Menu
quinta, 28 de março de 2024
Busca
Busca
Brasil

Destino de resíduos recicláveis é tema de reunião na Capital

14 Ago 2007 - 17h39
Para debater a operacionalização do Decreto 5.940/2006, do governo federal, que institui a separação dos resíduos recicláveis descartados pelos órgãos e entidades da administração pública federal e a sua destinação às associações e cooperativas dos catadores de materiais recicláveis, a diretoria regional dos Correios promoveu nesta terça (14), a "1ª Reunião de Articulação de Parcerias dos Correios pelo Meio Ambiente". Estiveram presentes na reunião cerca de 50 representantes de órgãos públicos, empresas privadas e organizações não-governamentais de Campo Grande, como Ibama, Prefeitura, Banco do Brasil, Banco Real, Universidade Federal, IBISS, Exército, Aeronáutica, Receita Federal, Claro, Sebrae, Conselho Regional de Administração, entre outros.
 
Na primeira parte da reunião, representantes da Coopervida Coopervida (Cooperativa dos catadores de materiais recicláveis de Campo Grande) falaram sobre a experiência dos catadores, sua organização e problemas enfrentados desde a fundação da cooperativa até hoje.
 
Em seguida falou o representante da Unitrabalho, Odécio Visintin Rossafa Garcia, que abordou a operacionalização do Decreto 5.940. Para ele a coleta seletiva nos órgãos públicos passa por diversas fases, sendo que o primeiro passo é a constituição de comissões internas para sensibilização dos funcinários quanto à necessidade, importância e formas de se fazer a coleta. "É preciso criar envolvimento", afirma, "mostrando que a coleta seletiva gera renda e preserva o meio ambiente ao mesmo tempo, e nesta fase é necessário se trabalhar três conceitos: reduzir, reutilizar e reciclar". Junto com a sensibilização dos funcionários é preciso se construir a interlocução com as cooperativas. A segunda etapa do processo é fazer o diagnóstico dos materiais que são descartados: onde estão, que tipo, onde e como são recolhidos. Em seguida é preciso se pensar na logística, ou seja formas criativas para se coletar, armazenar e transportar os materiais recicláveis gerados pelas empresas ou orgãos públicos.
 
Para Odécio, a questão da coleta seletiva é das mais importantes hoje na sociedade dada a quantidade enorme de lixo que está sendo gerado diariamente, o que superlota rapidamente os lixões e aterros sanitários. "Na coleta seletiva temos a junção da qualidade de vida, com a inclusão social e a preservação do meio ambiente". Ele destaca também que, assim como está sendo feito em nível federal, podem ser instituídos decretos estaduais e municipais, estabelecendo a coleta seletiva em órgãos e empresas públicas, para destinação às cooperativas. Esse trabalho pode ser feito em parceria com organizações não-governamentais e empresas privadas, pois a questão da destinação dos resíduos é comum a todos.
 
 
 
Fátima News

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

FÁTIMA DO SUL E REGIÃO
Eleições Municipais de 2024: Prazo para regularização da situação eleitoral termina no mês de Maio
Aniversário
Celebração de amor e alegria: O primeiro aniversário do pequeno Nicolas! Um marco de amor em família
Saúde
Família pede ajuda para custear tratamentos médicos de criança com hidrocefalia em Campo Grande
Screenshot_2024 03 19 10 56 58 024_com.whatsapp edit 30/03
A Paróquia Nossa Sra. de Fátima, convida a população para Ceia de Páscoa com Jantar Dançante
PLANTÃO TRAGÉDIA
Bebê morre ao ser esquecido dentro do carro no calor de 30°C

Mais Lidas

FATIMASSULENSE PRECISANDO
Fatimassulense precisa dos doadores de sangue, veja com ajudar o amigo Arnaldo Nardon
Lucineia possui uma tatuagem no ombro esquerdo do antebraço - Crédito: Arquivo pessoalCOMPARTILHEMMMM
Desaparecida há mais de 01 ano, família busca pelo paradeiro de Lucineia; COMPARTILHEMMM
GRAVE ACIDENTE
Acidente entre carros e caminhão deixa duas pessoas em estado grave na BR-163
FÁTIMA DO SUL - MERCADO JULIFRAN
Confira as OFERTAS de PÁSCOA e sábado tem DIA 'J' no Mercado Julifran em Fátima do Sul
Motociclista passou direto a rotatória; Fotos: Leandro HolsbachIDENTIFICADO
Identificado o jovem que morreu após bater moto em poste de energia, ele tinha 29 anos