Menu
LIMIT ACADEMIA
quinta, 24 de janeiro de 2019
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
CANTINA BAH
Brasil

Emprego em usinas sucroalcooleiras de MS triplica em 5 anos

20 Jul 2010 - 08h59Por Agora MS
Com taxa anual de criação de vagas de 56%, o setor sucroalcooleiro já emprega mais de nove mil em Mato Grosso do Sul. Segundo levantamento do economista da Fundação Social do Trabalho (Funsat), Áureo Torres, com base em dados do Ministério do Trabalho, as usinas de açúcar e álcool triplicaram as contratações em cinco anos: entre 2006 e maio de 2010, foram gerados mais de 6,7 mil postos de trabalho nos 20 empreendimentos pesquisados.

Segundo o presidente da Associação dos Produtores de Bioenergia de MS (Biosul), Roberto Hollanda, um dos palestrantes do Canasul 2010, cerca de mil trabalhadores serão capacitados até o fim deste ano. “Estamos fazendo um esforço de qualificação nas cidades onde existem usinas”, conta.

Esforço também para mudar uma ultrapassada imagem do setor: “Mato Grosso do Sul assinou compromisso nacional para melhoria da condição de trabalho na lavoura canavieira; hoje somos um dos estados mais mecanizados do País”.

As vagas estão abertas principalmente nas cidades de Dourados, Naviraí, Nova Andradina, Rio Brilhante, Sonora e Chapadão do Sul. No interior, os cursos de qualificação, na maioria das vezes bancados pela indústria, formam operadores de colheitadeira, borracheiros, soldadores e profissionais em outras 16 atividades, como a requisitada função de técnico de açúcar e álcool. “Temos 21 usinas e um projeto de criação em andamento, o emprego cresce à medida que o setor cresce”, avalia Hollanda.

Canasul 2010

O evento que reúne empresários, estudantes e profissionais do setor sucroalcooleiro chega à quarta edição com fôlego renovado pela aposta na cana para geração de energia. Fonte de energia limpa, a biomassa já produz o suficiente para abastecer um terço do Estado e deve suprir a demanda nos próximos anos. Saiba mais sobre essa e outras tendências do mercado no Canasul 2010, nos dias 16 e 17 de agosto, no Centro de Convenções Rubens Gil de Camilo, em Campo Grande.

Inscrições e informações até 10 de agosto no site WWW.opec-eventos.com.br/canasul.

Deixe seu Comentário

Leia Também

BBB 19
Vanderson é eliminado e vai prestar depoimentos sobre casos de agressão
INVESTIGAÇÃO
Mourão volta a dizer que é preciso investigar Flávio Bolsonaro e punir se for o caso
HEROI
Porteiro ganha homenagem: salvou criança de 3 anos que caiu na piscina (VIDEO)
FAMOSIDADES
Aos 67 anos, Amado Batista assume namoro com jovem de 19 anos de idade
LUTO - TV
Ator Caio Junqueira morre no Rio uma semana após acidente
ANJO DA GUARDA
Amigo dá lar a mulher que viveu 40 anos internada no HC
MAMATA
General corta contratinho de R$ 30 milhões para manter jornalistas no exterior
PERSISTÊNCIA
Filho de faxineira e porteiro passa em medicina no Paraná
RENOVAÇÃO LICENÇA
Extinção de mais 130 rádios comunitárias no Brasil deve alcançar emissora de Ponta Porã
CENAS FORTES
Vídeo flagra mulher sendo agredida por ex-marido com socos e chutes