Menu
SADER_FULL
quinta, 21 de fevereiro de 2019
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
CANTINA BAH
Brasil

Enem 2010 vai definir 83 mil vagas em instituições federais

6 Nov 2010 - 11h16Por

A previsão do MEC (Ministério da Educação) é que os inscritos no exame concorram a 83 mil vagas em 83 instituições federais de ensino, por meio do Sisu (sistema que destina vagas em instituições federais apenas com base na nota do Enem).

O número é 76% maior em relação ao ano passado, quando o exame foi reformulado. Em 2009, 47 mil vagas foram oferecidas pelo sistema integrado de vagas. A prova deste ano deve seguir o modelo consolidado no ano passado, com uma novidade: a aplicação de questões de língua estrangeira. As perguntas, inseridas na prova de linguagens, códigos e suas tecnologias, serão de inglês ou espanhol, conforme escolha do estudante.

"As questões de língua estrangeira não vão poder exigir muito", aposta Francisco Achcar, coordenador do curso e colégio Objetivo. Segundo o professor, uma das preocupações do Enem é não realçar o "abismo" educacional do Brasil. "E língua estrangeira é um dos pontos em que a diferença é maior."

Achcar acredita que as questões que cobrem conhecimentos de inglês ou espanhol venham com partes em português. "Não acho que vão cobrar longos textos, todo feito em outra língua." Outra novidade é a proibição do uso de lápis na resolução das questões. Segundo o Inep, responsável pela elaboração e aplicação da prova, o leitor ótico só faz a leitura das questões respondidas com caneta esferográfica preta.

Nos anos anteriores, alguns alunos usavam o lápis permitido para rascunho para anotar as respostas. "Agora, não podendo levar lápis, seguramente todos irão marcar o cartão e fazer a redação com caneta", disse o Inep, por meio de nota.

A prova deste ano também deve ter mais espaço para rascunhos. No ano passado, a falta de espaço para cálculos e anotações gerou reclamações entre os estudantes. O Inep informou que o problema será corrigido, mas não detalhou qual será o tamanho desse espaço a mais.

O que não deve mudar na prova de 2010 é a preocupação com o tempo. "O Enem é sempre trabalhoso e longo. Por isso recomendamos uma leitura rápida", afirma o supervisor de física do COC, Marco Antônio Gonçalves.

Deixe seu Comentário

Leia Também

REFORMA DA PREVIDÊNCIA
Aposentadoria é para viver, não para receber só à beira da morte
CHANTAGEM
Ladrões invadem estabelecimentos, obrigam funcionárias a tirarem a roupa, filmam e extorquem vítimas
FORAGIDO
Atirador invade escritório de advocacia e mata duas pessoas
BBB 19
Rízia chora por estar acorrentada: 'Vontade de desistir'
LARANJADA
Deputados do PSOL distribuem laranjas na chegada de Bolsonaro à Câmara
AMOR A PROFISSÃO
Pedreira caprichosa viraliza com trabalho detalhista e ganha novos clientes
FÁTIMA DO SUL - O BOTICÁRIO
O Boticário apresenta Quasar Brave, venha conferir no O Boticário em Fátima do Sul
SUPERAÇÃO
Jovem que morou 5 anos nas ruas se forma em Direito
FENÔMENO
Maior superlua de 2019 iluminará o céu nesta terça, 19
FAMOSIDADES
Padre sertanejo acusado de ostentação cobra entrada de idosos para assistir programa