Menu
quinta, 25 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

‘Deus não é homem, nem mulher’, diz Bento XVI

13 Abr 2007 - 17h22

"Deus não é mãe, na Bíblia mãe é uma imagem, mas não um título de Deus", afirma o Papa Bento XVI em seu livro "Jesus de Nazaré", apresentado nesta sexta-feira (13) no Vaticano e com o qual convida o leitor a descobrir o chamado Jesus real, que ele diz não ser um mito.


Bento XVI faz essa afirmação em um dos capítulos de seu primeiro livro como Papa, no qual assinala que a comparação do amor de Deus com o amor de uma mãe existe, mas adverte que nem no Antigo nem no Novo Testamento Deus "jamais é invocado ou qualificado como mãe".

 

"Mãe na Bíblia é uma imagem, mas não um título de Deus", especifica o Pontífice, acrescentando que "Deus não é nem homem, nem mulher, é Deus, criador do homem e da mulher.


O Papa teólogo acrescenta que os cristãos rezam como Jesus ensinou, tendo como base a Sagrada Escritura (o Pai Nosso).


Com esta apreciação, o Sumo Pontífice corrige seu antecessor João Paulo I, que em 10 de setembro de 1978 durante a oração do Angelus disse que Deus era "pai e mãe".


"Deus é pai, mais ainda, é mãe. Os filhos se por acaso estão doentes têm uma condição a mais para serem amados pela mãe e se nós estamos doentes de maldade, fora do caminho, temos um motivo a mais para sermos amados pelo Senhor", disse naquela ocasião Albino Luciani, verdadeiro nome de João Paulo I.


O livro foi apresentado pelo cardeal arcebispo de Viena, Christoph Schönborn - ressaltando que Ratzinger não fala nele como Papa, mas como um simples cristão, e que o texto não é um escrito contra a exegese moderna -; pelo teólogo (protestante) Daniele Garrone e o filósofo progressista e prefeito de Veneza (Itália), Massimo Cacciari.


Garrone disse que Ratzinger quis fazer com o livro uma apologia da fé cristã, mas que existem dificuldades para "reconstruir o Jesus histórico", afirmando que elas surgem porque a vida de Jesus foi a de um homem "à margem" de seu tempo e que chegou até nós através do "fraco" testemunho de homens e mulheres daqueles anos.


O filósofo Cacciari disse que o livro ressalta o radicalismo da mensagem cristã e ressaltou que o Papa cita a frase de Nietzsche - também citado em sua encíclica Deus é amor - na qual o filósofo falava de Jesus "como o melhor homem que jamais existiu".


O livro - no qual Joseph Ratzinger afirma que Cristo é uma realidade, que não é um mito, mas um homem de carne e osso que morreu e ressuscitou - será lançado no próximo dia 16 com uma primeira tiragem na Itália de 350 mil exemplares.


Na Alemanha serão 250 mil, segundo informou a editora Rizzoli, encarregada pela Biblioteca do Vaticano da venda dos direitos autorais no mundo todo.
A obra será lançada em italiano, alemão e polonês, e mais tarde em outros 22 idiomas, entre eles português e espanhol.

 

G1

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

SEM ATENDIMENTO
Grávida que morreu sem atendimento 'vomitou sangue pelo nariz e boca'
VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio

Mais Lidas

FOTO: BLOG FAVO DE MELFÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul com tristeza se despede do querido amigo Mirão, família informa sobre velório
Entretenimento
Encontro Nacional de Violeiros do MS acontece neste fim de semana em Vicentina, veja a programação
Sidney Assis, de CoximTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Acidente mata mãe e filho
FOTO: MÍDIA MAXFEMINICÍDIO EM MS
'Matei porque era prostituta': Homem deu 30 facadas em mulher e passou 3 dias com corpo em MS
Gabriel foi encontrado por populares que fazem caminhada no local; Foto: Sidnei Bronka/Ligado Na NotíciaDOURADOS - POLÍCIA
Homem é encontrado morto com tiro na cabeça em Dourados