Menu
SADER_FULL
quarta, 19 de setembro de 2018
LIMIT ACADEMIA
Busca
ITALÍNEA
Brasil

Ensino médio terá currículo reformulado em 2005

20 Dez 2004 - 09h58
A contextualização do aprendizado e a interdisciplinaridade das matérias serão prioridade da reforma curricular do ensino médio em 2005. As mudanças ocorrerão a partir de uma série de encontros promovidos pelo Ministério da Educação com a participação de equipes técnicas das secretarias estaduais, professores e estudantes da rede pública de ensino.

A Secretaria de Educação Básica (SEB/MEC) realiza, desde outubro, ciclos de debates, organizados em seminários regionais, além de um seminário nacional. Os encontros continuam até março do próximo ano. A partir dessas reuniões, serão elaboradas as mudanças no currículo. Segundo a diretora do Ensino Médio da SEB, Lucia Helena Lodi, “o desafio é fazer com que os professores se apropriem da proposta de trabalho da organização do currículo, numa aprendizagem efetiva”.

Hoje, a principal meta é levar as diretrizes curriculares até o professor. “O educador desconhece estas propostas”, explica a secretária. Segundo ela, não será elaborado um novo currículo. Alguns aspectos é que serão revistos. Menos de 50% do atual currículo será modificado. As disciplinas que provavelmente sofrerão alterações são as de educação física, filosofia e artes.

O grande desafio é fazer com que os professores elaborem os seus programas em grupos, proporcionando a integração das diferentes matérias por meio do conhecimento conjunto. Exemplo disso seria a aproximação das disciplinas de geografia e história e, também, de matemática e física.

Fórum – O atual governo propõe a instituição de um fórum curricular permanente a respeito da educação média levando em consideração a reorganização da escola e das práticas pedagógicas. A reformulação na proposta curricular pretende ser coerente com os interesses e necessidades dos alunos e da comunidade.

O Ministério da Educação quer consolidar o currículo a partir do aluno-sujeito, abrangendo todas as dimensões da vida, de tal forma que a escola incorpore a cultura técnica e a cultura geral na formação plena das pessoas e na produção contínua de conhecimentos.
 
 
APn

Deixe seu Comentário

Leia Também

ALCOOLISMO
Menino de 9 anos é expulso de casa pela mãe alcoólatra por se recusar a roubar, no DF
LATROCINIO
Tentativa de assalto termina com pai morto e filho baleado
MENOR INFRATOR
Cobradora é apedrejada em assalto e adolescente é detido pela 4ª vez
FAMOSIDADES
Justiça condena Deborah Secco por desvio de dinheiro público
NOVELA GLOBAL
'Segundo sol': Severo vai morar com mendigos e vira vizinho de Agenor
CLUELDADE
Por mãe estar sem o celular, ladrão dá facada em bebê de 3 meses
ECONOMIA
Mercado financeiro já trabalha para traçar cenários sem Bolsonaro
PROCURA-SE
Adolescente desaparece e família recebe ligação misteriosa
TRAGÉDIA
Jovens irmãos morrem em grave acidente; caminhonete chegou a se partir ao meio
FAMOSIDADES
Justiça decreta prisão de Dado Dolabella por insulto à ex mulher