Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
sexta, 26 de abril de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
Brasil

Encerrada campanha “diga não às drogas” em Glória de Dourados

2 Jul 2010 - 17h38Por Demerval Nogueira / Fátima News

O Conselho Municipal Antidrogas; Conselho Tutelar; Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente; Polícia Militar; Polícia Civil; Poder Judiciário; Ministério Público; Prefeitura; Sasc; Cras; Creas; Proerd; escolas das três redes de ensino; igrejas; e seguimentos da sociedade organizada realizaram no encerramento do projeto “Diga Não às Drogas”, uma palestra que aconteceu no anfiteatro do Defap, sobre drogas lícitas e ilícitas, com a participação do palestrante Ubiratan Borges Daniel, assistente social da Casa da Cidadania de Campo Grande.

 

 

Com o auditório superlotado o palestrante falou sobre dependência química e psicológica, e disse por que é tão difícil parar de usar drogas, e argumentou, “isto vem do registro do cérebro através de forte desejo ou compulsão”. Borges falou também sobre o sistema de recompensa, dopamina e dificuldade em controlar o consumo. Comentou ainda sobre as principais características da alteração da personalidade na dependência química e traçou exemplos sobre essas características. Esmiuçou os casos mais propensos. Neste aspecto falou sobre a herança genética, personalidade, ambiente social e período de adolescência.

 

 

O palestrante dimensionou sobre diversas drogas, heroína, cocaína, maconha, crack, êxtase, pasta-base e outras drogas ilícitas. Comentou sobre drogas lícitas, caso específico do álcool e cigarros. Falou sobre modelos de tratamento, sendo clínico e psiquiátrico. Ele afirmou, “o primeiro processo é o da desintoxicação, depois as terapias de apoio, além do caps A/D e grupos de autoajuda”, disse Borges. Falou ainda do grupo Alcoólicos Anônimos (AA), surgido em Ohio (EUA), em 1935.

 

 

O palestrante descreveu a codependência familiar, as fases, negação, depressão, negociação ou barganha, raiva e aceitação. “O período da raiva é profundamente lamentável, porque os pais passam a ter amor e ódio ao mesmo tempo e, às vezes acaba abandonando o filho dependente químico”, enfatizou. Ele comentou ainda, “a rua é o maior fator de risco, portanto é necessário distribuir funções especiais aos filhos para evitar o contato constante com as ruas e, acima de tudo revelar mais amor aos filhos”. O assistente social afirmou também, “Glória de Dourados realiza um trabalho exemplar, digno de elogios. Por isto eu parabenizo as autoridades constituídas e comprometidas nesta causa, pela ação magnífica e benévola”.

 

 

Finalizando, o palestrante cravou a frase do compositor e intérprete Renato Russo. “É preciso amar as pessoas como se não houvesse amanhã...”. Antes da palestra houve apresentações culturais do PETI; “Dose Mais Forte”, com o grupo teatral da IURD e das Glorinhas. Destacamos também, que no dia 26 de junho, Dia Mundial de Combate as Drogas, o Comad, Polícia Militar, CT, CMDCA entre outras entidades e seguimentos da sociedade realizaram blitz e panfletagens na Avenida Presidente Vargas, com as presenças do prefeito Arceno Athas Júnior, 1ª dama Mariângela Vieira Barbosa Athas, secretária do Comad, Marly Ardáia Fagundes entre outras autoridades municipais envolvidas no projeto “Diga Não às Drogas”.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

LUTO NO PAGODE
Morre Anderson Leonardo, vocalista do Molejo, vítima de câncer
Entretenimento
A 47ª Festa da Fogueira de Jateí promete um show inesquecível com Ana Castela - A Boiadeira
MAUS-TRATOS
Cachorros são resgatados dentro de caixa em bagageiro de ônibus
TRAGÉDIA
Mulher passa mal ao ver marido infartar e morre 30 minutos depois dele
SEM ATENDIMENTO
Grávida que morreu sem atendimento 'vomitou sangue pelo nariz e boca'

Mais Lidas

FOTOS: Ronald Regis e João Éric / Jornal O PantaneiroTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
Acidente entre caminhão e carro mata criança de 5 anos em MS
plantãoESTUPRADOR
Menina de 12 anos estuprada pelo padrasto disse que os dois estavam apaixonados
Entretenimento
A 47ª Festa da Fogueira de Jateí promete um show inesquecível com Ana Castela - A Boiadeira
DESPEDIDA
Morte precoce de mulher abala moradores de Mato Grosso do Sul
Itamar BuzzattaTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Motociclista foi arremessado, capacete soltou e pé foi decepado em acidente