Menu
LIMIT ACADEMIA
segunda, 22 de abril de 2019
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
ÁGUAS DE BONITO
Brasil

Direito à política de Assistência Social ganha força no País

24 Jun 2010 - 07h18

Profissionais da área jurídica e assistentes sociais de todo o País estão reunidos hoje e amanhã (23 e 24), em Brasília (DF), no Seminário “Direito e Assistência Social”. O encontro é uma promoção do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

           Com a Constituição Federal de 1988, a Assistência Social  adquiriu estatuto de direito do cidadão e dever do Estado a ser efetivado mediante políticas públicas. Esse papel foi reforçado mais tarde,  em 2005, com a criação do Sistema Único de Assitência Social (Suas), que regulamentava a política. Para debater os rumos da implementação de direitos na Assistência, profissionais se uniram para encontrar soluções e discutir as ações que serão executadas.

O secretário-executivo do MDS,  Rômulo Paes de Souza, disse que a primeira etapa da implementação do Suas já está cumprida. Entre os desafios que se colocam para uma segunda etapa, conforme o secretário, estão a maior integração com as demais políticas sociais, a ampliação de competências técnicas no Suas, com inclusive mais  profissionais do Direito atuando, e a elevação da qualidade do serviço prestado. “Tudo isso depende de uma definição mais clara do papel do Estado e dos setores não governamentais presentes nesta área”, destacou.

Para a secretária Nacional de Assistência Social do MDS, Maria Luiza Rizzotti, um dos caminhos para esta discussão é avaliar a cobertura de serviços e benefícios que a política de Assistência Social tem instituído. “Vale dizer que o Brasil tornou universal muitos dos seus serviços e benefícios, como o Bolsa-Família, que já atinge todas as famílias em situação de pobreza. A rede de serviços socioassistenciais, com a ampliação que estamos tendo, atingirá todos os municípios brasileiros, e temos também um crescimento dos investimento na política desta área”.

            Seminário

          Local: Hotel Royal Tulip Brasília Alvorada, SHTN, Trecho 1, conj. 1B, Bloco C, Brasília (DF), às 9 horas.

Deixe seu Comentário

Leia Também

100 LUZ
Giselle Itié lamenta a morte de outro ex-namorado em apenas três meses
CENSURADO
Video com ataques de Olavo a Militares é excluido das Redes de Bolsonaro
DOENÇA DO SÉCULO
Yasmim Gabrielle, do ‘Programa Raul Gil’, se suicida após depressão
FATALIDADE
Bebê morre após ser esquecida pelo pai por três horas dentro do carro
IRRESPONSABILIDADE
Bebê de 1 aninho entra em coma alcoólico após pai dar cachaça com refrigerante
BONITO - MS - DICA AGÊNCIA ECO TOUR
Confira agora os 5 passeios mais românticos de Bonito (MS)
EM ÁUDIO VAZADO
Em áudio, Onyx diz que governo deu 'uma trava na Petrobras', caminhoneiros podem ficar sossegados
EMOÇÃO E RECOMEÇO
Mãe e filho se reencontram em hospital após desabamento de prédios
ACIDENTE FATAL
Três morrem em explosão provocada por vazamento de botijão de gás
NOVA PARALISAÇÃO
Ala dividida de caminhoneiros falam em greve no próximo dia 29 em todo o Brasil