Menu
SADER_FULL
terça, 23 de abril de 2019
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
AGÊNCIA BONITO THIAGO
Brasil

Educação disponibiliza 32 cursos profissionalizantes em 16 municípios

31 Mai 2010 - 14h19Por MS Notícias

Com a política de prioridade da educação e os investimentos na melhoria da estrutura física das escolas, entrega de kits escolares e elevação salarial do magistério, o governo do Estado também investe em educação profissionalizante. Hoje, existem 32 cursos em 23 escolas, distribuídos em 16 municípios.

A educação profissional técnica de nível médio possibilita a preparação dos educandos para a inserção no mundo do trabalho e contribui para a elevação dos níveis de escolarização da população, por meio de cursos de integram educação, trabalho, ciência e tecnologia.

São cursos de técnico agrícola, eletrônica, eletrotécnica, informática, açúcar e álcool, cozinha, marketing, eventos, entre outros. Estes cursos visam também atender à demanda local de mão-de-obra e suprir a carência do mercado com profissionais especializados.

Os cursos foram articulados após consultas à Secretaria de Estado de Produção e Turismo (Seprotur), Fundação do Trabalho e Qualificação Profissional (Funtrab) e Secretaria de Meio Ambiente, do Planejamento, da Ciência e Teconologia (Semac). O governo também fez parcerias com as prefeituras de Amambai, Ivinhema e Nova Alvorada do Sul.

Na Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio, a Secretaria de Estado de Educação implantou em sete municípios Cursos Técnicos de Nível Médio integrados oferecidos somente a quem já tenha concluído o ensino fundamental, sendo o curso planejado de modo a conduzir o aluno à habilitação profissional técnica de nível médio, na mesma instituição de ensino. Estes cursos estão sendo oferecidos em Amambai, EE Coronel Felipe de Brum (Informática) e EE Vespasiano Martins (Agropecuária); em Bela Vista, EE Castelo Branco (Informática); em Campo Grande, EE Arlindo de Andrade Gomes (Informática e Redes de computadores), EE Waldemir Barros da Silva (Informática); em Dourados, EE Castro Alves (Agropecuária) e EE Presidente Vargas (Administração Marketing); em Iguatemi, EE Marcilio Augusto Pinto (Informática); em Ivinhema, EE Reynaldo Massi (Agropecuária) e em Paranaíba, na EE Aracilda Cícero Correa da Costa (Informática).

 Na Educação Profissional Técnica de Nível Médio, a SED abriu cursos técnicos destinados a alunos que concluíram o ensino médio ou que estejam cursando esta etapa de ensino. São oferecidos nos seguintes locais: Bonito, EE Luiz da Costa Falcão (Informática); Caarapó, EE Prof.ª Cleuza Aparecida Vargas Galhardo (Açúcar e Álcool); Campo Grande, Centro de Educação Profissional Ezequiel Ferreira Lima (Cozinha, Eletrotécnica, Hospedagem, Biblioteconomia e Recursos Humanos), EE Prof.ª Maria de Lourdes Widal Roma (Recursos Humanos); Coronel Sapucaia, EE Eneil Vargas (Informática); Coxim, EE Prof.ª Clarice Rondon dos Santos (Comércio); Dourados, EE Presidente Vargas (Biblioteconomia); Nova Alvorada do Sul, EE Antônio Coelho (Agricultura); Nova Andradina, EE Prof.ª Nair Palácio de Souza (Marketing e Comércio); Ponta Porã, EE Adê Marques (Manutenção e Suporte em Informática); Sonora, EE Cmte. Maurício Coutinho Dutra (Agronegócio) e em Três Lagoas, EE Prof. João Magiano Pinto (Manutenção e Suporte em Informática e Técnico em informática).

O Programa de Integração da Educação Profissional com Educação Básica na Modalidade da Educação de Jovens e Adultos (Proeja), em parceria com o governo federal, oferece Cursos Técnicos de Nível Médio integrados com a escolarização para jovens e adultos, destinados aos egressos do Ensino Fundamental que não possuem o Ensino Médio e que desejam, ainda, tornar-se um técnico. Os cursos do Proeja implantados são em Campo Grande, no Centro de Educação Profissional Ezequiel Ferreira Lima (Eletrônica e Eventos) e na EE de Ed. Básica e Ed. Profissional Padre João Greiner (Comércio).


Deixe seu Comentário

Leia Também

CRÔNICA DA SEMANA
CRÔNICA DA SEMANA: 'Precisamos redescobrir o Brasil', por Luciano Gazola
CRUELDADE
Criança tinha o pênis amarrado com elástico e era torturada pelo pai e a madrasta
MORTE TRÁGICA
Adolescente de 13 anos morre após sofrer queda de bicicleta
ESTAVA FORAGIDO
Homem que matou esposa na Sexta-feira Santa morre em acidente 03 dias depois
FEMINICIDIO
Advogada é assassinada a facadas por marido após discussão
100 LUZ
Giselle Itié lamenta a morte de outro ex-namorado em apenas três meses
CENSURADO
Video com ataques de Olavo a Militares é excluido das Redes de Bolsonaro
DOENÇA DO SÉCULO
Yasmim Gabrielle, do ‘Programa Raul Gil’, se suicida após depressão
FATALIDADE
Bebê morre após ser esquecida pelo pai por três horas dentro do carro
IRRESPONSABILIDADE
Bebê de 1 aninho entra em coma alcoólico após pai dar cachaça com refrigerante