Menu
sexta, 29 de março de 2024
Busca
Busca
Brasil

Em visita ao Iraque, Bush diz ser possível diminuir tropas

3 Set 2007 - 15h45
Em visita-surpresa ao Iraque nesta segunda-feira, 3, o presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, disse que os líderes militares e diplomáticos americanos lhe disseram que o atual nível de segurança no país pode ser mantido com menos tropas se o sucesso continuar.

"O general Petraeus e o embaixador Crocker me falaram que se o tipo de sucesso que estamos vendo continuar, será possível manter o mesmo nível de segurança com menos forças norte-americanas", disse Bush.

Uma semana antes de membros do governo testemunharem diante do Congresso a respeito da situação do país árabe, Bush se reuniu com autoridades da área de segurança em um "conselho de guerra" dentro de uma base militar do Iraque.

O presidente americano, que deve entrar em choque com os congressistas favoráveis à retirada das forças americanas do Iraque, voou em segredo para a Base Aérea de Al Assad, na Província de Anbar, onde também se reuniu com o primeiro-ministro iraquiano, Nuri al-Maliki.

Bush viajou acompanhado da secretária de Estado americana, Condoleezza Rice, e de Steven Hadley, conselheiro nacional para a área de segurança dos EUA. O secretário de Defesa dos EUA, Robert Gates, chegou em um outro vôo.

Geoff Morrell, porta-voz do Pentágono, afirmou que Bush, Rice e Gates se reuniriam com os principais comandantes das forças americanas no Iraque, com dirigentes iraquianos (entre os quais Maliki) e com líderes tribais de Anbar. Antes considerada problemática, a província é citada hoje pelos americanos como uma história de sucesso da recente ampliação no número de soldados americanos enviados ao país.

"Esse verá o último grande encontro entre os conselheiros do presidente e os líderes iraquianos antes de o presidente adotar uma decisão sobre o futuro da política para o Iraque", afirmou Morrell a repórteres, a caminho da base aérea localizada em uma área desértica.

A decisão de reunir-se em Anbar é bastante simbólica. Uma viagem do tipo envolvendo Bush seria impensável meses atrás, quando a região estava entre as mais perigosas do Iraque para as forças americanas.

Mas uma rebelião realizada por tribos sunitas contra o grupo Al-Qaeda, também sunita, melhorou a situação da província, que agora deve ser mostrada como um indício de que a estratégia norte-americana para o país está funcionando.

 

Prestando contas

 

O comandante das forças dos EUA no Iraque, general David Petraeus, testemunhará diante do Congresso americano no dia 10 de setembro. Petraeus falará ao lado do embaixador no Iraque, Ryan Crocker.

 

Os dois devem oferecer dados sobre o impacto da decisão de Bush de enviar mais 30 mil soldados ao Iraque, elevando o contingente militar americano para um total de 160 mil militares.

 

O governo dos EUA viu-se instado a submeter, até o dia 15 de setembro, um outro relatório sobre a situação do Iraque.

 

Pressão

 

Bush vem sendo pressionado pela oposição democrata e por alguns republicanos favoráveis a retirada dos soldados americanos. Os EUA invadiram o país quatro anos atrás. Desde então, 3.700 soldados americanos foram mortos ali, junto com dezenas de milhares de iraquianos.

 

Os congressistas desejam que Bush mostre ao atual governo iraquiano, liderado pelos xiitas e atualmente em crise, que o comprometimento americano com o Iraque não é eterno.

 

Na sexta-feira, Bush apelou ao Congresso para que espere mais tempo antes de avaliar a situação política e militar do Iraque e adotar qualquer decisão sobre uma guerra cada vez mais impopular e responsável por manchar a imagem dos EUA no cenário internacional.

 

 

Estadão

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

PROTEÇÃO DO CARAMELO
Bebê de 1 ano foge e cachorro caramelo o protege durante resgate
FÁTIMA DO SUL E REGIÃO
Eleições Municipais de 2024: Prazo para regularização da situação eleitoral termina no mês de Maio
Aniversário
Celebração de amor e alegria: O primeiro aniversário do pequeno Nicolas! Um marco de amor em família
Saúde
Família pede ajuda para custear tratamentos médicos de criança com hidrocefalia em Campo Grande
Screenshot_2024 03 19 10 56 58 024_com.whatsapp edit 30/03
A Paróquia Nossa Sra. de Fátima, convida a população para Ceia de Páscoa com Jantar Dançante

Mais Lidas

GRAVE ACIDENTE
Acidente entre carros e caminhão deixa duas pessoas em estado grave na BR-163
Thiago Gaia tinha 36 anos e era morador de Dourados - Crédito: Reprodução / O Correio NewsIDENTIFICADO TRABALHADOR
Identificado o trabalhador que morreu afogado ele tinha 36 anos e era de MS
FÁTIMA DO SUL - MERCADO JULIFRAN
Confira as OFERTAS de PÁSCOA e sábado tem DIA 'J' no Mercado Julifran em Fátima do Sul
FÁTIMA DO SUL - JORGE MERCADO ATACAREJO
PÁSCOA é no Jorge Mercado Atacarejo, confira as OFERTAS desta quarta e quinta-feira em Fátima do Sul
FATIMASSULENSE PRECISANDO
Fatimassulense precisa dos doadores de sangue, veja com ajudar o amigo Arnaldo Nardon