Menu
sexta, 19 de abril de 2024
Busca
Busca
DOURADOS

Dourados terá Escola Técnica Federal, diz Geraldo Resende

4 Nov 2010 - 06h49Por Fátima News com assessoria

A terceira fase de expansão do programa de rede Federal de Educação Profissional, Ciência e Tecnologia terá como prioridade contemplar Dourados com uma Escola Técnica Federal. A afirmação é do reitor do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), Marcus Aurélius Stier Serpe, que foi recebido na manhã desta quarta-feira (3) pelo deputado federal Geraldo Resende em seu gabinete em Brasília para detalhar o plano de expansão que prevê a construção de sete a oito novas unidades no Estado.

         Em Mato Grosso do Sul já está em funcionamento o campus do IFMS em Nova Andradina com vagas para mais de duzentos alunos nos cursos técnico em agropecuária e técnico em informática, além de educação de jovens e adultos. Outros cursos como técnico em secretariado, administração e serviços públicos, são oferecidos à distancia para mais municípios, com capacitações em nível médio.

         No final deste ano serão selecionados os alunos que vão estudar em campi de mais seis municípios: Campo Grande, Coxim, Três Lagoas, Ponta Porã, Aquidauana e Corumbá. Também haverá novo processo seletivo em Nova Andradina. O projeto de expansão prevê, no entanto, a implantação de mais sete plantas, uma delas em Dourados. “O município já deveria ter sua instituição de educação técnica, pois a demanda é muito grande”, defende o reitor.

         Em cem anos de Instituto Federal foram implantados 140 campi de educação profissional e técnica. Atualmente estão sendo construídos mais 214. “Luto para Dourados ter uma instituição de educação técnica desde 2005 em meu primeiro mandato como deputado federal. Neste período, apresentei três Indicações ao Poder Executivo e o Projeto de Lei (PL) 5075/2009 no dia 16 de março do ano passado”, explica Geraldo Resende. “Espero contar com o apoio do deputado Marçal Filho, que também é de Dourados, e dos demais colegas de bancada nesta batalha”.

         Geraldo afirma que outros municípios sul-mato-grossenses também são carentes dessa estrutura de ensino. Por isso, em 2 de julho de 2009 apresentou o Projeto de Lei 5531 que institui um campus do IFMS em Naviraí. Geraldo também foi autor das emendas 1, 2, 3, 9 e 10 ao Projeto de Lei 7.268 do ano de 2006, que dispõem sobre a criação de escolas técnicas e agrotécnicas federais em outros municípios do Estado, além dos contemplados pelo atual Governo Federal. “Fui o autor de proposição para implantação de campi em Dourados, Navirai e Rio Brilhante. Sempre levantei a bandeira da educação e considero esses cursos o caminho mais rápido para a conquista de emprego e para a geração de renda”, finaliza.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda

Mais Lidas

FOTO: REDES SOCIAISCULTURAMA DE LUTO
Culturama se entristece com a morte de Vanderleia Martins, CEIM divulga Nota de Pesar
FOTOS: SARA ARAÚJOFÁTIMA DO SUL E SUA HISTÓRIA
Documentário revela as histórias e encantos das ruas de Fátima do Sul
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda
Entretenimento
Bruna Viola confirmada para se apresentar na 47ª Festa da Fogueira em Jateí, MS
FATIMASSULENSE DESTAQUE NO RODEIO
Fatimassulense Júlio Macário é Pódio no rodeio em touros da 25º Expoad em Deodápolis