SUCURI_MEGA
FatimaNews - Notícias de Fátima do Sul e região
Fátima do Sul, 20 de fevereiro de 2018
UNIPAR_468
RIO_DOURADOS
31 de maio de 2010 14h19

Educação disponibiliza 32 cursos profissionalizantes em 16 municípios

MS Notícias

Com a política de prioridade da educação e os investimentos na melhoria da estrutura física das escolas, entrega de kits escolares e elevação salarial do magistério, o governo do Estado também investe em educação profissionalizante. Hoje, existem 32 cursos em 23 escolas, distribuídos em 16 municípios.

A educação profissional técnica de nível médio possibilita a preparação dos educandos para a inserção no mundo do trabalho e contribui para a elevação dos níveis de escolarização da população, por meio de cursos de integram educação, trabalho, ciência e tecnologia.

São cursos de técnico agrícola, eletrônica, eletrotécnica, informática, açúcar e álcool, cozinha, marketing, eventos, entre outros. Estes cursos visam também atender à demanda local de mão-de-obra e suprir a carência do mercado com profissionais especializados.

Os cursos foram articulados após consultas à Secretaria de Estado de Produção e Turismo (Seprotur), Fundação do Trabalho e Qualificação Profissional (Funtrab) e Secretaria de Meio Ambiente, do Planejamento, da Ciência e Teconologia (Semac). O governo também fez parcerias com as prefeituras de Amambai, Ivinhema e Nova Alvorada do Sul.

Na Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio, a Secretaria de Estado de Educação implantou em sete municípios Cursos Técnicos de Nível Médio integrados oferecidos somente a quem já tenha concluído o ensino fundamental, sendo o curso planejado de modo a conduzir o aluno à habilitação profissional técnica de nível médio, na mesma instituição de ensino. Estes cursos estão sendo oferecidos em Amambai, EE Coronel Felipe de Brum (Informática) e EE Vespasiano Martins (Agropecuária); em Bela Vista, EE Castelo Branco (Informática); em Campo Grande, EE Arlindo de Andrade Gomes (Informática e Redes de computadores), EE Waldemir Barros da Silva (Informática); em Dourados, EE Castro Alves (Agropecuária) e EE Presidente Vargas (Administração Marketing); em Iguatemi, EE Marcilio Augusto Pinto (Informática); em Ivinhema, EE Reynaldo Massi (Agropecuária) e em Paranaíba, na EE Aracilda Cícero Correa da Costa (Informática).

 Na Educação Profissional Técnica de Nível Médio, a SED abriu cursos técnicos destinados a alunos que concluíram o ensino médio ou que estejam cursando esta etapa de ensino. São oferecidos nos seguintes locais: Bonito, EE Luiz da Costa Falcão (Informática); Caarapó, EE Prof.ª Cleuza Aparecida Vargas Galhardo (Açúcar e Álcool); Campo Grande, Centro de Educação Profissional Ezequiel Ferreira Lima (Cozinha, Eletrotécnica, Hospedagem, Biblioteconomia e Recursos Humanos), EE Prof.ª Maria de Lourdes Widal Roma (Recursos Humanos); Coronel Sapucaia, EE Eneil Vargas (Informática); Coxim, EE Prof.ª Clarice Rondon dos Santos (Comércio); Dourados, EE Presidente Vargas (Biblioteconomia); Nova Alvorada do Sul, EE Antônio Coelho (Agricultura); Nova Andradina, EE Prof.ª Nair Palácio de Souza (Marketing e Comércio); Ponta Porã, EE Adê Marques (Manutenção e Suporte em Informática); Sonora, EE Cmte. Maurício Coutinho Dutra (Agronegócio) e em Três Lagoas, EE Prof. João Magiano Pinto (Manutenção e Suporte em Informática e Técnico em informática).

O Programa de Integração da Educação Profissional com Educação Básica na Modalidade da Educação de Jovens e Adultos (Proeja), em parceria com o governo federal, oferece Cursos Técnicos de Nível Médio integrados com a escolarização para jovens e adultos, destinados aos egressos do Ensino Fundamental que não possuem o Ensino Médio e que desejam, ainda, tornar-se um técnico. Os cursos do Proeja implantados são em Campo Grande, no Centro de Educação Profissional Ezequiel Ferreira Lima (Eletrônica e Eventos) e na EE de Ed. Básica e Ed. Profissional Padre João Greiner (Comércio).


Comentários
Veja Também
LOJA_02
Nossa_Lojas
FARMÁCIA_CENTROFARMA_300
Últimas Notícias
  
pupa
Eventos
dothCom © Copyright FatimaNews - Todos os Direitos Reservados.