Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
quarta, 24 de julho de 2019
LIMIT ACADEMIA
Busca
AGÊNCIA BONITO THIAGO
Brasil

Em cerca de 14 horas de resgate, 17 mineiros já foram salvos no Chile

13 Out 2010 - 14h42Por Folha Online

O resgate dos 33 trabalhadores que estavam isolados na mina San José, em Copiapó, já dura cerca de 14 horas, e as equipes já conseguiram resgatar com sucesso 17 mineiros. Florencio Ávalos foi o primeiro mineiro a sair da mina, à 0h11. Uma hora depois, por volta da 1h05, Mario Sepúlveda foi resgatado da mina.

Mario Gómez, 63, o mais velho do grupo, foi o 9º a ser tirado da mina. Sua subida foi cercada de cuidados devido à sua condição de saúde, considerada mais delicada.

O 17º resgatado foi Omar Reygadas Omar Reygadas, de 56 anos, que é eletricista e casado. Líder do grupo Refúgio, um dos três formados pelos mineiros ainda na mina, ele havia começado a trabalhar na mina poucos dias antes do desabamento do dia 5 de agosto.

O 16º mineiro a sair do local foi Daniel Herrera, 27, que chegou à superfície na cápsula Fênix. Motorista de caminhão na mina, ele é casado. Sua mãe, Alicia Campos, disse que prometeu não chorar quando conseguiu falar com o filho preso lá embaixo. "Não cedi até que disse tchau, meu filhinho", contou.

Antes de Herrera, Víctor Segovia, eletricista de 48 anos, foi resgatado pelas equipes. Casado, ele é o encarregado de registrar por escrito tudo o que acontece dentro da mina.

O mecânico automotivo Víctor Zamora, de 33 anos, foi o 14º resgatado. Preso na mina, ele recebeu a confirmação de que sua mulher, Jéssica Cortez, está grávida. Carlos Barrios, 27 anos, que é solteiro, foi o 13º. Seu pai, Antenor Barrios, disse após a primeira conversa: "Encontrei-o com forças e vontade. Uma voz forte e clara. Me emocionei."

Edison Peña, que tem 34 anos e é solteiro, foi o 12º na lista. Na primeira gravação, ele expressou seu desespero ao dizer: "Quero sair logo".

O presidente do Chile, Sebastián Piñera, afirmou nesta quarta-feira que as equipes de resgate dos 33 mineiros presos após o desabamento da mina de San José, em 5 de agosto, aumentaram a velocidade das operações. A expectativa é que o último mineiro preso deixe o local ainda hoje.

Segundo Piñera, a velocidade inicial de um mineiro resgatado a cada hora foi aumentara para três mineiros a cada duas horas.

MORALES

O presidente da Bolívia, Evo Morales, que chegou ao local da mina hoje pela manhã e acompanhou dois resgates, se encontrou com Mamani e agradeceu ao Chile e a Piñera pelo "grande esforço" realizado para salvar os 33 mineiros.

Morales, que chegou ao local da mina nesta quarta-feira, fez ainda um agradecimento aos 32 mineiros chilenos que acompanharam o único boliviano preso na mina, Carlos Mamani, 23, o quarto a ser resgatado.

"Muito obrigado, mineiros chilenos que cuidaram do meu irmão. A Bolívia jamais se esquecerá deste esforço."

O presidente se encontrou com Mamani e pretende retornar ainda hoje à Bolívia com o conterrâneo, mas essa possibilidade ainda dependerá de avaliações médicas.

O presidente chileno, por sua vez, disse que Mamani recebeu cuidados "como um dos nossos" e voltou a exaltar os trabalhos que permitiram o resgate dos mineiros. Para Piñera, o Chile deu "um grande exemplo ao mundo".

"A grande riqueza do Chile não é o cobre, são os mineiros", afirmou.

LULA

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva telefonou nesta quarta-feira para o presidente do Chile, Sebastián Piñera, para elogiar o trabalho do governo e do povo chileno no resgate dos mineiros presos há 69 dias em uma mina com profundidade de 633 metros.

"Quero parabenizar pelo extraordinário trabalho realizado", afirmou o brasileiro.

"Presidente Lula, agradeço muito suas palavras, agradeço muito suas felicitações em nome de todos os chilenos", declarou Piñera na conversa transmitida pela televisão local e reproduzida por emissoras do mundo todo. "Estamos vivendo um dia desses que não se esquecem nunca mais em nossas vidas, de emoção, de alegria, de esperança, de força, de companheirismo, de fé", continuou o mandatário chileno.

"Estamos o aguardando no Chile, um abraço muito grande, o maior abraço do mundo", disse ainda Piñera a Lula na conversa por telefone, agradecendo pela solidariedade do povo brasileiro.

Lula disse ainda ao colega chileno que ele deve estar seguro de que todos estão muito orgulhosos da atuação do governo, trabalhadores e técnicos envolvidos no resgate.

Piñera passou o telefone para o presidente da Bolívia, Evo Morales, falar com o brasileiro.

"Cuide bem de seu mineiro", disse Lula a Morales.

Deixe seu Comentário

Leia Também

CAMPO BELO RESORT - PACOTE DIA DOS PAIS
Confira o PACOTE do Dia dos Pais em um resort incrível, o Campo Belo Resort
LUTO NO ESPORTE
Aos 78 anos, morre em São Paulo o jornalista esportivo Juarez Soares
CRIMINOSO FRIO
Padrasto dá detalhes de como estuprou e matou enteada de nove anos
LUTO NA EDUCAÇÃO
Aos 51 anos professora sofre infarto fulminante em sala de aula
ASSASSINATO
Jovem é morta a tiros dentro de casa na frente dos filhos de 6 e 8 anos em MT
ABONO SALARIAL
Mais de 290 mil têm direito a sacar o PIS calendário 2019/2020 em MS
DOENÇA DO SÉCULO
Jovem que se jogou da ponte foi encontrado por pescador
MUITO TRISTE
Adolescente perde luta para o câncer e comove toda cidade
TRAGÉDIA
Neto de empresário de transportes morre atropelado por funcionário
CRUELDADE
Criança que estava desaparecida é encontrada morta. Padrasto confessou o crime