Menu
sábado, 20 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

Dourados instala modelo de iluminação pública mais resistente

1 Jun 2010 - 06h10Por Fátima News com Assecom

A Prefeitura de Dourados, por meio da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur), vai readequar a iluminação das vias públicas com a colocação de luminárias retráteis que ficarão abaixo da copa das árvores. O material tem maior resistência e é totalmente vedado, o que evita desgastes com a exposição ao tempo e acúmulo de poeira, aumentando assim a vida útil da lâmpada em 40%.

“Nossa cidade tem muitas árvores e de grande porte, o que contribui para que as ruas fiquem mais escuras durante a noite, por isso nossa intenção em rebaixar a iluminação fazendo com que a rua fique iluminada e não as árvores, como acontece atualmente”, afirma o secretário de Serviços Urbanos, Cláudio Marcelo Hall.

Serão colocados dentro de seis meses cerca de mil luminárias retráteis com aproximadamente seis metros de altura, metade do comprimento do material utilizado atualmente. Há cerca de um ano esta inovação vem sendo testada na Rua Joaquim Alves Taveira, entre as ruas Ponta Porã e Monte Alegre e não apresentou nenhum problema.

O diretor iluminação pública da prefeitura, Edilson Adolfo Semzack, disse que será colocado um retrátil direcionado para a rua e outro para a calçada. “Testamos para ver se compensava e realmente a diferença é nítida. Vamos priorizar lugares próximos às escolas e igrejas e aqueles onde há mais casos de violência e vandalismo”, explica. Desde o início da atual administração já foram colocados mais de 60 braços de iluminação na reserva indígena atendendo reivindicações das lideranças e comunidade.

A próxima etapa é aumentar estes números e ainda estender o trabalho aos distritos de Dourados. “O prefeito encontrou um déficit de 3.500 braços de iluminação. Nossa meta será reduzir a zero este número até o final desta gestão”, garante Edilson Adolfo. O novo material será colocado de forma gradual, conforme as aquisições e trabalhos de manutenções nos braços antigos.

Teste

Neste mês, a Semsur vai testar um novo modelo de lâmpada no centro da cidade. Conforme o fabricante, o material possui uma duração de 6.000 horas e uma economia de até 80% em comparação a lâmpada comum, por possuir um reator adaptado. Atualmente a lâmpada é utilizada no pátio da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos. “Ela tem uma luz clara e não amarelada como as outras e se aprovada pretendemos instalar no município em 2011”, avalia Edilson Adolfo.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda

Mais Lidas

FOTO: REDES SOCIAISCULTURAMA DE LUTO
Culturama se entristece com a morte de Vanderleia Martins, CEIM divulga Nota de Pesar
FOTOS: SARA ARAÚJOFÁTIMA DO SUL E SUA HISTÓRIA
Documentário revela as histórias e encantos das ruas de Fátima do Sul
DESPEDIDA
Com prefeitura lamentando, morte de empresário deixa cidade de MS mais triste
FOTO: GEONE BERNARDOFRENTE FRIA CHEGOU
Frente fria chega com força e traz mínima de 10°C na primeira do ano; confira a previsão
OLHA A HISTÓRIA
Mulher é presa por matar namorado e incendiar carro com o corpo dentro