Menu
SADER_FULL
quinta, 21 de fevereiro de 2019
LIMIT ACADEMIA
Busca
ITALÍNEA
Brasil

Eleitores podem conhecer candidatos no site do TSE

19 Jul 2010 - 17h34Por Portal da Educação

A partir desse mês, já está disponível no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) o link Divulgação de Candidaturas - DivulgaCand2010. Todas as informações sobre os políticos que apresentaram pedido de registro de candidatura para concorrer às eleições de 2010 podem ser consultados pelos eleitores. Os candidatos vão disputar este ano os cargos de Presidente e Vice-presidente da República, Governador e Vice-governador de Estado, Senador, Deputado Federal e Deputado Estadual ou Distrital.

Na página do DivulgaCand2010, os eleitores, os meios de comunicação e demais interessados podem ter acesso à declaração de bens e às certidões criminais apresentadas pelo candidato. Além disso, os eleitores podem obter no link dados pessoais (nome completo, data de nascimento, estado civil, naturalidade, ocupação, grau de instrução, etc.) e partidários (legenda, coligação, situação do pedido de registro, entre outros) do candidato.

Como esse ano, as eleições gerais são para cargos estaduais e federais, os candidatos podem conferir essas informações, dos pedidos de registro de candidatos a Presidente e Vice-presidente da República no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e os de candidatos a Governador e Vice-governador de Estado, Senador e respectivos suplentes, Deputado Federal, Deputado Estadual ou Distrital no respectivo Tribunal Regional Eleitoral (TRE).

Segundo o advogado Carlos Eduardo Gomes de Figueiredo, tutor do Portal Educação, esse recurso é uma fonte importante de informações mais particularizadas que os eleitores podem analisar, sendo que somente o horário político, às vezes, é pouco para melhor avaliar todos que se apresentam. “O sufrágio é um ato democrático, formal e que exige a participação responsável de todo cidadão brasileiro que possa eleger, assim, quanto mais informações sobre os candidatos são bem-vindas sempre”, salienta o advogado.

Deixe seu Comentário

Leia Também

VIOLENCIA DOMESTICA
Reconstrução de rosto de mulher espancada na Barra vai durar seis meses, diz médico
REFORMA DA PREVIDÊNCIA
Aposentadoria é para viver, não para receber só à beira da morte
CHANTAGEM
Ladrões invadem estabelecimentos, obrigam funcionárias a tirarem a roupa, filmam e extorquem vítimas
FORAGIDO
Atirador invade escritório de advocacia e mata duas pessoas
BBB 19
Rízia chora por estar acorrentada: 'Vontade de desistir'
LARANJADA
Deputados do PSOL distribuem laranjas na chegada de Bolsonaro à Câmara
AMOR A PROFISSÃO
Pedreira caprichosa viraliza com trabalho detalhista e ganha novos clientes
FÁTIMA DO SUL - O BOTICÁRIO
O Boticário apresenta Quasar Brave, venha conferir no O Boticário em Fátima do Sul
SUPERAÇÃO
Jovem que morou 5 anos nas ruas se forma em Direito
FENÔMENO
Maior superlua de 2019 iluminará o céu nesta terça, 19