Menu
quinta, 25 de abril de 2024
Busca
Busca
MATO GROSSO DO SUL

Dois cursos atendem 120 pescadores e aquicultores de MS

14 Set 2010 - 06h37Por

O Ministério da Pesca e Aquicultura em parceria com o Ministério da Educação, por intermédio do Instituto Federal do Paraná, estão oferecendo dois cursos para pescadores e aquicultores de todo o Brasil: Curso Técnico em Pesca e Curso Técnico em Aquicultura, com 20 vagas cada. A aula inaugural será amanhã, dia 14, às 8h, em rede nacional, com a fala do ministro Altemir Gregolin, do MPA.

Estes cursos técnicos fazem parte da política de qualificação e solidificação do setor pelo MPA; estão voltados aos pescadores e aquicultores; e, têm como principal finalidade aumentar o nível de escolaridade destas pessoas, qualificando-as tecnicamente.

A realidade do setor pesqueiro e aquícola brasileiro está mudando com a consolidação do Ministério da Pesca e Aquicultura. O governo Lula criou este órgão para alavancar a produção de pescado no país, com sustentabilidade ambiental e inclusão social. E a produção nacional de pescado saltou de 990 mil toneladas produzidas em 2003, para 1,25 milhão de toneladas produzidas em 2009.

Neste contexto está despontando a necessidade de melhorar a qualificação de pescadores e aquicultores para garantir que o crescimento da oferta de pescado continue e seja realizado com respeito ao meio ambiente. Por isso que está sendo empreendido o curso, que pretende contribuir para o fortalecimento de um modelo de desenvolvimento sustentável para o setor pesqueiro, buscando a garantia que os profissionais da área permaneçam no setor, contribuindo assim com a geração de emprego e renda.

No Mato Grosso do Sul, serão destinadas 120 vagas com três turmas de cada curso, distribuídas nos municípios de Três Lagoas, Mundo Novo e Ladário.

Poderão se inscrever pescadores e aquicultores e seus familiares que tenham concluído o ensino fundamental. O processo de matrícula dos alunos ocorre durante todo o mês de setembro e o início das aulas é em 4 de outubro.

As aulas serão realizadas nos Telecentros de cada um dos municípios escolhidos. Nestes locais estão instalados 10 computadores com internet via satélite e um projetor multimídia.

Os cursos durarão por dois anos. As aulas serão a ministradas às segundas-feiras e às terças-feiras.

Aula inaugural

Para o dia de amanhã, estão convidados para a aula inaugural nos Telecentros os parceiros do MPA como as prefeituras, associações e colônias de pescadores, Banco do Brasil, além de órgãos do governo estadual como Imasul e PMA, do governo federal como Embrapa e universidades e organizações não governamentais como a Secaf.

Em Três Lagoas o evento será no Telecentro da Colônia de Pescadores Z – 03; em Ladário no Telecentro da Associação dos Pescadores Profissionais Artesanais de Ladário – APPAL que está instalado no Centro Comunitário do CEAC Boa Esperança; e, em Mundo Novo no Telecentro da Colônia de Pescadores Profissionais Artesanais Z – 08.

Além do ministro Gregolin que falará por cerca de uma hora sobre o ministério e a importância da qualificação dos pescadores e aquicultores; outras pessoas farão uso da palavra conforme o local.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

SEM ATENDIMENTO
Grávida que morreu sem atendimento 'vomitou sangue pelo nariz e boca'
VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio

Mais Lidas

FOTO: BLOG FAVO DE MELFÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul com tristeza se despede do querido amigo Mirão, família informa sobre velório
Entretenimento
Encontro Nacional de Violeiros do MS acontece neste fim de semana em Vicentina, veja a programação
Sidney Assis, de CoximTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Acidente mata mãe e filho
FOTO: MÍDIA MAXFEMINICÍDIO EM MS
'Matei porque era prostituta': Homem deu 30 facadas em mulher e passou 3 dias com corpo em MS
Gabriel foi encontrado por populares que fazem caminhada no local; Foto: Sidnei Bronka/Ligado Na NotíciaDOURADOS - POLÍCIA
Homem é encontrado morto com tiro na cabeça em Dourados