Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
quarta, 16 de janeiro de 2019
SADER_FULL
Busca
ITALÍNEA
Brasil

Empresas têm 2 dias para aderir novo modelo rescisório do FGTS

30 Jul 2007 - 14h05
As empresas brasileiras têm apenas mais dois dias úteis para se enquadrarem no novo modelo rescisório do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). A partir do dia 01 de agosto o recolhimento do benefício será realizado somente eletronicamente, por meio da Guia de Recolhimento Rescisório do FGTS (GRRF), já disponível no site do banco, www.caixa.gov.br.
A nova sistemática dispõe de recursos tecnológicos avançados, que buscam eliminar a necessidade de manuseio dos dados e evitar qualquer inconsistência nos cálculos efetuados pelas empresas. O objetivo é diminuir custos e trabalho para as empresas e aumentar a rapidez do recebimento dos valores correspondentes pelo trabalhador, que passa a receber o benefício em até quatro dias úteis.
O aplicativo da GRRF permite às empresas solicitar o saldo rescisório do FGTS, calculando os valores a serem recolhidos (eliminando diferença no recolhimento), gerando um único documento para a quitação, podendo existir um ou mais trabalhadores por arquivo, mesmo com diferentes datas de afastamento, dentre outras funcionalidades.
Mensalmente cerca de 900 mil trabalhadores são beneficiados com o crédito de recolhimento rescisório efetuado por suas empresas. Do total pago por mês, aproximadamente 70% já está sendo realizado com a utilização da GRRF.
COMO FUNCIONA
O novo modelo rescisório consiste em um aplicativo, onde a inclusão dos dados pode ocorrer por meio de digitação ou por carga de arquivo gerado na folha de pagamento. Após a transmissão do arquivo rescisório pelo Conectividade Social, será gerada a GRRF para impressão e quitação nos bancos conveniados ou canais alternativos de atendimento (Internet Banking, Auto-Atendimento ou Lotéricos), de acordo com a disponibilização do serviço pelas instituições.
A comunicação de movimentação dos trabalhadores constantes do arquivo rescisório ocorre com o processamento dos dados pelas rotinas do FGTS.
O modelo novo foi divulgado pela Circular CAIXA n° 401/2007 (de 06/02/2007) e substituirá a Guia de Recolhimento Rescisório do FGTS e Contribuição Social (GRFC). As empresas que ainda não utilizam o aplicativo GRRF devem capturá-lo no site da CAIXA, no endereço www.caixa.gov.br/download, opção FGTS / GRRF - Aplicativo e Arquivos. As empresas que geram o arquivo com as informações dos trabalhadores do seu sistema de folha de pagamento devem verificar a necessidade de adequação ao Layout de Folha de Pagamento da GRRF disponível no mesmo endereço.
Para esclarecimento de dúvidas, os empregadores devem entrar em contato com a Central de Atendimento da CAIXA pelo telefone 0800 726 01 04.
TREINAMENTO
Desde 2005, a CAIXA vem orientando as empresas quanto à correta utilização do aplicativo cliente da GRRF, por meio de treinamentos e palestras realizados pelas Filiais do FGTS, com a entrega de material técnico para análise pelos interessados, culminando na exclusividade de sua utilização com o objetivo de trazer comodidade, agilidade e segurança ao processo de arrecadação rescisória do FGTS.
 
 
 
 
 
CEF

Deixe seu Comentário

Leia Também

TRAGÉDIA
“Tentei socorrer ele, mas não deu certo”: conta filho de motociclista levado por enxurrada
FURIA DA NATUREZA
Enxurrada derruba casa e provoca pânico e destruição
NOVELA GLOBAL
Gabriel e Valentina viram inimigos mortais em 'O sétimo guardião'
REALITY SHOW
BBB 19 começa hoje. Na Rocinha Casa de Darnrley vira "QG" de Torcida
POSSE DE ARMAS
Bolsonaro assina nesta terça-feira decreto que facilita posse de armas
HEROINA
Professora Helley, que salvou crianças de incêndio em Janaúba, é homenageada e dá nome a rodovia
FAMOSIDADES
Doente, José Mayer foi esquecido pela Globo e abandonado por ‘Amigos’
NOVA LEI
Motoristas condenados por contrabando vão perder a CNH por cinco anos
SUCATA
Jovem transforma pneus velhos em lindas caminhas para pets.
ENTRETENIMENTO
Com direito a uniforme e crachá, “cão frentista” viraliza e ganha milhares de fãs