Menu
SADER_FULL
terça, 22 de janeiro de 2019
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
CANTINA BAH
Brasil

Diabéticos têm menor risco de desenvolverem câncer de próstata

26 Mai 2010 - 14h52Por Revista Boa Saúde
Um estudo realizado por cientistas alemães, suecos e americanos descobriu uma menor taxa de câncer de próstata entre homens diabéticos. Avaliando a incidência do câncer entre mais de 125 mil homens suecos hospitalizados por causa de complicações do diabetes tipo 2, os pesquisadores notaram que, apesar desses pacientes terem maior risco para diversos tipos câncer, principalmente tumores no pâncreas e no fígado, a ocorrência de câncer de próstata seria menor do que a incidência da doença na população geral sueca.

De acordo com o pesquisador Kari Hemminki, da Associação Helmholtz de Centros de Pesquisas Alemães, o estudo não mostra as razões dessa menor incidência de câncer de próstata entre os diabéticos, por isso os especialistas podem apenas especular sobre suas causas. “Possivelmente, um menor nível de hormônios sexuais masculinos nos diabéticos pode estar entre os fatores que são responsáveis por isso”, ressaltou o líder do estudo em artigo publicado na revista especializada The Oncologist.

O estudo avaliou, ainda, se o fato de os pacientes terem sido hospitalizados com diabetes podem representar maiores taxas de câncer, visto que os tumores poderiam ser encontrados mais precocemente por causa dos exames de rotina. E os resultados indicaram que, independentemente da internação, os diabéticos, além de apresentarem taxas bem maiores de câncer pancreático e hepático, tinham duas vezes maiores riscos de desenvolverem câncer renal, da tireoide, do esôfago, do intestino delgado e do sistema nervoso, mas apresentavam menor incidência do câncer de próstata.

“Esse estudo, cobrindo aproximadamente metade dos pacientes suecos com diabetes tipo 2, mostrou um elevado risco para diversos cânceres após a hospitalização, provavelmente indicando as profundas perturbações metabólicas da doença subjacente”, ressaltaram os autores. “Entretanto, o menor risco para câncer de próstata permanece intrigante”, concluíram, destacando a necessidade de mais estudos sobre o assunto.

Deixe seu Comentário

Leia Também

PERSISTÊNCIA
Filho de faxineira e porteiro passa em medicina no Paraná
RENOVAÇÃO LICENÇA
Extinção de mais 130 rádios comunitárias no Brasil deve alcançar emissora de Ponta Porã
CENAS FORTES
Vídeo flagra mulher sendo agredida por ex-marido com socos e chutes
GUERRA NO RJ II
Parentes de mortos durante chacina em São Gonçalo e Itaboraí dizem que vítimas eram inocentes
GUERRA NO RJ
Chacina deixa pelo menos 7 mortos na Região Metropolitana do Rio
BBB 19
Famosos protestam contra Maycon por agredir animais e mãe o defende: 'Não é um monstro'
MORTE A ESCLARECER
Exército investiga morte de sargento após teste de aptidão física
CASO DE POLÍCIA
Rapaz morre em pátio de motel
MINISTRA DO MS NO GOVERNO BOLSONARO
Ministra Tereza Cristina garante fortalecer cadeia do leite e agricultura familiar
PROBLEMAS MENTAIS
Casal é brutalmente agredido a enxadadas pelo filho