Menu
LIMIT ACADEMIA
sexta, 24 de maio de 2019
SADER_FULL
Busca
AGÊNCIA BONITO THIAGO
Brasil

Embrapa promove cursos de manejo e produção de peixes

29 Ago 2007 - 11h05

O 1º Congresso Brasileiro de Produção de Peixes Nativos de Água Doce e o 1º Encontro de Piscicultores de Mato Grosso do Sul, que está sendo promovido pela Embrapa Agropecuária Oeste, em Dourados, começam a ministrar nesta quarta-feira cursos de manejo de produção de tilápia e catfish, gerenciamento de piscicultura e sistema de produção de pintado e pacu.

Ministrado pelo zootecnista José Américo Boscaine (Agraer-MS), o manejo de produção de tilápia vai mostrar os elementos principais para o desenvolvimento da espécie, como qualidade de água, manejo dos tanques, nutrição, criação em tanque-rede, dentre outros fatores. A tilápia é tida como uma espécie que suporta grandes variações de temperatura e tolera baixos teores de oxigênio dissolvido e já a partir dos seis meses de idade pode se reproduzir.

A produção de catfish será apresentada pelo pesquisador em aqüicultura Juan Ramon Esquivel Garcia. Aspectos anatômicos, reprodução, alevinagem, sistemas de cultivo e doenças serão abordados durante o curso. O catfish chegou ao Brasil em 1972 e instalou-se na região sul do país. Hoje, o custo de produção do catfish com 600g de peso vivo varia entre R$ 2,00 e 2,30/kg.

Pacu e pintado são outras espécies que terão seu sistema de produção explicado no Congresso. O técnico Alexandre Wakatsuki mostrará por que pintado e pacu estão entre as espécies nativas mais estudadas dos últimos tempos. O primeiro apreciado pelo mercado por apresentar baixo número de ‘espinhas’; e o segundo, por seu elevado valor comercial e fácil adaptação à alimentação artificial.

Piscicultura

Seja pacu, pintado, tilápia ou catfish, o produtor que deseja iniciar ou incrementar sua piscicultura precisa, primeiramente, saber gerenciá-la. Apesar de ser um mercado promissor, a aqüicultura exige um investimento alto, possíveis erros podem ser fatais. Agrônomo e especialista em aqüicultura, João Campos demonstrará aos participantes o negócio que é a piscicultura, com seus custos, trabalhos, capacitação, mercado, insumos e tudo mais que a envolve.



TV Morena

Deixe seu Comentário

Leia Também

CASA BOCA SUJA
morador instala placas com palavrões nos muros de casa
MACABRO
Mulher é encontrada morta ao lado de uma oferenda
AMOR AO PRÓXIMO
Acidentada e abandonada, idosa é adotada por mulher de 30 anos
TRISTEZA
Morre menina que teve o corpo queimado em tentativa de furto em oleoduto, em Duque de Caxias
CONCORRENCIA
Padre Fabio de Mello reclama de Bradesco na internet e é disputado por concorrentes
TRAGEDIA NO CHILE II
Morta com a família no Chile, jovem havia ganhado viagem de presente de 15 anos
MILIONARIO
Aposta de Aramina-SP fatura mais de R$ 11 milhões na Mega-Sena
TRAGÉDIA NO CHILE
Seis brasileiros são achados mortos em apartamento em Santiago, no Chile
BARBÁRIE
Mulher sobrevive a tentativa de feminicídio, mas fica tetraplégica
MAIOR PEDRA DO MUNDO
Homem de 51 anos passa por cirurgia e tem pedra de 1,3 Kg na bexiga