Menu
terça, 23 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

Educação de Jateí quer alunos conhecendo o Legislativo

10 Abr 2007 - 10h16

O secretário municipal de educação de Jateí, professor João Paulo Lacerda, por determinação do prefeito Eraldo Jorge Leite (PSDB), manteve conversa com o presidente do legislativo de Jateí, vereador Carlos Alberto Jorge Leite, na semana passada, com a finalidade de colocar em prática mais um projeto da pasta. O conteúdo da conversa, conforme disse o secretário, foi a possibilidade de os alunos dos anos finais do ensino fundamental da escola municipal rural, visitarem o poder legislativo do município e conhecerem o funcionamento do mesmo, além das atribuições e responsabilidades inerentes ao vereador.

 

A idéia partiu do próprio secretário que entendeu que os alunos em formação escolar devem saber o que é, como funciona a câmara, e qual o papel do vereador na sociedade. O presidente do legislativo aprovou a iniciativa e colocou-se a disposição para o desenvolvimento do projeto, que deverá ter a participação de todos os vereadores da atual legislatura, além de assessores do legislativo.

 

Pelo projeto, os alunos da escola rural “Jovelino Celestino dos Santos”, no assentamento, especificamente os matriculados nos anos finais do ensino fundamental, farão uma visita à câmara de vereadores, sendo recepcionados pelo presidente e demais vereadores. Na ocasião, conhecerão as dependências físicas do prédio e como funciona o poder. No mesmo dia, terão palestras proferidas pelos próprios vereadores sobre como se desenvolve uma sessão, e quais são os deveres, obrigações, atribuições, direitos e prerrogativas do vereador do município, com enfoque na relação entre os poderes legislativo e executivo.

 

Segundo João Paulo, é necessário que os alunos entendam desde cedo, quais são as verdadeiras atribuições do vereador, para que a partir do momento que começarem a exercer o poder de voto, possam escolher bem os membros da edilidade, cobrando trabalho. “Queremos formar cidadãos participativos da vida social”, disse Lacerda.

 

Na primeira fase do projeto, conforme disse o secretário, serão abrangidos somente os alunos dos anos finais do ensino fundamental da escola municipal rural, mas, que posteriormente, dependendo do desenrolar das atividades, o projeto será estendido aos demais alunos da unidade escolar e das escolas estaduais da sede e do distrito.

 

 A comunidade escolar das unidades municipais de ensino já desenvolve os projetos de educação ambiental e devem ter início ainda no próximo mês, o projeto de resgate da história nas escolas, tanto da rede municipal como estadual.

 

 

 

 

Fátima News

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda

Mais Lidas

MEGA-SENA - Foto: Tânia Rego/ Agência BrasilSORTUDOS DE MS
Sortudos de MS faturam R$ 202,8 mil na quina da Mega-Sena; DEODÁPOLIS e mais 13 cidades na lista
José Braga tinha 77 anos de idade - (Foto: Rede social)LUTO
Morre José Braga, ex-vereador em Dourados e Fátima do Sul
ASSASSINATO
Mulher morta com 30 facadas desistiu de programa por achar assassino 'muito feio' em MS
FEMINICÍDIO
Família se despede de Andressa em velório após ser atropelado por marido
FOTO: BLOG FAVO DE MELFÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul com tristeza se despede do querido amigo Mirão, família informa sobre velório