Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
domingo, 17 de fevereiro de 2019
SADER_FULL
Busca
CANTINA BAH
Brasil

Empresa perde participação e consumidor já compra 71% dos carros no pa

2 Out 2010 - 07h45Por Folha

A expansão da oferta de crédito, os juros em queda e as promoções elevaram a participação dos consumidores nas vendas de automóveis de 62,9% do total em 2009 para 71,0% no acumulado deste ano até setembro.

Em 2008, a fatia da pessoa física não chegava nem à metade dos licenciamentos (45,4%), de acordo com os dados da Fenabrave (federação das concessionárias).

A ampliação da participação também foi contabilizada no emplacamento de comerciais leves, como picapes e utilitários, no qual a fatia dos consumidores atingiu 57,2%, ante 51,6% em 2009 e 38,7% no ano anterior.

Para o presidente da Fenabrave, Sergio Reze, o patamar de vendas para pessoas jurídicas (como as locadoras) --29% em automóveis entre janeiro e setembro-- ainda é alto. O empresário lembra ainda do desconto no IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) para as empresas. No Estado de São Paulo, por exemplo, a alíquota é de 4% do valor de venda do carro para automóveis flex e movidos à gasolina dos consumidores e 2% para locadoras.

"Há uma distorção. Defendo que, se houver vantagem, que seja para os 71% que sustentam o mercado. O chamado frotista já estabeleceu um negócio, independentemente do desconto", ressalta. Para ele, esse incentivo tributário para as pessoas jurídicas "pune o consumidor".

Segundo os dados da Fenabrave divulgados nesta sexta-feira, as vendas de veículos novos no país apresentaram expansão de 8,7% no acumulado dos nove primeiros meses deste ano, no confronto com o mesmo intervalo em 2009, batendo o recorde para o período com o emplacamento de 2,5 milhões de automóveis, comerciais leves, ônibus e caminhões.

Deixe seu Comentário

Leia Também

OUTROS 10 ESTADOS
Horário de verão termina à meia-noite; relógios devem ser atrasados em 1h
BARBÁRIE
Rosane Santiago Silveira, torturada e morta em sua própria casa
CARRO DE APLICATIVO
Mulher é estuprada após aceitar água e bala em carro de app
VIOLENCIA DOMESTICA
Enquanto Lírio Parisotto era condenado, Luiza Brunet discutia campanha contra violência doméstica
CANALHA
Criança de 4 anos é estuprada no próprio aniversário
HORARIO DE VERÃO
Atrase seu relógio! Horário de verão termina neste sábado(16)
CARCERE PRIVADO
Mulher é chicoteada com fio elétrico pelo marido
TRAGÉDIA NA FAMILIA
Lutador de MMA mata ex de 16 anos, tenta suicídio e morre horas depois em hospital
VIOLENCIA NO RIO
Menina de 11 anos é baleada e morta em Triagem; moradores protestam
DOENÇA GRAVE
Leiliane ganha acompanhamento médico após desastre com Boechat