Menu
quinta, 25 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

Duas explosões matam mais de 100 pessoas no Iraque

18 Abr 2007 - 10h11

AMARA - Duas explosões de carros-bomba mataram mais de 100 pessoas no Iraque nesta quarta-feira (18), segundo a polícia local. Os atentados ocorrem horas depois do primeiro-ministro do Iraque, Nuri Al Maliki, ter anunciado que pretende substituir todas as tropas estrangeiras no controle da segurança do país até o final deste ano.

A explosão mais grave ocorreu em Sadriya, bairro de maioria xiita em Bagdá, onde um carro-bomba deixou 75 mortos e 100 pessoas feridas, informaram as autoridades.

Mais cedo, a explosão de outro carro-bomba no reduto xiita de Sadr City matou outras 30 pessoas.

O primeiro-ministro iraquiano admitiu que não será fácil acabar com a violência sectária que continua atingindo a capital.

Na segunda-feira, o clérigo antiamericano Moqtada Al Sadr retirou seus seis ministros do governo para pressionar por um cronograma para a desocupação.

Em discurso lido nesta quarta-feira por um assessor durante uma cerimônia para a transferência da segurança na província de Maysan (sul), até então sob controle britânico, Maliki disse que três províncias no autônomo Curdistão iraquiano (norte) seriam as próximas, e que depois viriam as províncias de Kerbala e Wasit.

"Então será província a província, até que obtenhamos (o controle total da segurança) até o final do ano", disse Maliki no discurso lido por seu assessor de Segurança Nacional, Mowaffaq Al Rubaie.

Maysan é a quarta das 18 províncias iraquianas a serem entregues às forças iraquianas, depois de Muthana, Najaf e Dhi Qar, todas regiões predominantemente xiitas e relativamente calmas no sul do país.

 

 Paciência

Mas Maliki disse que as forças iraquianas só vão assumir as tarefas de segurança quando estiverem prontas, e por isso pediu paciência.

"Algumas pessoas exigiram um cronograma para encerrar a presença estrangeira no Iraque", disse o discurso de Maliki. "Digo a elas que essa é a exigência de todo patriota, (e) estamos trabalhando para criar as circunstâncias objetivas para essa retirada."

Maysan é uma área xiita com enormes campos petrolíferos, em geral poupada da violência sectária que toma contra de outras partes do país. É a terceira província entregue pelos britânicos, que agora controlam apenas a de Basra, por onde passa todo o petróleo exportado pelo Iraque.

Em outra notícia importante para o Iraque, o ministro do Petróleo, Hussain Al Shahristani, disse que a aguardada lei do setor será apresentada na próxima semana ao Parlamento e deve ser aprovada até o final de maio.

Mas uma autoridade energética do Curdistão disse que essa região semi-autônoma não vai aceitar os anexos que retiram dos governos regionais o controle sobre os campos petrolíferos, transferindo-os para uma nova estatal do setor.

 

 

G1

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

SEM ATENDIMENTO
Grávida que morreu sem atendimento 'vomitou sangue pelo nariz e boca'
VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio

Mais Lidas

FOTO: BLOG FAVO DE MELFÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul com tristeza se despede do querido amigo Mirão, família informa sobre velório
DESPEDIDA
Morte precoce de mulher abala moradores de Mato Grosso do Sul
Entretenimento
Encontro Nacional de Violeiros do MS acontece neste fim de semana em Vicentina, veja a programação
FOTO: MÍDIA MAXFEMINICÍDIO EM MS
'Matei porque era prostituta': Homem deu 30 facadas em mulher e passou 3 dias com corpo em MS
Sidney Assis, de CoximTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Acidente mata mãe e filho