Menu
LIMIT ACADEMIA
quarta, 26 de setembro de 2018
SADER_FULL
Busca
SICREDI_FATIMA
Brasil

Emprego em usinas sucroalcooleiras de MS triplica em 5 anos

20 Jul 2010 - 08h59Por Agora MS
Com taxa anual de criação de vagas de 56%, o setor sucroalcooleiro já emprega mais de nove mil em Mato Grosso do Sul. Segundo levantamento do economista da Fundação Social do Trabalho (Funsat), Áureo Torres, com base em dados do Ministério do Trabalho, as usinas de açúcar e álcool triplicaram as contratações em cinco anos: entre 2006 e maio de 2010, foram gerados mais de 6,7 mil postos de trabalho nos 20 empreendimentos pesquisados.

Segundo o presidente da Associação dos Produtores de Bioenergia de MS (Biosul), Roberto Hollanda, um dos palestrantes do Canasul 2010, cerca de mil trabalhadores serão capacitados até o fim deste ano. “Estamos fazendo um esforço de qualificação nas cidades onde existem usinas”, conta.

Esforço também para mudar uma ultrapassada imagem do setor: “Mato Grosso do Sul assinou compromisso nacional para melhoria da condição de trabalho na lavoura canavieira; hoje somos um dos estados mais mecanizados do País”.

As vagas estão abertas principalmente nas cidades de Dourados, Naviraí, Nova Andradina, Rio Brilhante, Sonora e Chapadão do Sul. No interior, os cursos de qualificação, na maioria das vezes bancados pela indústria, formam operadores de colheitadeira, borracheiros, soldadores e profissionais em outras 16 atividades, como a requisitada função de técnico de açúcar e álcool. “Temos 21 usinas e um projeto de criação em andamento, o emprego cresce à medida que o setor cresce”, avalia Hollanda.

Canasul 2010

O evento que reúne empresários, estudantes e profissionais do setor sucroalcooleiro chega à quarta edição com fôlego renovado pela aposta na cana para geração de energia. Fonte de energia limpa, a biomassa já produz o suficiente para abastecer um terço do Estado e deve suprir a demanda nos próximos anos. Saiba mais sobre essa e outras tendências do mercado no Canasul 2010, nos dias 16 e 17 de agosto, no Centro de Convenções Rubens Gil de Camilo, em Campo Grande.

Inscrições e informações até 10 de agosto no site WWW.opec-eventos.com.br/canasul.

Deixe seu Comentário

Leia Também

VEICULO ROUBADO
Carro roubado é arrastado por onibus; suspeito ficou gravemente ferido
AMEAÇAS
Marilia Mendonça Denuncia ameaças após aderir à campanha contra Bolsonaro
FATALIDADE
Adolescente sai para jogar futebol com amigos e morre afogado
NOVELA GLOBAL
Em 'Segundo sol', Maura fala sobre transar com homem: 'Detestei'
CORRIDA SUCESSÓRIA
Ibope mostra Bolsonaro estagnado com 28% e Haddad cresce 3 pontos e vai a 22%
FUTEBOL
Pela sexta vez Marta é eleita a melhor jogadora do mundo
FUGA FRACASSADA
Tentativa de fuga termina com agente de cadeia e detentos feridos
ASSASSINATO
Por quebrar "pacto de sangue" homem é assassinado juntamente com amigo
NOVELA GLOBAL
'Segundo sol': Mistérios sobre passado de Karola começam a ser revelados
CORRIDA PRESIDENCIAL
Haddad continua disparada em pesquisa do BTG e se consolida no 2º turno