Menu
SADER_FULL
sexta, 22 de fevereiro de 2019
LIMIT ACADEMIA
Busca
ITALÍNEA
Brasil

Dourados realiza campanha de vacinação anti-rábica amanhã

24 Set 2010 - 09h48Por Assecom

Todos os cães e gatos com mais de quatro meses de vida devem ser vacinados neste sábado contra a raiva, uma doença que não tem cura e que pode ser transmitida também para o homem. A campanha anti-rábica acontece em todo o país. Em Dourados a meta é imunizar 33 mil animais nas áreas urbana e rural.

A imunização será realizada em 56 postos de vacinação espalhados pela área central e também nos bairros, como explica o médico veterinário do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses), Eduardo Arteiro Marcondes. A vacinação acontece no sábado das 8 às 17 horas, sem intervalo no período do almoço.

Com apoio de técnicos do CCZ e da Secretaria Municipal de Saúde, além de acadêmicos do curso de veterinária, as doses da vacina contra a raiva estarão disponíveis nas escolas das redes estadual e municipal de ensino, em algumas unidades básicas de saúde e também em parques e praças.

Marcondes informa que dessa vez a imunização só poderá ser feita pelas equipes de apoio, nos postos de vacinação, ou seja, não serão mais distribuídas doses para serem aplicadas em outros locais. “Antes, muitos donos levavam as doses pra casa para que fossem aplicadas depois. Mas agora, como o Ministério da Saúde mudou a forma de imunização da anti-rábica, não será mais permitido este tipo de prática”, esclarece.

Quem, por um motivo ou outro, deixar de vacinar seus animais de estimação neste sábado, terá procurar o CCZ durante a próxima semana. Este será o único lugar do município em que será feita a imunização depois da campanha.

“Todos os animais com mais de quatro meses precisam ser vacinados, inclusive as fêmeas prenhas. É importante também não esquecer de levar a carteirinha de vacinação”, Eduardo alerta Marcondes.

O veterinário do CCZ ressalta ainda que a carteirinha é um documento necessário para que o município tenha um controle maior em relação á imunização, e que possa manter um monitoramento dos animais existentes nas áreas urbana e rural. “Dourados nunca registrou caso de raiva em cães e gatos cujo risco de contaminar o ser humano é maior, mas em morcegos sim. No ano passado houve dois registros da doença em morcegos, o que nos leva a aumentar a vigilância, até porque o combate a raiva só se faz por meio da vacinação”, enfatiza.

Zona rural
Além do Dia D no sábado, a campanha anti-rábica em Dourados será realizada também na zona rural, incluindo os distritos e as aldeias. Nestas regiões do município, o trabalho de imunização começa no dia 27, próxima segunda-feira, e prossegue até 1º de novembro.

Para quem mora na área rural e quer saber mais sobre o calendário de vacinação nestas localidades, basta entrar em contato com o Centro de Controle de Zoonoses pelos telefones (67) 3411-7752 ou 3411-7753. A relação das datas e locais da vacinação contra a raiva está disponível também na internet, no site ccz.sems@dourados.ms.gov.br.

Deixe seu Comentário

Leia Também

PERSISTÊNCIA
Ex-faxineiro se forma em Jornalismo e já está empregado
O QUE IMPORTA PARA VOCÊ?
Equipe médica leva paciente de UTI à formatura do filho
INDIGNAÇÃO
Pedreiro desafia Rodrigo Maia: 'Trabalhe 30 dias numa obra, que trabalho até os 80'
AMOR INCONDICIONAL
Cadela espera toda noite pela chegada de Boechat, diz mulher do jornalista
VIOLENCIA DOMESTICA
Reconstrução de rosto de mulher espancada na Barra vai durar seis meses, diz médico
REFORMA DA PREVIDÊNCIA
Aposentadoria é para viver, não para receber só à beira da morte
CHANTAGEM
Ladrões invadem estabelecimentos, obrigam funcionárias a tirarem a roupa, filmam e extorquem vítimas
FORAGIDO
Atirador invade escritório de advocacia e mata duas pessoas
BBB 19
Rízia chora por estar acorrentada: 'Vontade de desistir'
LARANJADA
Deputados do PSOL distribuem laranjas na chegada de Bolsonaro à Câmara