Menu
quinta, 25 de abril de 2024
Busca
Busca
ELEIÇÕES 2010

Dirigentes definem chapas visando às convenções partidárias em MS

19 Jun 2010 - 06h26Por Conjuntura Online

Dentro do calendário  estabelecido pela Justiça Eleitoral, os diretórios regionais dos partidos já definiram as datas de suas convenções visando às eleições de outubro para o governo de Mato Grosso do Sul, para o Senado e para os cargos proporcionais - Assembléia Legislativa e Câmara dos Deputados.

De acordo com as regras fixadas pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral), as convenções para homologação de candidaturas terão de ser realizadas de 10 a 30 de junho.

Entre os partidos que devem disputar o governo estadual, o PSOL será o primeiro a oficializar a candidatura do ex-bancário Ney Braga.

A convenção do partido, liderado pela ex-senadora Heloísa Helena (AL), atual vereadora de Maceió, está marcada para este domingo (20).

Apesar de ter pouca chance no pleito, Braga deverá enfrentar o governador André Puccinelli (PMDB) e o ex-governador Zeca do PT.

O PTB fará sua convenção na próxima quarta-feira (23), a partir das 13h, em seu diretório, devendo confirmar aliança com o PMDB, que trabalha para reeleger André Puccinelli.

O presidente regional da legenda, Ivan Louzada, disse que será confirmada aliança com o PMDB, embora os petistas ainda nutram esperança em contar com o apoio do partido.

PMDB e PT vão oficializar as candidaturas de André Puccinelli e Zeca nos dias

26 e 30, respectivamente. Também serão homologadas as candidaturas aos Senado do deputado federal Waldemir Moka (PMDB) e Delcídio do Amaral (PT), além dos candidatos a deputado estadual e federal.

O DEM e o PSDB também marcaram suas convenções para o dia 26 em seus diretórios regionais. Após oficializarem suas candidaturas, as principais lideranças dos dois partidos e militantes devem ir a convenção do PMDB confirmar apoio ao projeto de reeleição de André Puccinelli, que terá seu nome referendado na mesma data.

O nanico PTdoB também fará  sua convenção no dia 26, um dia antes do PV e do PDT, legenda que deve confirmar no dia seguinte apoio a candidatura de Zeca do PT.

Os brizolistas também pretendem oficializar o nome do deputado federal Dagoberto Nogueira, presidente da executiva regional do PDT, como candidato ao Senado na chapa encabeçada pelo ex-governador.

O problema do PDT é a condenação de Dagoberto pelo Tribunal de Justiça do Estado por improbidade administrativa, já que a lei da Ficha Limpa pode torná-lo  inelegível. O PV fará sua convenção também no dia 27 deste mês.

Além de trabalhar o nome de Dagoberto, o PDT aposta na renovação, após perder os deputados estaduais Ary Rigo, primeiro-secretário da Assembléia Legislativa, e Onevan de Matos, que migraram para o PSDB após intervenção do diretório nacional.

A idéia do presidente de honra do PDT, João Leite Schimidt, é eleger uma forte bancada na Assembléia. As principais alternativas do partido são o ex-prefeito de Aquidauana, Felipe Orro, e o advogado Gerson Claro, visto como a grande revelação política e esperança do partido para ocupar as vagas deixadas pelos ex-pedetistas.

O PSB, que deve apoiar Zeca, reunirá os delegados à convenção regional no dia 28. No dia 30, a exemplo dos petistas, será a vez do PSDC, indicar Elizeu Amarilha como candidato ao governo do Estado. 

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

TRAGÉDIA
Mulher passa mal ao ver marido infartar e morre 30 minutos depois dele
SEM ATENDIMENTO
Grávida que morreu sem atendimento 'vomitou sangue pelo nariz e boca'
VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio

Mais Lidas

FOTO: BLOG FAVO DE MELFÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul com tristeza se despede do querido amigo Mirão, família informa sobre velório
DESPEDIDA
Morte precoce de mulher abala moradores de Mato Grosso do Sul
Entretenimento
Encontro Nacional de Violeiros do MS acontece neste fim de semana em Vicentina, veja a programação
FOTO: MÍDIA MAXFEMINICÍDIO EM MS
'Matei porque era prostituta': Homem deu 30 facadas em mulher e passou 3 dias com corpo em MS
Sidney Assis, de CoximTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Acidente mata mãe e filho