Menu
LIMIT ACADEMIA
sexta, 19 de julho de 2019
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
ÁGUAS DE BONITO
Brasil

Dormir demais aumenta risco de problema de coração

5 Ago 2010 - 07h14Por R7

Dormir bastante não é garantia de organismo descansado, bem-disposto. Pelo contrário: sono em excesso pode indicar um risco aumentado de desenvolver doenças cardiovasculares. É o que afirma um estudo do Centro de Controle de Doenças, órgão ligado ao governo dos Estados Unidos, com 30.397 entrevistados.

A novidade da pesquisa, divulgada ontem pela revista Sleep, da Associação Norte-Americana de Medicina do Sono, é a incidência de problemas na saúde em quem passa das nove horas diárias de sono - uma frente de pesquisa que começa a ser investigada também pelos médicos brasileiros.

Tradicionalmente, era a privação de sono que aparecia associada a eventos cardiovasculares na literatura médica, diz o neurologista do Instituto do Sono, da Universidade Federal de São Paulo, Luciano Ribeiro Pinto Júnior.

– Agora, dormir demais também se mostra desinteressante para a saúde.

Na pesquisa americana, entre os 9% dos entrevistados (2.735) que dormiam nove horas ou mais por dia, o risco de desenvolver doenças cardiovasculares aumentou 1,5 vezes em relação aos que descansavam entre sete e oito horas - período recomendado para a "tarefa". Entre os 8% dos entrevistados (2.431) que dormiam menos de cinco horas, esse mesmo risco foi 2,2 vezes maior.

Apneia do sono e obesidade também estão relacionados a horas de sono em excesso. O presidente do Departamento de Neurologia da Associação Paulista de Medicina, Rubens Reimão, diz que "a qualidade do sono é um indicador da qualidade de vida e da saúde do indivíduo".

Para os especialistas, dormir menos ou demais não é uma doença. Os médicos ainda investigam a ligação entre dormir muito e o aparecimento de doenças, diz Luciana Palombini, da Associação Brasileira do Sono.

– Sabemos que dormir pouco pode liberar substâncias no organismo e gerar mais estresse. Não sabemos, porém, os efeitos no organismo de dormir muito.

Deixe seu Comentário

Leia Também

BASTA DE IMPRUDÊNCIA
Enlutada pelas mortes, população deixa faixa contra imprudência na PR-082
VIOLENCIA
Motorista atropela manifestantes do MST e mata um idoso
ATENTADO
Saiba quem é a mulher que empurrou padre Marcelo Rossi do palco
ASSALTANTES
Agricultor reage e mata dois ladrões que tentavam assaltar propriedade
ARREPENDEU
Ladrão devolve roupas e pede desculpas em bilhete: “Estava desesperado, não sou disso”
100 SAQUE
Governo quer que funcionário demitido não possa sacar FGTS
NOVELA GLOBAL
Maria da Paz ouve Josiane e Régis transando em 'A dona do pedaço'
SE DEU MAL
Ladrão tenta assaltar caminhoneiro arma de brinquedo e morre ao levar três tiros de verdade
COPA DO BRASIL
Athletico-PR elimina Flamengo nos pênaltis e garante vaga na semi da Copa do Brasil
COPA DO BRASIL
Com polêmica e expulsão, Internacional avança para a semifinal ao eliminar o Palmeiras