Menu
quinta, 18 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

Dourados inaugura laboratório de monitoramento a ferrugem

13 Dez 2004 - 14h38
A Secretaria de Estado da Produção e do Turismo (Seprotur), a Bayer Cropscience, entre outros parceiros, vai inaugurar na próxima quarta-feira, dia 15, às 10h, no Sindicato Rural de Dourados, mais um laboratório de monitoramento a ferrugem da soja. Este é o terceiro dos quatro laboratórios que estão sendo implantados no Estado para combater a doença que na semana passada pegou os sojicultores de surpresa ao confirmar o primeiro foco da doença na região de Ponta Porã.

A pesar de ainda não ter sido inaugurado, o laboratório de monitoramento de Dourados já está funcionando e foi o primeiro a examinar o material colhido na Fazenda Itamarati. O fungo foi descoberto pela equipe da Bayer – coordenada pelo professor Walber Luis Gavasoni, responsável pelos laboratórios de Naviraí, Maracajú e Dourados – que trabalha no centro de diagnose daquele município, na última quarta-feira, mas apenas divulgado oficialmente no último sábado.

“Esta aí a importancia de trabalhos como esse. O governo do Estado sinaliza que tem interesse em contribuir com a classe produtora, indica parceiros – pois sem a iniciativa privada não temos condições de dar andamento aos nossos trabalhos, está aí o exemplo da Bayer – é assim que as coisas acontecem”, comenta o diretor-presidente da Associação dos Produtores de Sementes e Mudas de Mato Grosso do Sul (Aprossul), Carmélio Romano Roos, ao comparar com a parceria que está firmando hoje com o governo, através da Seprotur, e que beneficiará os sojicultores com um trator para desenvolver pesquisas em novas cultivas de soja.

Para evitar sustos, como o comprovado em Dourados, é importante que o produtor fique atento ao monitorar a lavoura. “O sucesso do monitoramento está na coleta correta do material. Por isso, também estamos auxiliando os produtores com material informativo sobre os procedimentos que devem ser adotados e também distribuindo os saquinhos onde essa amostra deve ser armazenada”, indica o gerente regional de marketing da Bayer, Marco Andrey Salle. Ainda segundo Andrey os agricultores podem encontrar esses materiais nos Sindicatos Rurais e nos laboratórios de monitoramento a doença.

“É importante lembar que produtor pode monitorar sua lavoura a partir dos nossos laboratórios. Basta apenas se cadastrar em um dos quatro centros de diagnose. Nesse caso o agricultor terá apenas que doar, uma única vez, 5 kg de alimento não perecível que serão doados a entidades beneficentes”, finaliza Marco Andrey.


Investimento

Para custear esse projeto, no que diz respeito à reforma de laboratórios, equipamentos, pagamento e treinamento de pessoal, foram investidos cerca de U$S 200 mil, tudo isso a cargo da grande parceria com a Bayer Cropscience. “A exemplo da Bayer, que está contribuindo com esse grande investimento, estamos abertos a novos parceiros que, juntamente com o governo do Estado, queiram expandir essa iniciativa em outros municípios”, argumentou o superintendente de Agricultura e Pecuária da Seprotur, Benedito Mário Lázaro.

Quanto ao último laboratório a ser inaugurado, o de Chapadão, já está sendo feito o agendamento que deverá ser confirmado para a próxima semana, dia 20. Em casos de dúvidas sobre a ferrugem os produtores podem ligar para os telefones (067) 422-5039 em Dourados, (067) 461-1383 em Naviraí, (067) 562-2032 em Chapadão do Sul e (067) 454-2631 em Maracajú.
 
 
Agência Popular

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda

Mais Lidas

FOTO: REDES SOCIAISCULTURAMA DE LUTO
Culturama se entristece com a morte de Vanderleia Martins, CEIM divulga Nota de Pesar
FOTOS: SARA ARAÚJOFÁTIMA DO SUL E SUA HISTÓRIA
Documentário revela as histórias e encantos das ruas de Fátima do Sul
Simone trabalhava como psicóloga em Três LagoasPOLÍCIA CONCLUIU
Psicóloga morreu ao ser jogada do carro pelo próprio filho em rodovia de MS
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda
Entretenimento
Bruna Viola confirmada para se apresentar na 47ª Festa da Fogueira em Jateí, MS