Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
segunda, 18 de fevereiro de 2019
LIMIT ACADEMIA
Busca
CANTINA BAH
Brasil

Entressafra faz despencar preço do leite in natura no MS

21 Ago 2010 - 10h15Por MS Notícias

A queda acentuada no preço do leite in natura no período de entressafra em Mato Grosso do Sul causa preocupação aos produtores e a indústria. O litro do produto teve redução este mês de 6% e está sendo vendido a R$ 0,58. Desde janeiro deste ano o preço caiu 77,33%. A baixa nos preços é generalizada e acontece em todo o País.

Por ser um período em que o pasto é escasso em função de pouca chuva, o produtor tem que dar suplementação alimentar aos animais, o que encarece o custo da produção. Em resumo o produtor gasta mais e com a queda no preço, recebe menos. “A conta não fecha”, diz a assessora Econômica da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (Famasul), Adriana Mascarenhas.

A redução acentuada pode ser atribuída ao alto estoque de leite UHT no mercado com queda na exportação deste tipo de leite e derivados lácteos, além da importação de 21,650 mil toneladas de leite em pó do Uruguai e Argentina e o aumento da produção no Sul do País. Outro fator que também contribui é a redução do preço no mercado spot - comércio entre indústrias. Para Adriana, o “cenário é muito difícil para o produtor”.

Em 2009 os preços se encontravam no mesmo patamar, sendo que o volume de importação dos dois países chegou a 38,4 mil toneladas.

Em Mato Grosso do Sul existem 33 mil produtores de leite, sendo que 80% são de pequeno porte e de assentamentos. A produção no Estado é de R$ 1,5 milhão de litros por mês.

Ao mesmo tempo a indústria reclama que também é prejudicada com o aumento da oferta do produto no mercado. A presidente do Sindicato das Indústrias de Laticínio de Mato Grosso do Sul (Silems), Milene de Oliveira Nantes, diz que somente com a implantação do Conseleite no Estado “vamos poder observar quem absorve o ganho”. O conselho paritário formado por indústria e produtores vai sugerir um preço médio para o leite produzido no Estado.

Segundo Milene o consumidor que estiver atento encontra leite de caixinha e queijo mussarela a preços muito baixos, que não condizem com o período de entressafra.

Deixe seu Comentário

Leia Também

ACIDENTE FATAL
Adolescente é atropelada quando levava pai em cadeira de rodas, veja o vídeo
VIOLENCIA DOMESTICA
'Não consigo reconhecê-la', diz irmão de mulher espancada no 1° encontro
O REI ROBERTO CARLOS
Roberto Carlos vestiu rosa e se mostrou contrário a projeto de Jair Bolsonaro
BRIGA NO PLANALTO
Magoado e traído, Bebianno não vai poupar filho de Bolsonaro
TRÁGICO
Mãe do piloto de Ricardo Boechat morre três dias após o filho
OUTROS 10 ESTADOS
Horário de verão termina à meia-noite; relógios devem ser atrasados em 1h
BARBÁRIE
Rosane Santiago Silveira, torturada e morta em sua própria casa
CARRO DE APLICATIVO
Mulher é estuprada após aceitar água e bala em carro de app
VIOLENCIA DOMESTICA
Enquanto Lírio Parisotto era condenado, Luiza Brunet discutia campanha contra violência doméstica
CANALHA
Criança de 4 anos é estuprada no próprio aniversário