SUCURI_MEGA
FatimaNews - Notícias de Fátima do Sul e região
Fátima do Sul, 22 de Outubro de 2017
DELPHOS_FULL
29 de Junho de 2004 17h25

Entra em vigor tratado para biodiversidade e agricultura

O Tratado Internacional sobre Recursos Fitogenéticos para a Agricultura e a Alimentação, que protege a biodiversidade e garante uma agricultura sustentável, entra em vigor nesta terça-feira, anunciou a FAO (Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação).

O Tratado, que até agora foi ratificado por 55 países, é fruto de longas negociações entre a comunidade internacional e oferece acesso aos recursos genéticos das plantas, regula seus benefícios e reconhece e promove o direito dos agricultores.

"Hoje começa uma nova era", garantiu Jacques Diouf, diretor-geral da FAO, que destacou que o acordo, juridicamente vinculante, reconhece o trabalho dos agricultores do mundo todo, particularmente os dos países do Hemisfério Sul, que desenvolveram e conservaram os recursos fitogenéticos durante milênios.

"Agora os países devem proporcionar os recursos necessários para que o Tratado possa ser operativo", pediu Diouf. "A entrada em vigor deste acordo internacional vinculante será crucial para permitir uma agricultura sustentável", acrescentou.

O tratado garante que os recursos fitogenéticos para a agricultura e a alimentação, vitais para a sobrevivência humana, sejam conservados e utilizados de forma sustentável, e que os benefícios derivados de seu uso sejam distribuídos de forma justa e eqüitativa, informou a entidade.
 
 
Agência Brasil
Comentários
Veja Também
LÉO_GÁS_300
REINO_MATRÍCULAS_2017
Nossa_Lojas
Últimas Notícias
  
MBO_SEGURANÇA_300
Eventos
dothCom © Copyright FatimaNews - Todos os Direitos Reservados.