Menu
quinta, 18 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

Dono da Folha de S. Paulo morre aos 94 anos em São Paulo

30 Abr 2007 - 05h40
O empresário Octavio Frias de Oliveira, publisher do Grupo Folha, que engloba os jornais Folha de S. Paulo, Agora SP, além do site Folha Online, morreu neste domingo, 29, aos 94 anos.

Desde novembro, o empresário vinha se recuperando de uma cirurgia para a retirada de um hematoma craniano, em decorrência de uma queda doméstica. Suas condições clínicas pioraram nas últimas semanas, levando à instalação de um quadro de insuficiência renal grave.

De acordo com o Grupo Folha, ele estava inconsciente há alguns dias. Seu coração deixou de bater às 15h25. Em 1962, depois de passar pelo serviço público, Frias adquiriu a Folha de S. Paulo em sociedade com Carlos Caldeira Filho. É de Frias também a estratégia que fez da Folha a base de um conglomerado que abrange a Folha Online, o portal UOL, o jornal Agora SP, o Instituto Datafolha, a editora Publifolha, a gráfica Plural e o diário econômico Valor, em parceria com as Organizações Globo.

Faro de jornalista

Embora sempre fizesse questão de dizer que era empresário, Frias “tinha alma e faro de jornalista”, observa o repórter Ricardo Kotscho, que trabalhou diretamente com ele. “Por isso, costumava chamar à sua sala, independentemente da função que exerciam, profissionais de diferentes áreas da redação”, escreveu Kotscho em seu livro Do Golpe ao Planalto.

Entre esses jornalistas, destaca-se o nome de Cláudio Abramo, braço direito de Frias, que gostava de discutir com ele sobre socialismo e capitalismo. Frias sabia ganhar dinheiro, mas não era homem de luxos nem de coisas supérfluas. Costumava usar roupas velhas, sem nenhuma vaidade. “Dinheiro só terá sentido enquanto estiver, de alguma forma, a serviço da sociedade”, ensinava aos filhos, aos quais transferiu cedo a condução dos negócios. Isso jogou sobre eles um “peso um pouco massacrante”, observou Otavio Frias Filho, diretor de redação desde 1984. “Pus os filhos para trabalhar já há algum tempo”, disse o empresário no fim da vida, satisfeito com essa decisão. Sorte e trabalho

Ao receber o prêmio Personalidade da Comunicação 2006, em maio, Frias fez um balanço positivo de sua trajetória. “Tive algum êxito como empresário. Consegui dar minha modesta contribuição no grande trabalho coletivo de criar riquezas, gerar empregos, fortalecer empresas e lanças novos produtos. Atribuo esse êxito ao trabalho perseverante e a alguma sorte”, declarou em seu discurso.

Dizia que cometeu muitos pequenos erros, mas nenhum grande, porque sempre foi muito cauteloso. Não se arrependia de nada, “faria tudo igualzinho”, mas não compraria a Folha, “porque não teria dinheiro para pagar o que ela vale hoje”. Ao se aposentar, continuou a se interessar pelo dia-a-dia do jornal. Acompanhava de perto os editoriais, discutia alguns assuntos específicos com os filhos e participava da orientação geral, mas sem função executiva.

 

Agestado

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda

Mais Lidas

FOTO: REDES SOCIAISCULTURAMA DE LUTO
Culturama se entristece com a morte de Vanderleia Martins, CEIM divulga Nota de Pesar
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
JATEÍ - 47ª Festa da Fogueira
Marcos & Belutti e Ícaro & Gilmar são confirmados como atrações da 47ª Festa da Fogueira
Imagem: WhatsApp Nova NewsTRAGÉDIA
Engenheiro agrônomo morre ao ser atingido por peça que se soltou de caminhão
FATIMASSULENSE DESTAQUE NO RODEIO
Fatimassulense Júlio Macário é Pódio no rodeio em touros da 25º Expoad em Deodápolis