites em frente ao computador estudando mercado, fluxo de caixa”, expõe.

Carina acredita que foi importante para a vitória a composição heterogênea do grupo, formado por três futuros economistas, bióloga e advogada. “A possibilidade de pontos de vista diferentes ajudou muito durante as discussões. Pra mim, foi a chance de viver um universo diferente das plantas, bichos e laboratórios. Aprendi muito”, avalia.

Em segundo lugar, se classificou a equipe da UFMS formada por cinco acadêmicos de Ciência da Computação, e na terceira posição, quatro alunos do curso de Administração, da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), em Maracaju.

“O jogo abre a mente para o lado empresarial, essa vivência a universidade não oferece”, diz o acadêmico Vitor Wenner Franchini, da UFMS de Três Lagoas. Da mesma equipe que ele, André Luiz da Silva, acredita que o mais difícil foi manter o grupo unido. “Conciliar os horários de todos e ainda vida pessoal e o jogo não foi fácil, mas também não será quando tiver a minha empresa”, diz.

Aprendizado real

Esta edição do Desafio Sebrae recebeu 1.616 inscrições e 382 equipes de 45 municípios de Mato Grosso do Sul participaram da disputa, representando 43 instituições de ensino superior do Estado. Chegaram como finalistas à etapa estadual 41 acadêmicos das cidades de Água Clara, Campo Grande, Corumbá, Costa Rica, Maracaju, Sidrolândia e Três Lagoas, da UFMS, UEMS, Faculdades Integradas de Três Lagoas, Uniderp/Anhanguera e Faculdade de Educação de Costa Rica.

Durante a cerimônia estadual de premiação o diretor técnico do Sebrae/MS, Tito Estanqueiro, destacou a vivência que o jogo oferece das práticas reais do dia-a-dia empresarial. “Mesmo com o desenvolvimento econômico não há geração de emprego suficiente para o contingente de pessoas no País. O jogo estimula estes jovens a empreender no mundo real e a desenvolver esta capacidade de gerenciar um negócio próprio”, avalia.

Para o superintendente regional do Banco do Brasil e conselheiro do Sebrae/MS, Dário Giovanella, é fundamental a interação entre as universidades. “A possibilidade de aliar teoria e prática, exercer o papel do trabalho em equipe e da liderança diferencia estes acadêmicos dos demais, com reais chances de se destacarem em processos seletivos e no mercado”, ressalta.

Premiação Nacional

O gestor estadual do Desafio Sebrae, Gutemberg Oliveira, explica que se conseguir ficar entre os oito primeiros colocados na semi-final, os integrantes da equipe vencedora em Mato Grosso do Sul ganham notebooks e garantem a vaga na grande final, que também será na cidade de Recife. O prêmio é uma viagem internacional.


Deixe seu Comentário

Leia Também

VICENTINA - ALMOÇO NO PESQUEIRO
Pesqueiro 7 Bello serve delicioso almoço com pratos típicos do peixe neste domingo em VICENTINA
COVARDIA
Mulher agride menino autista em playground e vídeo viraliza
NOVELA GLOBAL
'O sétimo guardião': Nicolau descobre que Diana luta karatê e fica em choque
ACUMULOU
Ninguém acerta a mega-sena e prêmio acumula em R$ 30 milhões
VIOLENCIA
'Tiro, porrada e bomba': festa em universidade acaba em pancadaria e PM responde com violência
NOVELA GLOBAL
Gabriel confronta Valentina em “O Sétimo Guardião”
ARROCHO
Regra defendida por Bolsonaro tira R$ 1,1 mil por mês das novas aposentadorias
BARBÁRIE
Mulher é presa após atear fogo em cachorro
NOVELA GLOBAL
'O sétimo guardião': Feliciano foi muito rico e ajudou Valentina no passado
SE DEU MAL
Assaltante é morto após fazer idosa de 83 anos refém no Rio de Janeiro