Menu
sábado, 20 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

Economia de MS tem aumento de 5,31% no primeiro semestre

16 Jul 2010 - 10h53Por Conjuntura Online

A economia de Mato Grosso do Sul apresentou crescimento relevante no primeiro semestre deste ano. O aquecimento dos setores econômicos nos meses de janeiro a junho é confirmado pelo levantamento do Ministério do Trabalho.

Conforme dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Demitidos), houve aumento de 5, 31% no estoque de empregos formais, com acréscimo de 20.584 postos de trabalho.

O resultado alcançado nos seis primeiros meses do ano supera o mesmo período de 2008, com 22.453 novas vagas. Nos últimos 12 meses, o crescimento foi de 5,34% no nível de emprego com a geração de mais 20.671 postos de trabalho.

O setor de serviços foi o que mais gerou novas vagas, 6.796, com destaque para a área imobiliária, que teve 2.159 pessoas contratadas a mais do que demitidas. Na sequência vem a indústria da transformação, com 5.320 vagas.

O segmento da indústria que mais gerou empregos foi de produtos alimentícios e bebidas, com 3.222, seguido da indústria têxtil, com 747. A agropecuária também teve importante participação, com 4.737 novas vagas.

No mês de junho foram gerados 3.177 empregos celetistas, equivalentes a acréscimo de 0,78% em relação ao estoque de assalariados com carteira assinada do mês anterior.

Os setores de atividade econômica que mais contribuíram para este resultado foram os Serviços, com geração de 1.117 novos postos, a Indústria de Transformação, responsável por mais 958 postos e a Agropecuária, com 503 postos.

O resultado reforça a política de desenvolvimento adotada pelo governo estadual, que tem investido em obras de infraestrutura para atração de novos investimentos, com incentivos fiscais e qualificação da mão-de-obra.

Entre as ações que sustentam os índices de crescimento favoráveis apresentados estão o incentivo do governo do Estado à implantação de indústrias de celulose, frigorífico e usinas de açúcar e álcool.

O número de usinas de álcool em funcionamento saltou de 14 para 21 e outras 17 ainda devem ser instaladas. A expectativa é que em quatro anos Mato Grosso do Sul será o segundo maior produtor nacional de etanol, com 5,9 bilhões de litros.

A área plantada de cana deve alcançar 1 milhão de hectares, com potencial para geração de 2.400 MW de cogeração de energia renovável.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda

Mais Lidas

FOTO: REDES SOCIAISCULTURAMA DE LUTO
Culturama se entristece com a morte de Vanderleia Martins, CEIM divulga Nota de Pesar
FOTOS: SARA ARAÚJOFÁTIMA DO SUL E SUA HISTÓRIA
Documentário revela as histórias e encantos das ruas de Fátima do Sul
DESPEDIDA
Com prefeitura lamentando, morte de empresário deixa cidade de MS mais triste
FOTO: GEONE BERNARDOFRENTE FRIA CHEGOU
Frente fria chega com força e traz mínima de 10°C na primeira do ano; confira a previsão
OLHA A HISTÓRIA
Mulher é presa por matar namorado e incendiar carro com o corpo dentro