Menu
SADER_FULL
sexta, 24 de maio de 2019
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
ÁGUAS DE BONITO
Brasil

Dourados respondeu por 8% da soja produzida no Estado

25 Abr 2007 - 06h00

O município de Dourados respondeu nesta safra por aproximadamente 8% da produção de soja de Mato Grosso do Sul com a colheita de 434 mil toneladas, indicou o último levantamento feito pela Corea (Comissão Regional de Estatísticas Agropecuária), do IBGE, informa o Correio do Estado. De acordo com a Conab, o Estado colheu perto de cinco milhões de toneladas.

Segundo o jornal, a área plantada foi de 155 mil hectares, sendo obtido um rendimento médio de 2.800 quilos, equivalente a 46,6 sacas/ha, abaixo do desejado pelos produtores, que tinham como objetivo 3.000 quilos. As chuvas intensas e as perdas irrisórias com a ferrugem asiática criaram uma boa expectativa de colheita mais farta, assinala o Correio.

Mas a maioria dos produtores reclama que o endividamento da agricultura é alto – mesmo com as renegociações feitas em 2006, por isso existe uma falsa impressão de que eles "estão nadando em dinheiro", como definiu o agricultor douradense José Boniatti, ouvido pelo jornal. 

De acordo com corretores de grãos e cooperativas ouvidos pelo jornal, em torno de 40% da safra 2007/2008 – equivalente a dois milhões de toneladas em nível estadual, ainda estão armazenadas nas maiores regiões produtoras.

O Correio lembra que os agricultores pagaram compromissos com as revendas de insumos agrícolas e cumpririam a entrega da soja feitos em contratos futuros. Em junho, vence a primeira parcela do financiamento de custeio junto ao Banco do Brasil.

O restante está estocado para comercialização mais à frente, esperando por melhores preços, embora as projeções não sejam otimistas no curto prazo, observa o jornal.

Deixe seu Comentário

Leia Também

CASA BOCA SUJA
morador instala placas com palavrões nos muros de casa
MACABRO
Mulher é encontrada morta ao lado de uma oferenda
AMOR AO PRÓXIMO
Acidentada e abandonada, idosa é adotada por mulher de 30 anos
TRISTEZA
Morre menina que teve o corpo queimado em tentativa de furto em oleoduto, em Duque de Caxias
CONCORRENCIA
Padre Fabio de Mello reclama de Bradesco na internet e é disputado por concorrentes
TRAGEDIA NO CHILE II
Morta com a família no Chile, jovem havia ganhado viagem de presente de 15 anos
MILIONARIO
Aposta de Aramina-SP fatura mais de R$ 11 milhões na Mega-Sena
TRAGÉDIA NO CHILE
Seis brasileiros são achados mortos em apartamento em Santiago, no Chile
BARBÁRIE
Mulher sobrevive a tentativa de feminicídio, mas fica tetraplégica
MAIOR PEDRA DO MUNDO
Homem de 51 anos passa por cirurgia e tem pedra de 1,3 Kg na bexiga