Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
sexta, 22 de fevereiro de 2019
LIMIT ACADEMIA
Busca
CANTINA BAH
Brasil

Educação de Caarapó discute aprimoramento técnico

17 Abr 2007 - 14h44

A Secretaria de Educação e Esportes de Caarapó está desenvolvendo uma série de discussões técnicas para aprimorar o sistema de gestão da educação municipal e criar mecanismos que permitam a implementação de políticas direcionadas ao setor. Os resultados estão sendo consignados em projetos de lei encaminhados ao Poder Legislativo para apreciação.

 

Desde 2005, as ações estão sendo direcionadas para a promoção e busca dessa qualidade e, no mês de dezembro de 2006, foi entregue para avaliação na Câmara de Vereadores o Projeto de Lei do Plano Municipal de Educação, que visa nortear os trabalhos na área da Educação pelos próximos 10 anos, com diretrizes e metas planejadas através de processo que teve a participação de toda a comunidade escolar, inclusive a de usuários.

 

A partir das discussões que foram realizadas para formalização do Projeto de Lei que trata sobre a legalização do Plano Municipal de Educação, foram detectadas outras necessidades também urgentes, e daí surgiram novas ações que estão sendo viabilizadas desde aquela época. Uma delas é a criação, através de Projeto de Lei, do Sistema Municipal de Ensino, que dá autonomia à Secretaria Municipal de Educação e Esportes nas decisões que atualmente são de responsabilidade da Secretaria Estadual de Educação.

 

Outro projeto trata da criação do Conselho Municipal de Educação, que tem por finalidade e competência exercer as funções normativas, deliberativas, consultivas e avaliativas referentes à educação, que facilitará a ação da Secretaria Municipal de Educação quanto ao seu poder de decisão. Com a atuação do conselho, será agilizado todo o processo, pois ele estará inserido na realidade, próximo aos gestores e usuários.

 

Ambos os Projetos de Lei foram encaminhados no início deste ano para apreciação dos vereadores e encontram-se em fase final de discussão para posterior aprovação.

 

Atualmente, a Secretaria de Educação, em parceria com a Assessoria Jurídica Municipal, está em fase final de elaboração do Projeto de Lei que trata da Descentralização dos Recursos Financeiros, que visa dar autonomia para a gestão de cada unidade escolar em conjunto com os conselheiros que utilizam os serviços, para decidir sobre a correta aplicação dos recursos oriundos do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação) e recursos próprios municipais que complementam o poder de aquisição de produtos visando maior qualidade do atendimento, oferecidos diariamente nas escolas e centros municipais de educação infantil.

 

A direção do sistema educacional do Município também está trabalhando na criação do Conselho de Escola, que se dará através de Decreto Municipal e que se encontra em fase final de discussão. Esse conselho será implantado e desenvolvido em cada unidade escolar municipal, a fim de promover a participação da comunidade usuária nas decisões da gestão administrativa e pedagógica escolar. Após a implantação do Conselho de Escola na entidade de ensino, a secretaria vai desenvolver uma capacitação para os conselheiros, a fim de formar adequadamente cada integrante, com vistas a esclarecer a importância de seu papel e atuação junto ao Conselho de Escola.

 

Diante das novas ações, houve também a necessidade de reformulação do quadro administrativo da secretaria. Assim, estão sendo estudadas as possibilidades de criação de uma nova estrutura administrativa, no que tange ao quadro de técnicos. O prefeito Mateus Palma de Farias (PR) tem apoiado as iniciativas, sendo que desde dezembro de 2006 autorizou o início da reforma do prédio em que estava instalada a secretaria, que deverá ser inaugurado em breve. Essa é mais uma ação que vem pontuar positivamente a excelência do atendimento oferecido pela Secretaria de Educação de Caarapó.
 
 
 
Fátima News

Deixe seu Comentário

Leia Também

CORTE CEGO
Megaoperação da PM em 18 bairros tem três mortos e cinco feridos
PERSISTÊNCIA
Ex-faxineiro se forma em Jornalismo e já está empregado
O QUE IMPORTA PARA VOCÊ?
Equipe médica leva paciente de UTI à formatura do filho
INDIGNAÇÃO
Pedreiro desafia Rodrigo Maia: 'Trabalhe 30 dias numa obra, que trabalho até os 80'
AMOR INCONDICIONAL
Cadela espera toda noite pela chegada de Boechat, diz mulher do jornalista
VIOLENCIA DOMESTICA
Reconstrução de rosto de mulher espancada na Barra vai durar seis meses, diz médico
REFORMA DA PREVIDÊNCIA
Aposentadoria é para viver, não para receber só à beira da morte
CHANTAGEM
Ladrões invadem estabelecimentos, obrigam funcionárias a tirarem a roupa, filmam e extorquem vítimas
FORAGIDO
Atirador invade escritório de advocacia e mata duas pessoas
BBB 19
Rízia chora por estar acorrentada: 'Vontade de desistir'