Menu
quinta, 25 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

Em Maracaju, presos estão trabalhando fora do presídio

6 Jun 2007 - 04h50
Os detentos de Maracaju começaram nesta segunda feira a trabalhar nas ruas e setores públicos, na realização de limpeza e arborização. Eles fazem parte de um projeto pioneiro no Mato Grosso do Sul, através do Conselho da Comunidade, órgão ligado ao Fórum da Comarca de Maracaju, em parceria com a Prefeitura de Maracaju, Promotoria de Justiça, Comando da Polícia Militar de Maracaju e Câmara Municipal.

De acordo com o Juiz da comarca de Maracaju Dr Rubens Witzel Filho, no dia 31 de maio, o Conselho da Comunidade e Prefeitura de Maracaju assinaram convênio para implantação do projeto que tem como objetivo oportunizar ao preso condenado possibilidade de trabalhar fora das dependências do presídio.

Dr Rubens Mencionou que a iniciativa está sendo elaborada e planejada a mais de um ano, “somente agora depois de muito estudo colocamos em prática”. O detento que aceitar a participação terá a remuneração no valor de R$- 12,00 por dia trabalhado, além disto, em cada três dias efetivados de trabalho terá ainda a diminuição de um dia na sua pena. De acordo com convênio assinado pelo Conselho da Comunidade com o Município de Maracaju, terá duração de dezenove meses, o pagamento será efetuado pela Prefeitura, sob fiscalização do Conselho da Comunidade.

De acordo com o Presidente do Conselho da Comunidade Rodrigo Olegário a sociedade sempre cobrou esse tipo de atitude, “ou seja, uma ocupação para os presos, e isso somente está acontecendo devido ao trabalho em conjunto de todos os poderes constituídos... acredito que a aplicação correta deste projeto será um passo gigantesco para suprir esta necessidade que é de âmbito nacional

O prefeito Dr Maurílio Ferreira Azambuja mencionou ao site Maracaju.News que se o projeto alcançar a plenitude de seus objetivos, será um avanço para a segurança pública do país, “este trabalho em parceria é imprescindível para termos sucesso, temos a intenção maior de valorização do ser humano, tirá-lo da margem da sociedade e inseri-lo com dignidade a nossa comunidade”. Dr Maurílio mencionou também as condições precárias que a maioria dos presídios do Brasil encontram-se “sabemos do problema das superlotações e das condições adversas que os presos se sujeitam no cumprimento das sanções, acredito que estando nas ruas trabalhando, o tempo vai passar mais rápido, além de acelerar a sua saída da cadeia, ainda terá um salário para contribuir com a sua dignidade e de seus familiares” concluiu Dr Maurílio

A promotora de Justiça Eni Maria Diniz relatou que este é um momento impar na história do Estado e também do País “a dificuldade de colocar um preso para trabalhar é imensa, por isso o que está sendo feito aqui em Maracaju e de uma magnitude sem igual, essa, sem dúvida, é uma forma de combater a marginalidade, o que sempre foi cobrado por nossa sociedade. Teremos dificuldades no começo, mas com certeza, unidos, vamos superar os problemas, parabéns a todos que encamparam essa idéia, sair do papel, ir para a prática. Com toda certeza os resultados serão proveitosos”.



Em entrevista ao Maracaju.News, o Juiz da Comarca Rubens Witzel Filho relatou que está trabalhando com a idéia do sucesso do projeto, “claro que não vamos descartar nada, tudo foi levado em consideração e hoje só é possível a conclusão dessa idéia graças a união dos poderes, sem um deles, isso não seria possível, todos estão imbuídos do mesmo objetivo, colocar em prática uma forma de ocupar o preso e ao mesmo tempo ele ser remunerado, sem causar danos a sociedade e sem colocar em perigo a população, por isso a certeza de sucesso”.

O Comandante da Polícia Militar de Maracaju, Cel. César Arar comentou que este é um sonho antigo da PM, “buscamos durante um ano esses parceiros, hoje é uma realidade, a população pode ficar tranqüila, os presos vão trabalhar nas ruas, estarão uniformizados, e com algemas nos pés e com a Polícia Militar fazendo a escolta ou seja não haverá perigo algum, além disso, vários já disseram que querem fazer parte do projeto, estarão na rua trabalhando, ganhando e diminuindo suas penas, ajudando suas famílias, vão se sentir útil, por esse motivos é que acreditamos no sucesso”

De início estão participando dois presos de Maracaju, que estão realizando a limpeza, urbanização das ruas do município, que de acordo com o comando da PM em Maracaju, hoje para iniciar o projeto a Polícia Militar de Maracaju têm condições plenas de escoltar e fiscalizar até cinco detentos.
 
 
 

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

SEM ATENDIMENTO
Grávida que morreu sem atendimento 'vomitou sangue pelo nariz e boca'
VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio

Mais Lidas

FOTO: BLOG FAVO DE MELFÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul com tristeza se despede do querido amigo Mirão, família informa sobre velório
DESPEDIDA
Morte precoce de mulher abala moradores de Mato Grosso do Sul
Entretenimento
Encontro Nacional de Violeiros do MS acontece neste fim de semana em Vicentina, veja a programação
FOTO: MÍDIA MAXFEMINICÍDIO EM MS
'Matei porque era prostituta': Homem deu 30 facadas em mulher e passou 3 dias com corpo em MS
Sidney Assis, de CoximTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Acidente mata mãe e filho