Menu
quinta, 28 de março de 2024
Busca
Busca
Brasil

Eleição é “tudo ou nada” na carreira política de Zeca do PT

2 Jun 2010 - 13h55Por Conjuntura Online

O ex-governador Zeca do PT deve dar a largada domingo durante encontro de seu partido, em Campo Grande, rumo ao seu projeto político que é governar Mato Grosso do Sul pela terceira vez, mesmo ciente de que deve enfrentar o “tudo ou nada” em sua carreira política.

Zeca do PT decidiu ir para o confronto com o governador André Puccinelli (PMDB), em pré-campanha à reeleição, sabendo de suas limitações, sobretudo, que não tem o aval das principais lideranças políticas do PT, como do presidente Lula e da ex-ministra Dilma Rousseff, pré-candidata do partido à sucessão presidencial.

Apesar do clima de entusiasmo para o encontro do fim de semana, até mesmo lideranças locais preferem fazer campanha distante do ex-governador, como é o caso do senador Delcídio do Amaral, com quem Zeca do PT se desentendeu na campanha anterior.

Para analistas, o líder petista corre risco de antecipar sua aposentadoria caso saia derrotado do pleito em outubro para André Puccinelli, que no momento lidera as pesquisas de intenções de voto rumo ao seu caminho de volta ao Parque dos Poderes.

Além da popularidade de Lula e do crescimento momentâneo de Dilma nas pesquisas, Zeca do PT aposta na guerra judicial na tentativa de minar a candidatura de seu principal adversário.

Tanto é que a bancada do PT na Assembléia Legislativa está sendo orientada a investir pesado em ações contra o governador, acusando-o de propaganda antecipada e uso a máquina administrativa.

Os petistas também já usam como mote de campanha o perfil “linha-dura”, o comportamento do governador, pelo seu conhecido temperamento explosivo. Foi assim nos cinco encontros que o PT promoveu no interior do Estado.

Outra estratégia dos líderes petistas durante a campanha eleitoral é “centrar fogo” no palanque do rival, tentando passar para o eleitor que André Puccinelli investiu no Estado menos que Zeca do PT ao longo de seu mandato. 

Eles creditam o volume de obras executadas no Estado ao governo do presidente Lula com recursos do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento). 

O que mais pesa contra o petista é o fato de estar respondendo por ações na Justiça por prática de desvio de dinheiro público ao longo de seus dois mandatos como governador do Estado. 

Há dias, o STJ (Superior Tribunal de Justiça) negou recurso especial impetrado por Zeca do PT, que tentava barrar a denúncia do MPE (Ministério Público Estadual), em que figura como réu no processo que ficou conhecido como “farra da publicidade”, acusado de improbidade administrativa.

Vice

O ex-governador prometeu anunciar o vice em sua chapa após o encontro de domingo. Embora sem citar nomes, ele confirmou que seu companheiro de palanque sairá de um partido de Dourados, segundo maior colégio eleitoral de Mato Grosso do Sul.

O nome do vice da chapa petista sairá do PP, PSB ou PV, conforme assegurou Zeca do PT.

A estratégia do ex-governador de escolher um douradense para compor sua chapa é tentar reverter o quadro eleitoral desfavorável, se fortalecendo no maior colégio eleitoral do interior do Estado, já que André Puccinelli indicou como vice a ex-prefeita de Três Lagoas, Simone Tebet (PMDB).

Principal adversário do governador na corrida rumo ao Parque dos Poderes, Zeca do PT terá ainda como companheiros de chapa disputando o Senado, Delcídio e o deputado federal Dagoberto Nogueira (PDT).

Além do PDT, o líder petista trabalha forte visando atrair para o seu leque de aliança outras legendas, como o PSB, que ainda está indefinido quanto ao candidato ao governo estadual, e o PCdoB.

 

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

FÁTIMA DO SUL E REGIÃO
Eleições Municipais de 2024: Prazo para regularização da situação eleitoral termina no mês de Maio
Aniversário
Celebração de amor e alegria: O primeiro aniversário do pequeno Nicolas! Um marco de amor em família
Saúde
Família pede ajuda para custear tratamentos médicos de criança com hidrocefalia em Campo Grande
Screenshot_2024 03 19 10 56 58 024_com.whatsapp edit 30/03
A Paróquia Nossa Sra. de Fátima, convida a população para Ceia de Páscoa com Jantar Dançante
PLANTÃO TRAGÉDIA
Bebê morre ao ser esquecido dentro do carro no calor de 30°C

Mais Lidas

FATIMASSULENSE PRECISANDO
Fatimassulense precisa dos doadores de sangue, veja com ajudar o amigo Arnaldo Nardon
Lucineia possui uma tatuagem no ombro esquerdo do antebraço - Crédito: Arquivo pessoalCOMPARTILHEMMMM
Desaparecida há mais de 01 ano, família busca pelo paradeiro de Lucineia; COMPARTILHEMMM
GRAVE ACIDENTE
Acidente entre carros e caminhão deixa duas pessoas em estado grave na BR-163
FÁTIMA DO SUL - MERCADO JULIFRAN
Confira as OFERTAS de PÁSCOA e sábado tem DIA 'J' no Mercado Julifran em Fátima do Sul
Motociclista passou direto a rotatória; Fotos: Leandro HolsbachIDENTIFICADO
Identificado o jovem que morreu após bater moto em poste de energia, ele tinha 29 anos